Por que a produtividade do trabalhador brasileiro é tão baixa ?

Esta reportagem publicada no domingo pela Folha de S. Paulo e assinada pelo jornalista  Pedro Cavalcanti Ferreira, revela que pouca escolaridade, educação sofrível, burocracias, barreiras comerciais e tecnológicas explicam por que um brasileiro produz um quarto do que produz um norte-americano
Um trabalhador brasileiro produz, em média, somente um quarto do que produz um trabalhador americano.
De um ponto de vista meramente contábil, essa diferença de produtividade pode ser explicada por três fatores:
1) nossos trabalhadores são menos educados e menos qualificados (isto é, possuem um menor "capital humano");
2) esses trabalhadores têm a seu dispor menos máquinas, equipamentos, estruturas e infraestrutura (isto é, possuem menos "capital físico"); e

3) a ineficiência da economia é tal que trabalhadores com mesmo capital humano e físico que trabalhadores em países avançados produzem menos que estes últimos (isto é, a eficiência produtiva --a "produtividade total dos fatores", no jargão dos economistas-- é baixa).

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

VÁ ESTA NOITE COM SEUS AMIGOS
Mais de 100 rótulos das melhores cervejas e chopes artesanais do mundo.
Duas casas em Porto Alegre. 1o lugar em Veja.
Endereços, serviços, cartas, cardápios:
www.biermarkt.com.br

12 comentários:

Anônimo disse...

Contratem haitianos, mão de obra barata e boa!!! Todos trabalham por no máximo 1.100,00 ou menos

Anônimo disse...

Pois os empregadores que sujeitam e não incentivam os trabalhadores são qualificados ? Existem casos de se ter em casos de chefia, gente pior que o peão. Por vezes, o que diferencia dois trabalhadores é que um é empreendedor e outro não, tino comercial e coragem, isso diferencia os trabalhadores, culturalmente alguns gestores são piores que empregados pois não sabem identificar possíveis bons trabalhadores. Está lá simplesmente por confiança, assim é em 90% das pequenas e médias empresas no Brasil

Anônimo disse...

Estudem meninos,estudem meninos,frase sempre dita para meus filhos,hoje formados todos estão empregados e qualificados com pós,MBA e Mestrado.Outro dia disse a um funcionário de uma pequena empresa para fazer o exame da ETEC,trouxe formulário e me propus a pagar os 30 reais da inscrição.O funcionário novo de idade disse que não adiantava que só entra na ETEC quem é burguês,disse a ele, não entendí?Dei N exemplos de rapazes e moças do bairro que estudaram em escolas Estaduais que estavam estudando em ETECs e mesmo assim não consegui convencê-lo.Isso não depende de classe social e sim do esforço individual do cidadão e de bons exemplos dos pais em casa.

Anônimo disse...

Sinceramente, não entendo como a produtividade dos tabaiadô braselero, indivíduo dado ao estudo, pode ser baixa, ainda mais considerando que temos cursos da excelência do Pronatec da dirma, coisa de primeiro mundo!!!!

Rigor Crítico disse...

Raciocínio a respeito de "estressamos porque somos um país de segundo tempo": 1. Alerto que não se deve fazer analogia com "segundo tempo no futebol" pois uma partida tem que cumprir 90 minutos (45+45) e só é encerrada pelo apito final do árbitro; 2. Pelo dizer "de segundo tempo" pretendo propor que seja posto para estudos ao modo de atrasão/retardão/lentão/lerdão/molengão e mané - e tudo isso é pouco, poderia colocar muito mais; 3. Atenção leitor para um porém: não é a sociedade que atrasa e sim é o Estado/DF, não é a sociedade que cria as crises mas é sim o Estado/DF, não é a sociedade que promove maldades por mio de desperdícios, destruições, desatinos, desacorçoados, desencorajados mas é sim por completo (9,99%) o Estado/DF; 4. Atenção leitor que na expressão "Estado/DF" coloco no mesmo saco de "maldades políticas" todos próceres políticos mais partidos com representantes mais representantes eleitos mais governantes executivos mais o exército de seus subalternos e favorecidos; 5. Então ficamos assim: o Brasil não se livra da condição "país de segundo tempo" por culpa predominante (99,99%) de atropelos, omissões, atrapalhadas saídas do interior do Estado/DF; 6. A expressão "segundo tempo" significa mais ou menos assim: "o Estado/DF não consegue nem ombrear nem copiar nem ficar na cola nem seguir na trilha dos Estados Nacionais avançados/descobridores/inventores/prósperos"; 7. Reparar que com a inauguração de Brasília surgiu pequena chance de iniciar um novo Estado/DF mas o “saco de maldades políticas” de Jânio Quadros gerou a crise de 1961; com Jango&Brizola o “saco de maldades” gerou a crise de 1964; o período/FHC prometeu um novo Estado/DF só que Lula&PT gerou a crise 2003-14; 8. Quero dizer para o momento atual nacional (segunda década séc. 21) só será crível cogitar/teorizar sobre um novo Estado/DF quando for eliminado (ou reduzido à insignificância) da política as barbáries que se propagam justamente nas expressões “trabalhismo, trabalhista, trabalhador, socialismo, popular, esquerda marxista”.

Anônimo disse...

O jornalista Pedro Cavalcanti Ferreira foi muito feliz na sua análise, mas eu citaria mais uma: as agências de empregos e RHs estão tomadas por "psicólogos" e gente despreparada que não têm a menor competência e vivência para selecionar os mais capacitados e os candidatos são devorados pelo sistema. Não escolhem o Pedro que é jovem, estudou mas não tem experiência na função, ou não escolhem o João porque já está com uma certa idade, estudou pouco e a sua experiência não serve para nada, e os dois desistirão de procurar emprego, irão fazer bicos, e não entrarão para as estatísticas do governo como desempregados!

Anônimo disse...

Chefe é pior que peão quando no serviço público colocam cupinchas políticos a comandar técnicos. Parece que teve um órgão público no "magnífico" governo Tarso onde um teólogo comandou engenheiros experientes e capacitados, era como um carroceiro bêbado pilotando uma Ferrari!

Anônimo disse...

Querem algo pior do que desqualificados e preguiçosos trabalhadores acionando mecanismos burocráticos? Há quase 50 dias uma pequena encomenda que fiz dos USA chegou para análise na receita federal em São Paulo, ficou lá uns 5 dias, o restante da demora está nos correios onde acho que contrataram uma lesma para me trazer a mercadoria. De Miami até São Paulo a mercadoria pedida com transporte econômico demorou 3 dias. Acho que descobri a causa do problema, a compra está vindo numa das carroças do PT de Olívio, como o cavalo é do MST e invadiu uma fazenda, ficou pastando e eu também estou aqui pastando esperando a competência desta "máquina" petista de desprazeres e incompetências!

Rigor Crítico disse...

Raciocínio para "produtividade": 9. Em país "segundo tempo" dá de encontrar produtividade no chão de fábrica devido à tecnologia importada só que fica por aí; decorrente da não-produtividade no âmbito gerencial-administrativo a produtividade geral vai pro beleléu; 10. Nos países adiantados a produtividade ocorre simultaneamente em três patamares: a) futuro às coisas (mais que suficiente), b) inovações científicas-tecnológicas (suficiências), c) diversificação em utilidades e estética (necessários); 11. No Brasil “segundo tempo” o que realmente faz a diferença (negativa) é a falta de centros de excelência com pretensões e meios&recursos encontradas nos países de primeiro mundo; cá/BRA faltam estabelecimentos escolares a reunir os melhores alunos e faltam estabelecimentos a reunir os melhores dentre os melhores alunos; 12. Falta no Brasil uma competição prioritária de promover uma corrida competitiva entre adolescentes para frequentar os melhores colégios que garantem os centros de excelência; deveria haver estabelecimentos no ensino médio para reunir indivíduos mentalmente preparados para saber lidar continuadamente em clima mais que suficiente, clima de suficiências e clima para necessários.

Anônimo disse...

Num pais que teve um presidente analfabeto e agora tem uma presid-anta idiota e também analfabeta que montou um ministério de 39 ladrões.
Um pais que dilma e lula roubaram bilhões, vocês tem coragem de
Vir a publico falar mal de trabalhador ?
Tão de sacanagem!

Anônimo disse...

Infelizmente, uma realidade incontestável!

Anônimo disse...

Infelizmente quem governa ou desgoverna o país são os cidadãos menos qualificados e portanto não vai elevar o nível do trabalhador brasileiro.Gestor desqualificado tem auxiliares também desqualificado e assim sucessivamente.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/