Câmara dos Deputados votará o PL 4330 que legaliza terceirização de boa parte dos trabalhadores do Brasil

Está agendado para ser votado nesta terça-feira na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4330 que, se aprovado, significará mudanças de profundidade para os trabalhadores que estão diretamente vinculados às atividades fins das empresas.

Se o PL 4330 for aprovado do jeito que está, os metalúrgicos, bancários, comerciários, padeiros, por exemplo, ou seja, todos aqueles e aquelas que estiverem vinculados diretamente à atividade fim da empresa, poderão ser substituídos por prestadores de serviços, contratados e subordinados às empresas terceirizadas.

Não é a primeira vez que projeto semelhante é apresentado. Logo no início do Governo Lula, 370 deputados federaisn aprovaram a Emenda 3, que estimulava a substituição da carteira de trabalho por contratos através de “Pessoas Jurídicas”, as PJs. Com esse artifício, as empresas obrigavam o trabalhador a emitir nota fiscal, como se fosse uma empresa, que deixava de receber 13º, férias remuneradas, FGTS, vale-transporte, vale-refeição, assistência médica e aposentadoria.
O presidente Lula vetou a Emenda 3. 

Além da perda salarial, levantamento realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo mostra que, de cada dez acidentes de trabalho, oito envolvem funcionários terceirizados. Segundo o estudo, as condições precárias de trabalho e falta de treinamento vitimam os prestadores de serviço e resultam em gastos previdenciários e com saúde, ou seja, toda a sociedade paga o preço.

6 comentários:

Anônimo disse...

BEM, OS PETRALHAS JÁ HÁ TEMPOS TERCEIRIZAM AS PASSEATAS.

NADA MAIS JUSTO QUE TERCEIRIZAR O COMÉRCIO E A INDÚSTRIA TAMBÉM.

Transparência disse...

Com a aprovação deste projeto a responsabilidade solidária acaba e a empresa terceirizada não será mais responsável pelo destino destes empregados. Vai virar uma zona.
No caso de empresas públicas aumentará a ocorrência de corrupção.

Anônimo disse...

Eu sou a favor, desde que se terceirize também a Câmara, o Senado, o Congresso todo enfim, ahh e o Judiciário.

Porque só o miserável do trabalhador é punido e essa "putada" que está aí, segundo o melhor estilo olavês, aposenta com oito anos de trabalho?

Anônimo disse...

Aqui no Brasil criaram tantas regalias para os trabalhadores que está sendo criada outra categoria com menos benefícios, mas por exemplo, nas estatais que são as empresas que mais terceirizam, são os terceirizados que realmente trabalham, enquanto os efetivos são bem mais onerosos e ineficientes, onde a regra é, quanto mais ganham menos trabalham, só estão preocupados com os seus planos de carreira e são intocáveis!

Anônimo disse...

Isso só vai contribuir para a redução dos salários dos empregados. O contratante não vai querer ter custo maior e como uma parte deste custo vai para o lucro e despesas da contratada, já vimos o que vai acontecer !!!!!!!!
Pela PRIMEIRA VEZ concordo com uma manifestação da CUT.
Não sei se vai ser permitido no setor público, se for, a margem para a maracutaia só vai aumentar.

Anônimo disse...

No serviço público vai virar um cabide enorme de empregos para toda a parentada dos políticos e gestores públicos, pois não haverá mais concurso público para selecionar os melhores e sim haverá a indicação política. Para o serviço privado acho que pode ser aplicado, pois já é utilizado há muito tempo e somente será uma regulamentação.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/