O mapa ao lado é da primeira etapa, objeto da atual licicitação. Nele ainda aparece o terminal Fiergs, mas a linha não irá até lá, encerrando no chamado Triângulo da Assis Brasil.
Será nesta terça-feira a entrega dos estudos da Manifestação de Interesse da Iniciativa
Privada para o Metrô de Porto Alegre.
. Os projetos da ATP Engenharia (SP), CR Almeida (PR),
Invenpar/Odebrecht (RJ), Triunfo Engenharia (PR) e Queiroz Galvão (RJ) vão
subsidiar o edital de licitação e a minuta de contrato da Parceria
Público-Privada (PPP). Esse edital é que vai definir o vencedor da PPP,
responsável pelo projeto executivo e obra (estimada em cinco anos), e a
operação e manutenção da linha do Metrô por 25 anos.
. O projeto MetrôPoa é orçado em R$ 4,84 bilhões. Desse
valor, o Governo Federal promete destinar R$ 1,77 bilhão, o governo estadual
entra com R$ 1,08 bilhão, a Prefeitura Municipal com R$ 690 milhões e o
parceiro privado com R$ 1,30 bilhão. A Prefeitura ainda deve arcar com R$ 195
milhões com desapropriações e R$ 500 milhões (25 parcelas de R$ 20 milhões
anuais) como contraprestação.
7 comentários:
Políbio,
Esta ai uma bela maneira de jogar dinheiro fora em propaganda política.
Porto Alegre NÃO necessita de metro!!
O problema da cidade é outro.
JulioK
QUANDO FIZERAM A AV. FARRAPOS DISSERAM QUE O GESTOR ERA DOIDO, POIS NÃO HAVIA TRANSITO PARA AQUELA ENORME AVENIDA, DEPOIS FICOU PROVADO QUE O CARA TINHA RAZÃO, MAS NO CASO DO METRÔ É INSANIDADE A CIDADE JÁ CRESCEU ATÉ SEU LIMITE PARA AQUELE LADO, ACREDITO QUE PARA A ZONA SUL(NÃO MORO NA REGIÃO)É QUE DEVE SER ENDEREÇADO ESTE METRÔ, POIS ESTÁ EM FRANCO CRESCIMENTO E TEM MUITO MAIS ESPAÇO PARA NOVOS EMPREENDIMENTOS. TAMBÉM ACREDITO QUE ESTE METRÔ VAI ACABAR COM AS FINANÇAS DO MUNICÍPIO, CUSTARÁ TRÊS VEZES MAIS E MORREREI SEM VER A CONCLUSÃO DESTA OBRA.
EDUARDO MENEZES
Burrice ter duas linhas paralelas Trensurb/Metrô entre o terminal Cairú e o Centro de Porto Alegre.
Devem fazer conexão entre o futuro metrô e a Trensurb no terminal Cairú. Gente burra.
Políbio, a repartição do investimento inicial está definida. Resta saber quem bancará os inevitáveis acréscimos de custos da obra. Além disto temos de saber, também, quem arcará com os subsídios tarifários, se o município, o estado ou a união.
Hélio. Não haverá subsidio tarifário. Será uma PPP - Parceria Público-Privada. A mesma empresa que construir o metrô, administrará a nova empresa e quem definirá o preço da passagem, que será em torno de R$3,50. Nesta oportunidade a Trensurb será englobada no negócio. Não teremos metrô administrado por empresa pública.
Sou gaúcho residente em Recife.aqui temos duas linhas de metrô com aprox 45km de extensão. São umas 15 estações de integração inclusive as que estão em construção, com ônibus e que transportam mais de 500 mil pessoas por dia.
Sou usuário constante. Deixo carro na estação e vou ao centro somente de metrô. As pessoas mudam de hábito ante o conforto ar condicionado rapidez....
Visitem METROREC.COM.BR
É um novo conceito.
Para uma cidade que não possui uma perimetral de norte a sul, fazer um metrô é como começar a casa pelo telhado e esquecer as fundações. Mas é Brasil e neste mundo de macunaíma nada deve ser surpresa.
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