O caso do menino Bernardo deve ser usado como emblema para mudanças sociais, legais e jurídicas de proteção às crianças

Bernardo Boldrini, o menino triste assassinado pela madrasta e sua amiga em Três Pasos, RS. As famílias, as escolas, a sociedade, as igrejas e as instituições públicas e particulares do município, precisam fazer uma reflexão sobre a indiferença e o medo individuais e coletivos diante do mal. O caso de Três Passos é o de todas as cidades do RS e do Brasil. 



O jornal Zero Hora destacou seus melhores repórteres para cobrir de cima o caso do assassinato do menino Bernardo, Três Passos. A madrasta e sua amiga, bem identificadas como as assassinas, prosseguem presas, mas até agora os repórteres só conseguiram cópia do depoimento da cúmplice, muito consistente e esclarecedor sobre sua participação e da cruel madrasta. O caso do pai não está nem um pouco claro até o momento, resumindo-se todas as dúvidas e acusações a alegações circunstanciais, o que não vale nada sem indícios ou provas muito cabais.

. A RBS faz de longe a melhor cobertura do caso.

. O que ainda falta deixar claro:

1) O verdadeiro papel do pai no caso, que pode ter sido antecedente ou posterior ao evento, mas nem de longe parece ser de protagonista, já que os elementos de prova a seu favor são oceânicos.
2) A responsabilidade do juiz do caso, que liberou a criança de volta para um lar que já era sua câmara de tortura. Os demais agentes públicos do caso - Conselheiros Tutelares e MPE - parecem ter envidado todos os esforços que casos do gênero exigem.

. Destas respostas depende a montagem do mosaico completo, capaz de permitir a definição de culpas e responsabilidades, o que poderá ensejar mudanças no modo de encarar a vida em sociedade e na família, a legislação protetiva das crianças e os procedimentos regimentais dos Conselhos Tutelares, Juizados e MP.

. A seguir, vai transcriação de resposta do MPE a uma crítica da editora de Política de ZH, Rosane Oliveira, que entendeu tudo errado ou não leu e nem ouviu direito o que já foi publicado até agora.

O Ministério Público discorda da avaliação da coluna de que a instituição está na berlinda por conta da atuação da promotora de Três Passos no caso das queixas do menino Bernardo Boldrini. Em nota encaminhada à Redação de Zero Hora, o subprocurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, escreveu: “Discordamos de suas apressadas conclusões sobre a atuação do MP no caso Bernardo. A fonte da informação da babá, que seria o menino, foi ouvida diretamente pelo MP, juiz, assistente social, conselheiro tutelar, orientadora educacional de sua escola, orientador de medidas socioeducativas, psicóloga e família Petry. E nunca relatou violência fisica ou tentativa de asfixia. A própria babá negou isso à polícia. O MP pediu liminarmente a troca da guarda dele à Justiça em 31 de janeiro de 2014. Essa senhora tinha trabalhado na casa há mais de cinco anos, quando a mãe estava viva. Nunca tinha convivido com a madrasta. O caso recebeu do MP prioridade. O menino foi vítima de psicopatas. Não há sistema que pudesse impedir”

32 comentários:

Anônimo disse...

Não precisa mudar legislação nenhuma, a nossa já é uma das mais protetivas do mundo, o que precisa é que o MPE resolva sair de suas salas e começarem a trabalhar, afinal o nome já diz Promotores de Justiça, mas o cargo virou um título nobre, com vários bônus, mas o ônus que é o trabalho em prol da sociedade que os paga fica em segundo plano.

Adão Patta disse...

O que ocorreu e que houve omissão de todos MP,Conselho Tutela e Juizado e a cidade como um todo pois eram sabedores dos maus tratos sofridos pelo Bernardo e não se propuseram a ajudá-lo.As organizações responsáveis pela cuida dos menores tem obrigação de prestar imediato apoio a o jovem quando solicitado independente de quem seja o agressor.O que aconteceu em Tres Passos e que o pai era pessoa muito importante na comunidade respeitado por todos como medico e diretor de hospital e talvez ate amigo dos que tinhão obrigação de cuidar do menor dai fizeram vistas grossas deixa assim depois vamos ver no que da etc empurraram com a barriga e não fizeram o que tinham que fazer.Eles sabiam que a madastra já o teria sufocado isto por si so já teria que ser levado em conta e sido retirado do convívio destes animais.MP,Conselho Tutelar Juiz tem que serem imediatamente afastados de suas funções se e que já não o foram e o minimo que espera para com estes inúteis.

Anônimo disse...

Certo o Adão Pata, nunca se viu tamanha omissão de uma cidade inteira. E ainda tem gente que dá entrevista na tv e rádio se dizendo protetor da criança, foram é omissos, quando consultados se poderiam ficar com a guarda de Bernardo se negaram. Para essa gente, principalmente os pais dos amiguinhos, professores e autoridades um trofeu abacaxi do tamanho de uma banana.

Anônimo disse...

Conselho Tutelar, Juizado e outros órgãos responsáveis demonstram preocupação ou retiram a tutela dos pais quando há violência física. Entretanto, as marcas psicológicas, os assédios e as palavras que destroem a autoestima sofridos por crianças e jovens dentro dos lares causam maior dor e trauma pelo resto da vida. Costumo dizer que o sujeito fica DANIFICADO. Marca física desaparece com os dias. O dano psicológico é permanente.

Anônimo disse...

Concordo com os comentários acima. O ESTADO Juiz, MP para quem um garoto de 11 anos pediu socorro foram omissos. Também devem ser responsabilizados como prevê o ECA e a CONSTITUIÇÂO. Esta havendo um corporativismo para retirar a responsabilidade de proteção do ESTADO. Fato semelhante ocorre diariamente com mulheres que buscam proteção contra seus companheiros e acabam mortas. POLÍBIO a cobertura da RBS não está dando ênfase a este fato. Apenas condenando pai, madrasta e amiga. Carlos

Anônimo disse...

Concordo com os comentários acima. O ESTADO Juiz, MP para quem um garoto de 11 anos pediu socorro foram omissos. Também devem ser responsabilizados como prevê o ECA e a CONSTITUIÇÂO. Esta havendo um corporativismo para retirar a responsabilidade de proteção do ESTADO. Fato semelhante ocorre diariamente com mulheres que buscam proteção contra seus companheiros e acabam mortas. POLÍBIO a cobertura da RBS não está dando ênfase a este fato. Apenas condenando pai, madrasta e amiga. Carlos

Anônimo disse...

Essa lei que, agora, buscam chamar de lei Bernardo, inquestionavelmente, deve responsabilizar, também , agentes do Estado que falham na proteção de crianças e adolescentes em situação de extremo risco, como o caso do infeliz menino Bernardo. Magistrados, agentes do ministério Público, membros de Conselhos Tutelares (afinal, para que existe esse órgão, se as falhas dos mesmos são repetitivas e de extremo prejuízo de criança ou adolescente em risco iminente de morte, como a situação desse menino de sorriso tão triste?? !!!)

Chama a atenção o conjunto de falhas deste triste acontecimento. O magistrado, a promotora da criança e do adolescente devem, também, responder pelo fato, visto que a omissão dos mesmos é evidente e inaceitável. Devem ser co-autores do lamentável desfecho dos fatos, aliás, se tivessem trabalhado com a responsabilidade que impõem os cargos que ocupam, nada disso teria ocorrido.

Mas, com toda a certeza, seja pela evidenciada falta de capacidade técnica da Delegada de Polícia que atua no caso, seja pelo corporativismo que caracteriza as profissões do Poder Judiciário e do Ministério Público, não serão sequer ouvidos. Aliás, falando em Delegada de Polícia, chama a atenção o seu nervosismo, quando instada sobre a necessidade de reabertura do episódio do “suicídio” da mãe do menino Bernardo. Por que será?

Anônimo disse...

Demissao sem aposentadoria ao juiz e promotora covardes.

Anônimo disse...

OK! O Estado foi incompetente e omisso. Mais leis serão feitas de modo a dar mais poder...ao Estado!
Se o remédio está matando o doente, essa gente dobra a dose!

Anônimo disse...

APOIADO ANÔNIMO DAS 13:43 !!!!

CHEGA DE DESCULPAS ESFARRAPADAS DE MEMBROS DO JUDICIÁRIO E DO MP, COM SUA HABITUAL POSE DE SUPERIORIDADE OLÍMPICA ORIUNDA DE SUA PRETENSA SAPIÊNCIA JURÍDICA.

JESICA disse...


CONCORDO COM ANONIMO DAS 13:43. FORAM OMISSOS SIM......

Anônimo disse...

Boa Tarde, Políbio!

Só interessa o 5º. dia útil do mês (oba! pagamento creditado). E, estamos conversados!! É isso aí - Brasil da impunidade!!!

Anônimo disse...

O que passa na cabeça desses assassinos? O caso do assassinato da menina Nardoni não serviu como exemplo para esse trio de assassinos?
Este é um caso que deve ser punido exemplarmente!

Anônimo disse...

Estes fraldinha do judiciario, conselhors tutelares e demais bostas do Ministerio Publico, servem para que ?
Salario garantido no final do mes, salinha com ar condicionado.
Conversinha fiada na midia.

Anônimo disse...

Temos muitos críticos de obras feitas.
O que será que teriam feito se estivessem na posição de decidir e diante dos fatos como eles estavam sendo narrados e apresentados?
Como eu não presenciei nenhum fato dos citados, só sei o que se publica nos noticiários, e o divulgado pode não ser exatamente fiel a verdade real, não me julgo capaz de criticar a, b, ou c.
Nesses casos é preciso sempre investigar com paciência e precisão para poder apontar os reais responsáveis por decisões equivocadas que foram tomadas, mas que certamente em nenhum momento pretendeu o resultado final ocorrido. Que ao menos, sirvam de lição para decisões futuras. Como saber que um ato tresloucado destes iria ocorrer e que um ser humano fosse capaz disto e que ainda contaria com o auxilio de outro ser também dito humano?

charles london disse...

Vêm aí mais Estado, mais Ministério Público, mais ameaças contra a família!

Anônimo disse...

Lamentavelmente não vai acontecer nada com este vagabundo assassino cruel - o médico.
ele é um cara muitissimo influente em Tres Passos, é visto como exemplo de cidadão. Ele tem dinheiro de sobra para pagar bons advogados, por isso nada vai lhe acontecer.
É só a imprensa parar de noticiar o caso que os advogados e o judiciário se encarrega do resto

Anônimo disse...

verdade verdadeira...sem falar no fascinio por holofotes..

Garivaldino Ferraz - Brasília disse...

Acredito que o "feriadão" de muitas pessoas, como o meu, foi extremamente prejudicado pelo desvendamento desse brutal crime. Posso estar sendo injusto, mas agora entraremos na fase da patifaria marqueteira! Não faltarão passeatas com pessoas vestidas de branco "clamando por paz e justiça". Palestras, campanhas, discursos, homenagens, etc, tudo para encobrir a enorme ineficiência e irresponsabilidade demonstradas no caso. Cotidianamente vemos notícias de mães e pais - pobres, sem tempo disponível - preocupados com a falta de fiscalização sobre seus filhos, que os submetem a "cárcere privado", em casa, para evitar contatos com a vagabundagem, as drogas e o desvio de caráter. Logo seu "pátrio poder" é ameaçado por "autoridades" que ameaçam retirar de casa os jovens "cuja liberdade está sendo violentada" pelos pais. Vizinhos, amigos, conhecidos, parentes, colegas de escola e de serviço, aprestam-se a fazer declarações frente às câmaras televisivas, criticando esses pais ditatoriais. Bernardo não teve essa sorte. Mesmo clamando por socorro, queixando-se a parentes, colegas, amigos de seu pai, e até junto a autoridades constituídas, não obteve a atenção necessária para seu drama. Ressalto: posso estar sendo injusto, mas me parece que a "posição social" de seu pai - um médico conceituado - deve ter influenciado na forma amena com que seu caso foi tratado. É fácil meter o pé na porta de um barraco e "salvar" um drogado qualquer que esteja acorrentado a uma cama para não sair e comprar drogas. É muito difícil expor a família de um doutor com problemas de relacionamento. Que Deus o tenha, Bernardo! E que o mesmo Deus se apiede da hipocrisia de todos nós, que sempre temos respostas e soluções fáceis para as coisas.

Unknown disse...

ele, o Bernardo, já tinha gritado socorro a todos que ele conseguiu contar seu martírio, ele já até tinha sofrido uma tentativa de assassinato, mas todos confiaram que um pai "médico", iria tomar providÊncia, profissão não define caráter, e isso o pai realmente não tem. O cara pode ter dinheiro, mas ele não se importava com a existÊncia do bernardo, não gostava dele, apoiava a madrasta, senão ela não teria tanta segurança para fazer o que fez. Ele matou o filho, ele sabia de tudo.

roberto costa disse...

um programa de computador poderia muito bem substituir alguns promotores e promotoras e juiz da infancia e juventude , sempre seguirao a frieza das leis , sem bom senso ou humanidade , roberto costa sao paulo sp

Anônimo disse...

Fora juiz do caso, promotora de justiça, membros do conselho tutelar de Três Passos. Todos incompetentes, sem a menor capacidade de exercerem seus cargos, tanto que encaminharem um menino inocente ao uma morte trágica e cruel. Nada fizeram, embora todos soubessem, inclusive esses acima citados, do verdadeiro calvário de Bernardo. Mas Juiz e Promotor estão sempre na tua Torre de Marfim, na sua 'aurea medocritas' e não tem tempo de se preocuparem com seus jurisdicionados. O que importam são os seus vencimentos e suas promoções. Tenho o nome desses dois (juiz e promotora) e vou acompanhar as suas carreiras. Se algum deles for promovido por merecimento, esse escárnio vai custar caro para eles, pois o Conselho Nacional de Justiça e o do Ministério Público saberão dos detalhes de tudo que aconteceu.
Também concordo com o leitor que se diz surpreendido coma reação da Delegada de Polícia local, quando perguntada sobre a conveniência de reabertura do inquérito sobre o dito suicídio da mãe do menor. Realmente, ela fica muito estranha e nervosa além do esperado ou do aceitável para situações tais.

Anônimo disse...

Está na hora de criminalizar juizes e promotores que ficam dando vistas um pro outro e os meses passam. Neste caso, deveriam ter ouvido uma pessoa de 11 anos (não é mais uma criança que nada sabe) e dar a guarda liminarmente à avó. Depois que fiquem dando vistas...

Anônimo disse...

Ministério Público querendo tirar o corpo fora. Só a promotora não sabia que essa criança estava em estado de risco. Quando já se viu uma criança sozinha ir pedir socorro? Essa senhora não notou que o caso era diferente e não aplicação fria da lei...? O ministério publico sempre tão diligente com questiùnculas processuais de somenos importância, poderia, por meio de sua preposta em tres passos, ter tido um pouco mais de sensibilidade e foi o que se viu..

Anônimo disse...

São uns vermes( desculpas aos vermes) Crueldade demais com uma criança, não consigo nem imaginar, tem que amarrar os três e fazer tomar um copo de soda cáustica, e deixar o povo ficar olhando!! Podre anjo que agora está junto de Deus.

Anônimo disse...

E preciso confiar na justiça. Foi o que aprendemos. Por isso cada detalhe do inquérito e do processo, deve ser irreparáveil. Temos dou outro lado um advogado que sabe como ninguém manejar os remédios jurídicos, e ele estará atento á mínima falha processual, para em sede de habeas corphus buscar a revogação da prisão dos possíveis denunciados..Um bom advogado neste momento não entra no mérito da questão, ele ataca as falhas do processo, e de repente você vai encontrar os réus soltos Não estou gostando do que se soube até agora em relação ao inquérito. As autoridades devem dedicar redobrados cuidados diante do contexto que esse caso envolve. Ou então declinem a causa para outro profissional competente. A hora não permite amadorismos, nem atropelos...O processo é técnico, e os réus possuem prerrogativas que precisam ser respeitadas, sob pena de nulidade, que significa em ultima analise impunidade..

Anônimo disse...

Eu quero perguntar para os doutores da lei; Tentativa de homicídio não é crime punível no nosso CP??? Sendo punível o crime, a ação penal não é publica??? E quando o representante do Orgão do Ministério Público, toma ciência de um ato em tese ilícito, não tem ele o dever ex-officio de agir, ou seja instaurar a competente ação penal??? E quando a autoridade, qualquer que seja ela, deixa de cumprir seus deveres funcionais, não comete crime de prevaricação???? Ou isso não se aplica no caso Bernardo???
;

Anônimo disse...

Muito bem colocado esse ultimo comentário...tbm quero saber? Essa pessoa sabe mais do que os que estão cuidando do caso! Meu parabéns por seus comentários

Unknown disse...

Deixo meu profundo sentimentos pelo menino Bernardo, sou mãe de dois meninos, um com doze anos, os protejo como uma leoa...Fico muito triste quando me deparo com estas notícias....Bernardo ,teve vários assassinos uma cidade inteira culpada, pois todos sabendo do seu drama não fizeram nada para livra-lo do seu pai e madrasta só por que ele era um médico,está cidade inteira tem sobre suas costas a culpa da morte deste menino, não acho que o Juiz e o MP foram negligentes, infelizmente o pai e a madrasta foram mais rápidos do que nossa justiça brasileira...quanto ao assassinos só queria que eles estivessem nos EUA que dai eles teriam o que mereciam PENA DE MORTE

Unknown disse...

Três Passos carregam nas costas a culpa do fim trágico do menino Bernardo, todos sabiam, porém ninguém fazia, o pai dele era o Dr Boldrin, que médico fraco e ridículo ficar a mercê do comando desta moça sem sal e açúcar e além de tudo psicopata....eu acredito que eles estão encrencados graças aos nossos queridos jornalistas, profissionais da comunicação ...só lamento que eles não estejam nós EUA por que ai sim teriam o mereciam PENA DE MORTE

Anônimo disse...

No Brasil o judiciário está conta a sociedade. Os juízes que receberam o Bernardo nem sequer ouviram a parte contrária: a avó materna, ou amigos próximos. Pois eles não têm tempo. Só têm tempo para receberem seus altos salários e mordomias, que nós os imbecis contribuintes pagamos a eles. O amadorismo, a falta de humanidade dessa pessoas me enoja. E o que dize da cidade que sabe que o pai é um "tranqueira" com grana e o respeita a ponto de deixar ele fazer o que quer com o filho? Cadeia para os assassinos e exclusão do quadro de servidores públicos para esses deservidores!

Anônimo disse...

Faço a mesma pergunta todos os dias: Onde estava a Justiça, o Conselho Tutelar, os vizinhos, escola, a família materna dessa criança??? É doloroso, acho que para o Pais inteiro ouvir quase todos os dias, falando sobre a morte desse inocente, tanto poderiam ter ajudado, protegido a criança tirando das mãos desses MONSTROS. Pai, mãe, não é aqueles que geram, e sim aqueles que educam, dão carinho, educação e proteção acima de tudo. AUTORIDADES mais atenção, quando uma criança pedir para morar com quem quer que seja, menos com o pai ou mesmo a mãe. Quanto sofrimento o dessa criança, parte o coração da gente!!! Justiça por tudo que poderia ter feito e não foi, Justiça por ele, por todos nós que sofremos com tudo que estamos vendo e ouvindo. Um desabafo que não poderia deixar de fazer.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/