Operação Zelotes: MP analisará 230 mil e-mails de conselheiros

Força-tarefa também deverá ouvir 2.300 horas de gravação para desvendar esquema de corrupção no Conselho de Recursos Administrativos Fiscais

A força-tarefa que atua na Operação Zelotes deverá analisar 230 mil e-mails e 2.300 horas de gravação para desvendar o suposto esquema de corrupção no Conselho de Recursos Administrativos Fiscais (Carf), órgão que funciona como uma espécie de tribunal da Receita Federal.

Os números foram mencionados pelo procurador da República que coordena as investigações, Frederico Paiva, ao Conselho Superior do Ministério Público. Ao apresentar os dados, Paiva submeteu ao Conselho um pedido de afastamento por 60 dias de um cargo que ocupa no 6º ofício de Combate à Corrupção sob a justificativa do grande volume de trabalho acumulado com a Operação. O pedido do procurador foi aprovado pelos membros do Conselho, presidido pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. De acordo com Paiva, a análise do material é referente a 43 investigados.

Para a PF, ex-secretário da Receita Federal participou de esquema de propina no Carf
No início do mês, o Conselho Superior do MP aprovou a criação de uma força-tarefa para cuidar exclusivamente da Operação Zelotes. Paiva é o coordenador do grupo, que conta com mais três procuradores da República. Além do coordenador, compõem a força-tarefa os procuradores José Alfredo de Paula Silva e Raquel Branquinho, os dois da Procuradoria Regional da República da 1ª Região, e Rodrigo Leite Prado, da Procuradoria da República em Minas Gerais.


A Operação Zelotes investiga 74 processos que somariam 19 bilhões de reais em fraudes contra o fisco. Segundo a PF, foram constatados prejuízos de, pelo menos, 6 bilhões de reais aos cofres públicos - valor três vezes maior do que o desviado da Petrobras por meio do esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato (2,1 bilhões de reais).

2 comentários:

Anônimo disse...

Estranho, né? Não vi nenhuma notícia sobre a Zelotes no site da RBS, eles devem ter jornalistas muito babacas para não saberem nada sobre isto, certo?

Anônimo disse...

Errado, anônimo 08:23, a jornalista Rosane de Oliveira sabe de tudo e está quietinha,
não quer vir a público mostrar
como é que lucra a honestíssima empresa onde trabalha e de onde sai o salário de seu honrado trabalho.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/