Artigo, Folha - Gestão de erros no governo Dilma

Veja já tinha demonstrado que o problema não é só a presidente Dilma.



De certa forma, trata-se de uma proeza: o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) chega ao período eleitoral com a pior combinação entre crescimento (pífio) e inflação (alta) dos últimos anos.
Políticos de variados matizes sabem que a eles convém, embora não seja do interesse público, apertar os cintos no início do mandato com vistas a fomentar a economia no ano do pleito. Devido a seu intervencionismo atabalhoado, e não por causa de elevadas considerações morais, nem isso a administração petista conseguiu fazer.
Economistas estimam que o PIB avançará menos de 1% em 2014; os preços dão pouca trégua; a indústria se retrai; a confiança de empresários e consumidores despenca. Não era difícil antever esse cenário, mas só agora a equipe da presidente emite sinais de que ela reconhece equívocos e pretende corrigi-los se for reconduzida ao cargo.
Se o mea-culpa tardio for sincero, que seja bem-vindo. Com o país à beira da recessão, porém, a estratégia não parece denotar súbito arroubo de lucidez. Antes, soa como uma tentativa quase desesperada de reconquistar apoios ou, no mínimo, reduzir a rejeição a Dilma.
Tenta-se passar a impressão de que as intenções, sempre boas e corretas, foram comprometidas na fase da execução. O caso mais citado é o do setor elétrico. Segundo a narrativa oficial, o governo apenas queria reforçar a competitividade da indústria e errou na mão.
A realidade, contudo, é menos rósea. Num gesto populista, a presidente decidiu que as tarifas deveriam cair 20%. Todas as decisões subsequentes tiveram de se adaptar a essa premissa.
O "erro" desorganizou o setor e deixou a Eletrobrás em situação falimentar. A conta, que já chega a dezenas de bilhões de reais, um dia será repassada aos consumidores.
Até a desoneração da folha de pagamento começa a ser vista como um benefício excessivo. Estendida a uma infinidade de segmentos, pesou demais para o Tesouro. Se o governo se arrepende da iniciativa, no entanto, por que a presidente decidiu torná-la permanente a poucos meses do pleito?
Perdeu-se, ademais, muito tempo em debates ideológicos sobre regras dos leilões de concessões. Disso resultou a estagnação dos investimentos em infraestrutura –que deveriam ter sido fonte importante de dinamismo econômico.
Longe de ser acidental, o acúmulo de problemas decorre da falta de compreensão acerca dos reais desafios a enfrentar. Evidenciou-se, há muito, que o governo nunca teve um plano; perdeu-se nas emergências do dia a dia.

Mais do que se desculpar, Dilma Rousseff precisa mostrar que tem algo de novo a dizer –e a fazer. 

16 comentários:

Anônimo disse...

Veja= Urubologia.

Anônimo disse...

A VEJA e a direitalha canalha não se cansam de mentor descaradamente: condena o inglês, se o ciência sem fronteiras está com milhares de estudantes no exterior com TUDO PAGO justamente para aprender inglês !!As universidades federais não param de crescer, enquanto a USP(que é do Alckimin) está falida, juntamente com a Santa Casa de SP, lembrando ainda que o FHC não mandava dinheiro nem para comprar papel higiênico nas federais.

Anônimo disse...

Polibio,


Lá em 2005 já foi previsto a intenção do PT a longo prazo. Como você tenta aumentar a escolaridade de um povo? Basta mudar as regras e banalizar a avaliação do aluno. Todos ficarão mais "inteligentes".
Vê se pode o Lula e o tiririca estudaram juntos e mal aprenderam a língua portuguesa. E pensando bem, estudar pra que? Uma das categorias mais inteligentes é a dos professores...E o salário..

Anônimo disse...

Nossa mas essa revista nem disfarça mais que é de oposição e raivosa..não há imparcialidade como dizem os petistas

Anônimo disse...

Polibio: veja só como fala bem essa pessoa sobre o mais médicos, programa eleitoreiro do PT ;

http://youtu.be/PRVSKJSPz3w

Anônimo disse...

O PT nunca teve um plano de Governo,é um apaga incêndio atrás do outro,incêndio estes que eles próprios criam.O único plano do PT é ficar no Governo eternamente sem oposição.

Anônimo disse...

POLIBIO! Em meio a nós visitantes deixastes bastante MILHO pras MULAS vindas aqui as 14:41, 14:52 e 15:59.

Tão com fome estas MULAS, LULA já não é o mesmo tratador, tão ficando raivosas!

Anônimo disse...

O plano petralha de emburrecimento da população que não consegue raciocinar por conta própria, mais a destruição dos poucos valores que ainda restam à população de banânia, sobrando apenas as novelas, o futebol, a cerveja, as bundas, e o Rebolation, somando-se ainda a destruição de todas as instituições que fazem um país democrático funcionar, não ficará pedra sobre pedra, e então o Brasil estará pronto para o golpe comunista bolivariano!
FORA PETRALHAS!

Anônimo disse...

É isso aí, anônimo das 16,14. Essa quadrilha do mensalão, só tem uma meta...é permanecer no poder, pelo maior tempo possível.
- A maioria delles, já estão ricos, como o larápio do 9dedos e o filho que antes era empregado em zoológico em spaulo, ganhando oitocentos pilas e agora é milionário sócio da Oi.

Luiz Vargas disse...

Equívocos de quem confunde projeto de governo com projeto de poder.
A fatura do projeto de poder do bando PeTralha, mais dia ou menos dia, terá que ser paga e isto custará muito suor e lágrimas do povo e há uma ParTe do bando que fica com água na boca se também custar sangue.

Anônimo disse...

O Anônimo das 14:52 pelo menos poderia dizer uma verdade.A USP continua sendo a Universidade brasileira mais bem avaliada no exterior,o problema da Santa Casa não é do ALKIMIN,é problema de valor pago pelo SUS que é responsabilidade do Governo Federal,ou seja,Dilma que não reajusta a tabela há mais de 10 anos.Segue informação do JORNAL METRO:O atendimento na instituição é financiado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e complementado pelo governo estadual. A Santa Casa alega que os valores pagos pelo SUS pelos procedimentos são muito baixos e não são reajustados há 10 anos.

Anônimo disse...

ta nervosa?

Anônimo disse...

O que esperar de um partido onde o maior líder é um cara sem formação, vivia de greves, nunca trabalhou na vida, vivia do sindicato e do partido, de propinas em greves, de marketing, só sabe viver em cima de palanque fazendo discurso.

PT a maior fraude da história do brasil.

Anônimo disse...

Os PeTrulheiros das 14:41 e 14:52, de 25/ot/14 são daqueles que nada produzem para o país e vivem às custas dos contribuintes, que são solenemente desrespeitados por eles.
Tanto que já vinham na espreita da publicação do blog. Nem bem o Políbio o tornou público e eles já caairam em cima, como varejeiras na merda. Isto é sinal que nada faziam, só esperando. Se não gostam do que aqui é publicado, por que não ficam na esgotosfera? O pior é que nada tem a dizer ou nada sabem. Não perdem por esperar até que os "chefes" fujam com toda a bufunfa e os deixem a ver navios.

Justiniano disse...

Fizeram um selfie do Lula ou da Dilma na capa da VEJA!!!

Anônimo disse...

E a DIREITALHA CANALHA RAIVOSA E FEDORENTA DE MOFO se mexe nos aguapés, eu "se divirto" com esses azedos de plantão.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/