Análise, Telmo Schoeller - A realidade econômica e não o cartel é quem torna desertas as licitações do transporte coletivo de Porto Alegre

O tema transporte urbano é um nó que nenhum governante e político deste país tem coragem de enfrentar (e muito menos explicar didaticamente ao povo). Muito simples: os maiores custos de uma empresa de transporte de passageiros são salários e combustível (pneus vem logo a seguir). Salários sobem mais do que a inflação, pois o governo federal e, no caso do RS, também o estadual tem lógica socialista e bolivariana de “distribuição forçada de renda”. Combustíveis apenas ficam temporariamente defasados, mas já tiveram reajustes e de agora em diante inexoravelmente terão muito mais. Adicionalmente, custos de manutenção, comunicações, serviços, aluguéis, etc sobem pelo menos pela inflação, coisa que nenhuma lei consegue segurar.
Em contrapartida a isso, todos os políticos buscam fazer simpatia com o chapeu alheio e querem baixar tarifas de passagens, para sair bem na foto. Mas eles sabem que a conta não fecha e que para evitar que as empresas quebrem ou parem, precisam dar subsídios. Mas negociação pelos subsídios é uma queda de braço que leva meses e acaba não sendo suficiente para fechar o rombo no caixa. Por isso, várias empresas no Brasil já estão entrando na justiça para obtenção de reajustes de tarifa por “desequilibrio econômico de contrato”.
Fazer quebra-quebra ou ficar feliz com a baixa ou contenção dos reajustes (tudo ilusório) é próprio do povo que não enxerga que subsídio é preço de passagem pago através dos impostos. Ou seja, mais uma vez, um “me engana que eu gosto” próprio dos regimes socialistas e totalitários.
..... e aí ainda tem gente pregando “passe livre para estudantes”.... “para idosos”.....”para gestantes”   ..... e daqui a pouco será para o público em geral, com “passagem de graça para todos, em nome da cidadania”... (bolivariana) o que só seria possível com a estatização do transporte coletivo. Lembrando que isso não baixará o CUSTO REAL para o cidadão que apenas pagará TUDO através dos impostos...... enquanto houver vida para ser onerada e expropriada pelo estado  (partidos políticos ???)......
Não vivo a realidade de Porto Alegre, não tenho envolvimento, nem conheço detalhes locais, mas garanto que a incapacidade de atrair interessados é por inviabilidade econômica das condições de licitação, não por formação de cartel. Se as condições fossem adequadas certamente haveria interesados. Investir em ônibus, garagem, oficina, treinamento, etc custa dinheiro..... quem vai pagar ? Pelo menos no meio empresarial está começando a ficar difícil achar otário de plantão para deixar governante feliz. Dinheiro não aguenta desaforo, como já dizia minha vó.

A vida REAL é liberal e capitalista ainda que os socialistas odeiem isso.

5 comentários:

Anônimo disse...

Texto realista e verdadeiro... Simples assim.

Anônimo disse...

O Magrão da Prefeitura não tem a menor idéia do que está fazendo. Primeiro ameaçou com licitação internacional (uma loucura! quem, de que país iria se interessar pelas linhas de POA). Agora, o Magrão diz vai licitar "por linha" para dar oportinidade a pequenas empresas. Inverteu completamente o rimo da licitação numa claríssima falta de orientação e ninguém diz nada. É uma loucura o que o Magrão tá falando

Aliás, ele e a ATP estão em retaliação recíproca desde a eleição de 2012, pois o Magrão fez caixa para a campanha decretando um valor de tarifa generoso em 2011 e depois arrochou os empresários. Magrao só admonistrou bem a eleição falcatrua de Regina Fortunati, que ganhou secretaria criada para ela, cargos d estrutura. Tufp pago com verba publica
Depois os operadores do Magrao tomaram uma grana preta das empreoteiras para a campamha da "Rigina". Agora ele tá vom o cavanhaque de molho e falando mansinho...

Anônimo disse...

foi a melhor coisa que ouvi até hoje sobre os ônibus, querem dar passa livre e depois querem passagem de graça, aqui em poa a cada três passagem uma é gratis assim quebra até a petrobras.

Anônimo disse...

"A vida REAL é liberal e capitalista ainda que os socialistas odeiem isso."

Parte desta frase discordo.

Os socialistas se mostram avessos ao capitalismo para angariar simpatizantes jovens para as suas frentes de batalha, NA VERDADE GOSTAM e muito do CAPITALISMO quando gozam a vida com as boas coisas materiais.

LIBERAL só usam quando é pra agredir verbalmente a oposição, como se nome feio fosse.
LIBERAL vem de LIVRE, sem amarras, logo, para os socialistas isto não deve ser de seu trato em conversas formais ou informais.


Anônimo disse...

Perfeito!

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