Para oposição, entrevista de Gabrielli reforça CPI

Segundo o ex-presidente da Petrobras, Dilma "não pode fugir de sua responsabilidade" na compra da refinaria de Pasadena (leia nota abaixo). As declarações de Gabrielli são surpreendentes, inesperadas e provocativas. Até agora, os líderes petistas vinham mantendo a lei do silêncio vigente no Partido, sempre que fosse necessário proteger a chefe. O material é do site www.veja.com.br:=

Em uma semana considerada decisiva para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, a oposição acredita que a entrevista do ex-presidente da estatal José Sérgio Gabrielli ao jornal O Estado de S. Paulo reforça seus argumentos a favor de uma investigação no Congresso que apure negócios da empresa.

. Na entrevista, Gabrielli afirma que a presidente Dilma Rousseff "não pode fugir de sua responsabilidade" pela decisão da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos- operação iniciada em 2006 e concluída em 2012, após a Petrobras perder uma batalha judicial com a empresa belga Astra Oil. A aquisição da refinaria localizada no Texas, ao custo final de US$ 1,2 bilhão, é a principal polêmica que envolve a estatal. Dilma, então ministra da Casa Civil, era a presidente do conselho de administração da empresa na época do negócio. "O objetivo dela (a CPI) é exatamente determinar, sem qualquer pré-julgamento, qual é a responsabilidade de cada um nesse caso da refinaria de Pasadena e em outros episódios envolvendo a Petrobras. A CPI não é uma demanda das oposições, como querem fazer crer alguns governistas, mas sim da sociedade brasileira", afirmou no domingo o pré-candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves.

. No Palácio do Planalto, a entrevista de Gabrielli foi tratada com discrição. Auxiliares da presidente procuraram minimizar o impacto da fala do ex-presidente da Petrobras. A avaliação é que se trata de uma linha de defesa adotada por Gabrielli, já que a operação de compra da refinaria de Pasadena está sob investigação da Polícia Federal, do Ministério Público e do Tribunal de Contas da União (TCU), e ele poderá ser chamado a depor. A expectativa é de que a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, decida na terça-feira se o Congresso pode instalar uma CPI restrita à estatal, como querem os oposicionistas, ou ampliada - para investigar também o cartel dos trens em São Paulo e no Distrito Federal e obras no Porto de Suape, em Pernambuco -, como desejam os governistas.

. Líder do PSB na Câmara, o deputado Beto Albuquerque (RS) afirmou que, além de mostrar a necessidade de se fazer a CPI para investigar a operação de compra de Pasadena, ficou claro que Gabrielli "deu um puxão de orelhas" em Dilma. "Quando o Gabrielli assume a responsabilidade pela compra de Pasadena, por ser o presidente da companhia, na época, ele está sendo honesto. Não tem como negar que é mesmo o responsável. E não há como negar que Dilma, então presidente do Conselho de Administração, tem responsabilidade igual", disse. "O Gabrielli botou a bola na marca do pênalti."


. Já para o líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), Gabrielli foi muito claro. "Ele disse, sem rodeios: ‘somos todos responsáveis’. Não adianta achar que uns vão tirar a sardinha do fogo com a mão do gato. Está muito claro que a então ministra Dilma Rousseff era responsável pela decisão da compra da refinaria. Ela era presidente do Conselho de Administração, que aprovou a compra."

7 comentários:

Anônimo disse...

Aí vem todo aquele blá-blá-blá : não sabia, não vi, não me informaram, me traíram ... e por aí vai a conversa mole !
Quero saber quem ficou com as "comissões" desse negócio !
Aí é que está o furo da bala, teve gente que lucrou pesado, quem foi ?

Anônimo disse...

Líder da PM baiana é transferido de cela:

Vereador Marco Prisco dividia espaço com 16 detentos na Papuda e agora está sozinho; associações fazem 'força-tarefa' para ajudá-lo.....

Principal liderança da greve da Polícia Militar da Bahia, o vereador de Salvador Marco Prisco (PSDB) foi transferido ontem para uma cela individual no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, para onde foi levado na sexta-feira pela Polícia Federal. Segundo nota da Associação dos Policiais e Bombeiros e de seus Familiares (Aspra), ele estava "desesperado" e "sob risco iminente de morte" por dividir cela com 16 detentos perigosos.

A greve dos PMs da Bahia durou entre os dias 15 e 17. Prisco foi preso no dia seguinte em razão de um mandado da Justiça Federal que atendeu a pedido do Ministério Público Federal (MPF), em ação penal de abril do ano passado, referente à greve dos policiais de 2012. Ontem, até as 20h, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia não havia julgado o habeas corpus de Prisco.

De acordo com Fábio Brito, coordenador jurídico da Aspra, entidade presidida por Prisco, ao tomar conhecimento das condições da prisão do líder, dirigentes das associações que participaram da greve policial se reuniram pela manhã, em Salvador, com o objetivo de montar uma força-tarefa em prol da transferência de Prisco para outra cela.

"Nós discutimos o assunto e saímos ligando para todo mundo, para o prefeito de Salvador, ACM Neto, para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Câmara, para vários vereadores, deputados, e para a ex-ministra do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Eliana Calmon. Não sei dizer quem foi decisivo neste caso. Esta prisão já é absurda e ilegal, mas ao menos conseguimos a transferência", afirmou Brito. A Vara de Execução Penal da Papuda, porém, disse que o preso está sob custódia da Polícia Federal e não divulgou informações sobre o caso.

Ainda de acordo com a nota da Aspra, a entidade temia que Prisco fosse reconhecido, pelos presos, como um líder de greve da polícia.

Os defensores do vereador estão preocupados também com sua saúde, segundo o mesmo comunicado. "Na Papuda, oferecem aos presos água de torneira e ele teme pela saúde. Vamos solicitar análise médica", afirmou o advogado Dinoemerson Tiago. Prisco sofreria de um problema crônico de estômago e coração e, por isso, deveria seguir uma dieta restrita e "não pode se submeter às refeições do presídio".

Caso o pedido de habeas corpus seja acolhido e Prisco, liberado, a Aspra já prepara uma grande recepção ao líder, com carreata que deverá sair do Aeroporto de Salvador até a sede da associação, no bairro do Bonfim, na cidade baixa, atravessando Salvador.

Investigação. Com Prisco, foram denunciados sete vereadores, soldados e cabos da PM por diversos crimes, a maioria deles contra a segurança nacional, praticados durante a greve realizada pela corporação em fevereiro de 2012.

Segundo o MPF, Prisco é processado por crime político grave. Na greve de 12 dias de dois anos atrás, houve mais de cem homicídios no Estado e ondas de saques.

PS: Antes de conceder o HC o vereador Tucano deve pasar por uma PERÍCIA para verificar se não é 171 o tal "alegado programa cronico de estomago e coração", afinal e fizeram com um Dep Federal porque não fazer um um vereador?

ops: tucano está liberado, desde de já. Sabe como é tucano não vai prese e se for não fica preso.

Anônimo disse...

PSDB faz CPI que atinge a Petrobras de 4 em 4 anos. Em 2009 fez uma que deu em nada:

De 4 em 4 anos tem eleições, e o PSDB introduziu uma CPI que atinge a Petrobras no seu calendário eleitoral.

Em 2009 teve uma CPI como faz agora. O requerimento foi de Álvaro Dias. Contou com as assinaturas de apoio dos então senadores Demóstenes Torres (que era do DEM) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG).




Observe que metade da Refinaria de Pasadena já havia sido comprada pela Petrobras em 2006. Em 2008 já havia a disputa judicial com a sócia Astra Oil. Ninguém na CPI de 2009 tocou no assunto. Também não despertou o interesse da velha imprensa.




Se a compra da metade da Refinaria em 2006 tivesse algo errado, os tucanos sequer fizeram o dever de casa na CPI de 2009.




A CPI atual repete a anterior quando coloca como um dos objetos investigar obras da Refinaria de Abreu e Lima. Assim, a oposição fica parecendo um aluno repetente que não passa de ano e repete a matéria a cada eleição.




Não se questiona a necessidade de qualquer órgão de Estado ou empresa estatal esclarecer dúvidas levantadas. Mas o que estamos vendo é um esforço dos principais telejornais em não informar pelo menos as partes que já foram esclarecidas. Uma entrevista do ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli ao Jornal Nacional foi mutilada na edição de forma a confundir o telespectador em vez de levar ao ar os trechos mais esclarecedores.




A CPI de 2009, no ano anterior às eleições deu em nada. O Ministério Público e o TCU que tem dedicação exclusiva para trabalhar em horário integral sobre Pasadena já investigam isso há um ano. O que leva a imaginar que uma CPI neste ano, criada há seis meses das eleições, com parlamentares em campanha, ficando menos tempo em Brasília, levaria a algum resultado edificante?




A compra da refinaria de Pasadena é fato consumado. São contratos executados. Os número já estão escriturados nos balanços da Petrobras dos anos anteriores. Não tem mais volta e não há mais o que interromper. Não há dificuldade nem para o TCU, nem para o Ministério Público atestarem se o valor da compra foi o adequado na época, se é que já não o fizeram.




Se houve eventual ilícito pontual de algum funcionário em torno deste processo, que denuncie os autores. O que não é razoável é deixar em aberto boatarias que difamem uma empresa que é patrimônio do povo brasileiro e que alimentam especulações contra a empresa, inclusive nas Bolsas de Valores.

Se há motivo para uma CPI sobre a Petrobras são outros. Um é a CPI da CPI de 2009. Outro é investigar o uso eleitoreiro deste instrumento que deveria ser mais sério. Outro são os interesses privados que pressionam pela privatização da empresa e pela entrega das grandes reservas de petróleo apenas ao lucro privado.

Anônimo disse...

como eh facil ser executivo de estatal nessepaiz dos petralhas...

para se livrar das cagadas basta dizer que nao sabia de nada...

o salario eh gordo e a responsabilidade depois de uma burrada eh praticamente zero...

o emprego perfeito...

Anônimo disse...

Como é inteligente esse petralha das 12:00. Dá um bolinho de bacalhau que sobrou da sexta-feira santa prá ele.
Ele sabe muito bem quem boicoitou a CPI de 2009. Uma coisa é certa. Prá trouxa ele não serve. No país da mentira ele quer levar vantagem se aproveitando da mentira. Conta outra Pinóquio.

Anônimo disse...

Políbio

Tem ratazana petralha demais tentando poluir o blog.

Racumin, dose dupla, nelles.

Sds

Carlos Petry disse...

Olá, Políbio !
O anônimo covarde, inconsequente e alienado, que só espalha as fezes que tem na cabeça, já está aqui de novo.
Sugiro que os demais leitores do teu blog deixem de acessá-lo para que o verme tenha todo o espaço possível e ninguém daqui tome conhecimento das suas baboseiras.
Políbio, quando ele desistir tu avisas os teus leitores que podem voltar.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/