Artigo, Toledo César - Lula tem razão: se o julgamento do Mensalão não fosse político, ele estaria na cadeia

Neste artigo no Estadão de hoje, Aloísio de Toledo César diz que o ex-presidente Lula, em entrevista à Rádio e Televisão de Portugal, afirmou que o julgamento do mensalão foi 80% político - e que ele tem razão, porque se não fosse política, Lula estaria na cadeia. Leia tudo:

 A notícia foi publicada em manchete no Estado e ganhou destaque praticamente em toda a imprensa brasileira. Todos conhecemos que Lula é especialista em falar coisas que evidenciam o seu despreparo, mas, desta vez, é forçoso reconhecer que ele tem razão: o julgamento do mensalão foi mesmo político, exageradamente político.

Se não tivesse sido político aquele julgamento, Lula poderia estar atrás das grades, ao lado de José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares e mais alguns que faziam parte de seu grupo íntimo, como os banqueiros e o famoso publicitário que lavava dinheiro (e hoje cumpre a mais pesada pena).

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

15 comentários:

Anônimo disse...

La pelo ano 2050, as pessoas irao estudar, espero que estudem no Brasil...dizer o que deste personagem ?
Lula e seu PT, o periodo de maior roubalheira e corrupcao do Brasil.
Lula deveria estar na Papuda também.

Anônimo disse...

Lula NÃO tinha razão,o julgamento NÃO foi 80% politico e 20% técnico. O julgamento foi 100% politico, basta ver pessoas comuns que não tinham prerrogativa de função foram processados e condenados pelo STF. E que o processo foi AGILIZADO, ou seja, poluo o Processo do Collor de Mello (20 anos), do Dep Eduardo Azeredo, PSDB (15 anos) e outros politicos de partidos. Basta ver que no processo do Mensalão do PSDB, o Dep Eduardo Azeredo reunciou, depois que o MP ofereceu denuncia, pedindo 22 anos de prisão, simplismente baixou para o 1o grau.

Anônimo disse...

Lí o artigo hoje no Estadão,Aloisio de Toledo Cesar foi perfeito em suas exposições.

Anônimo disse...

corretíssimo texto do desembargador!

Anônimo disse...

O Procurador-Geral da República não denunciou Lula porque ficou com medo de botar Lula no processo. Não teve hombridade para tratar todos igualmente perante a lei. Lula se salvou do processo pela política, pelo cargo que ocupava

Anônimo disse...

Agora é tarde, Barbosa. O próprio presidente do STF falou que o julgamento era político:

Tarde demais para o presidente do STF, Joaquim Barbosa, vir querer rebater a declaração do presidente Lula em entrevista na TV portuguesa de que o "mensalão" foi 80% político e 20% jurídico.

O próprio Joaquim Barbosa, ao vivo e em cores na TV Senado, sentado na cadeira de presidente do STF em sessão oficial, disse isso, de forma muito pior, quando foi voto vencido pela maioria de seus colegas.

Em fevereiro deste ano, no julgamento de embargos infringentes, que absolveu alguns réus de alguns crimes que haviam sido sentenciados antes por placar apertado, Barbosa atacou o próprio STF dizendo que havia sido formado ali uma "maioria de circunstância formada sob medida".

Por coerência, Barbosa deveria ter emitido uma nota de repúdio a si mesmo.

Lula foi perguntado em uma entrevista e respondeu como um cidadão comum, que não é mais presidente da República. Decisão do sistema judiciário, acata-se, mas ninguém é obrigado a concordar.

Observe que Lula em nenhum momento foi desrespeitoso com as instituições em si, se limitando a discordar, de acordo com seu ponto de vista e ainda dizendo que é a história quem vai esclarecer. Já Barbosa foi agressivo contra a própria instituição que preside.

Lula tem direito a ter sua opinião e manifestar-se, como tem outros 200 milhões de brasileiros. E Lula não pensa diferente de milhões de brasileiros. Aliás, acho que não existe um único brasileiro que não veja algum grau de politização neste processo, nem que seja os dois pesos e duas medidas. Basta ver o tratamento diferenciado dispensado ao "mensalão tucano", cujos fatos ocorreram antes e, pelo jeito, só será julgado no "dia de São Nunca", pois os crimes estão prescrevendo.

Anônimo disse...

O TSE deveria ser punido

Foram cumplices do Foro de São Paulo, Inter American Dialogue, Washington Consensus e outros grupos

Fundação Ford
Fundação Rockfeller
CFR
Comissão Fullbright

O Barbosa foi financiado pela fundação FORD

Fundação ROCKFELLER
Fundação McCarthur
Fundações internacionais

Anônimo disse...

eu sempre estranhei como esse bandido subiu rapido na vida

de 1980 até 1989 ele saiu do nada do ABC e já era candidato a presidente.

Como pode?

Em 2002 tava no jornal nacional.

Vivia no SBT, Rede Globo, no programa do serginho groisman...

Lembra do Luis Inácio Falou, luis inácio avisou????

O BRIZOLA vivia dizendo que o LULA ERA FILHOTE DO GOLBERY.

O ROMEU TUMA PAI MORREU

Lula não tem caráter...

Anônimo disse...

Dilma! Quem mancha a imagem da Petrobras é o PT.

Anônimo disse...

Despreparo do jornalista !
A matéria é lixo puro.

Anônimo disse...

Bem feito para o Poder Judiciário:
Faz vistas grossas para o chefe do mensalão e agora é afrontado;
A classe política podre, muito podre põe "ministros da justica" incapazes e, atrelados ao cubano-chavismo-petismo e, o resultado é uma vergonha e uma roubalheira sem fim.

Anônimo disse...

À propósito, quando vão investigar o filho do lula que ficou rico sem trabalhar??????
Cadê o judiciário?????

Anônimo disse...

O julgamento foi político porque a maioria dos ministro petistas, inclusive o Celso de Mello, votaram e, extinguiram a formação de quadrilha.
Não existe mais formação de quadrilha no Brasil graças ao judiciário petista.
O julgamento foi petista e, político.

Anônimo disse...

Falando em apropósito aonimo das10:23, quando o MPF vai denunciar a compra de votos da PEC que aprovou a reeleição de FHC, em consequencia, o fhc ser julgado no STF por compra de votos? ops.....tucano não é julgado no stf ou arquivam ou mandam para o 1o grau (para cair na prescrição.

Anônimo disse...

Correto anonimo das 10:28, fosse técnico o Lula estaria preso, exatamente como o colunista escreveu!

Quadrilha somente com marca registra no INPI, sendo os direitos autorais garantidos aos PTISTAS.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/