PIBs nos anos Dilma já são os piores da República. Ela só bate Floriano e Collor. Taxa média dos Anos Dilma é de 2,1%.

Na sua newsletter desta tarde, a consultoria Empiricus informou ao editor que diversos setores e indicadores da economia estão nos níveis de mais de 10 anos atrás, e, mesmo sob a nova metodologia de cálculo do PIB, o primeiro mandato Dilma termina com crescimento médio anual de 2,1%, o menor da história republicana desde Floriano Peixoto (com o país basicamente em guerra, no século 19), considerando Collor+Itamar como um ciclo de governo completo.

Leia tudo:

O principal culpado
A desaceleração da economia brasileira foi generalizada no ano passado.
Mas, fôssemos elencar um “principal culpado”, apolítico, seria a indústria, cuja conta engloba as atividades manufatureiras e extrativas, construção civil e a produção e distribuição de energia e gás.
Neste bolo todo, a soma de tudo o que foi produzido marcou retração de 1,2%, número superado apenas pelo resultado negativo de 2009, quando desabou 4,8% na comparação com o ano anterior como efeito imediato do estouro da crise americana.
O problema?
Tende a piorar. Quase como uma proxy do PIB industrial, o Índice de Confiança da Indústria oscila entre mínimas históricas e o cenário agora virou, para mal.
A indústria apurou retração de 1,2% no ano passado sob um ambiente de desoneração da folha, incentivos ao consumo e fiscais (como IPI reduzido, por exemplo), e um cenário inflacionário muito mais agradável, embora não agradável, especialmente no que diz respeito a custos relacionados à mão-de-obra, energia, e matérias-primas importadas.
Temos pela frente um ano de ajustes, que a depender da intensidade fatalmente irá acabar asfixiando ainda mais a capacidade do setor produtivo, em que pese a contribuição do dólar para as empresas exportadoras.
Pior do que está, infelizmente já ficou.
A decepção americana

Se comemoramos “crescimento” de 0,1% por aqui, lá fora o crescimento de 2,2% da economia americana é motivo de decepção.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/