Marfrig vira um abatedouro de gente no Rio Grande do Sul

Segundo líderes sindicais, frigorífico deverá fazer até mil demissões. Assunto está no centro da campanha eleitoral, prejudicando Tarso. Seu adversário, José Ivo, diz que Tarso não consegue evitar demissões na indústria que recebe benefícios fiscais e financeiros dos governos federal e estadual. 

A poucos dias do segundo turno, há um alvoroço entre as principais lideranças sindicais gaúchas, porque  elas trabalham com a informação de que a Marfrig prepara uma temporada de demissões no estado em plena campanha eleitoral.  Os cortes atingiriam notadamente as unidades de abate bovino de São Gabriel, Bagé e Alegrete. 

; De acordo com informações encaminhadas pelos próprios sindicatos ao governo gaúcho, a carnificina pode chegar a mil demissões nas três cidades.

. O governo estadual tem tentado evitar as demissões em massa para não prejudicar a campanha de Tarso, mas sem êxito. 

. O caso mais grave é o da unidade de Alegrete. No início de agosto, a Marfrig anunciou a interrupção das atividades na planta de bovinos, onde trabalham700 funcionários. Pressionada por autoridades locais e pelo próprio governo do estado, a empresa voltou atrás e se comprometeu a não fazer demissões na unidade. Só não disse até quando. Para os sindicalistas, a Marfrig apenas ganhou tempo. Eles estão convictos de que a guilhotina será acionada logo após as eleições e, desta vez, ainda mais afiada, estendendo- se às cidades de São Gabriel e Bagé. Segundo divulgou a publicação Relatório Reservado de ontem, a companhia já teria, inclusive, um plano para aumentar os abates de bovinos em suas unidades no Centro-Oeste, como forma de compensar a redução das operações no Rio Grande do Sul.

A questão dói na espinha dorsal da campanha de Tarso Genro. Seu principal adversário, José Ivo Sartori (foto), vencedor do primeiro turno, tem batido firme contra as demissões na indústria gaúcha. No caso do Marfrig, a situação é ainda mais delicada para o governista Tarso Genro. A empresa, como se sabe, foi amplamente anabolizada por recursos públicos e só chegou aonde chegou graças ao apoio do BNDES - ainda hoje seu segundo maior acionista, com 19%.

5 comentários:

Anônimo disse...

Regioes que votam no PT: demitidos? Agora nao adianta chorar!

Anônimo disse...

Os trabalhadores devem enteder que o pete é o pior inimigo dos trabalhadores, na medida em que atrapalha a economia e o resto é consequencia. Basta lembrar que o pete, e Lula, foram contra o Plano Real que estabilizou a economia, e não precisa dizer mais nada.

Anônimo disse...

acreditem, esses abatedouros são os lugares onde clima é o mais pesado que existe...

ninguém passa imune aquele banho de sangue diário que ali ocorre...



Anônimo disse...

O Tarso e o PT jamais fariam alguma coisa pelo frigorífico aqui do sul, eles estão financiando e subsidiando frigoríficos como o Friboi de amigos dos petralhas, fazendo concorrência desleal, usando dinheiro do BNDES, e quanto mais dinheiro eles passam para essa empresa mais ela se endivida, e quando quebrar a conta fica para o BNDES e a população brasileira!

Surfista Prateado. disse...

O que acho incrível é que uma simples demissão para o editor é como se fosse um assassinato... Que piada! Gaúchos odeiam tanto empresas e empresários que deveriam agradecer quando são demitidos e se vêem livres do "jugo capitalista"... Ah, e sim, já fui demitido em mais de uma oportunidade. E a vida segue.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/