Prefeitura avisa que cumprirá decisão judicial para licitar linhas de ônibus de Porto Alegre

A prefeitura de Porto Alegre não vai recorrer da decisão monocromática do desembargador Canibal Canibal e fará a concorrência que ele quer para as linhas de ônibus. Não serão incluídos os ônibus que terão integração com o sistema BRT e o metrô. A EPTC tratará jo futuro  das alterações em curso. A licitação será pelo modelo de menor preço e dará às empresas vencedoras o direito de explorar as linhas por 10 anos, prorrogáveis por mais 10.

. As empresas de ônibus atuais impugnarão o edital, caso sintam-se prejudicadas.

. Nunca houve licitação de linhas em Porto Alegre e isto raramente aconteceu no Brasil, já que se trata de permissão de uso e não concessão ou estatização.

. O prefeito José Fortunati não disse como é que fará para indenizar as atuais empresas de ônibus que porventura perderem a licitação, já que elas não transferirão de graça as suas frotas de ônibus. 

.  As empresas ou consórcios que apresentarem as menores tarifas na concorrência serão declaradas vencedoras.


8 comentários:

FAÇANHA disse...

O prefeito José Fortunati não disse como é que fará para indenizar as atuais empresas de ônibus que porventura perderem a licitação, já que elas não transferirão de graça as suas frotas de ônibus.
É SIMPLES, PAGANDO; OU VAI QUERER LEVAR DE GRAÇA O PATRIMÔNIO ALHEIO NA MÃO GRANDE DO "SOCIALIZAR"???

Anônimo disse...

TRT bem que poderia entrar em greve também, por não cumprirem suas decisões !!

Anônimo disse...

Hein? Des. Canibal Canibal???

BBiriva do Cerro do Tigre disse...

No Mato Grosso há obras em Rondonópolis, com a duplicação sendo feito em pleno período de chuvas, com uma nova tecnologia que é com um cobertura de 300 metros de comprimento, 20 m de largura e 6 metros de altura, assim como totalmente refrigerada.

Certamente daqui a alguns anos será usada pela EGR!!!!


Anônimo disse...

O que a população deseja e um transporte de qualidade e todos os ônibus da licitação tem que ter ar condicionado e não só 20% como e hoje e os quais estão em bairros de classe media alta.E se os atuais perderem a licitação o que faram com a frota ficaram no prejuízo?Acredito que a população ate pagaria um aumento razoável na tarifa desde que os ônibus sejam compatíveis com o calor de Porto Alegre e desumano para os passageiros e motoristas e cobradores que enfrentam diariamente a via crusis do transporte coletivo diariamente.

Anônimo disse...

ACREDITO QUE ESTÁ HAVENDO UMA INTERPRETAÇÃO ERRADA DO ANONIMO DAS 09:24, A LICITAÇÃO É PARA OCUPAÇÃO DAS LINHAS(ITINERÁRIO)DE ÔNIBUS, NÃO EXISTEM POSSIBILIDADE DOS NOVOS PERMISSIONÁRIOS FICAREM COM OS ÔNIBUS ATUAIS, AI SERIA CONFISCO E TERIAM QUE INDENIZAR.
INCLUSIVE TERÃO QUE POREM ÔNIBUS 0KM.
DA OUTRA VEZ UM BAGUAL ACHOU QUE ESTAVA NA ALBANIA E FEZ UMA INTERVENÇÃO DESASTROSA PARA A CIDADE, ATÉ HOJE TEM UM DIA DE PASSE LIVRE E TIVERAM QUE AUMENTAR AS PASSAGENS PARA REPOR AS PERDAS DOS EMPRESÁRIOS, NÃO ADIANTA OS X9 CONTESTAREM, DOU NOMES DOS INTERVENTORES SE PRECISO, SÓ PRÁ INICIAR INTERVENTOR DA VTC SADI DA ROSA ALVES E TEM MAIS NOMES.



EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Antes de ficarem escrevendo bobagens tente conhecer como se regras de concessão e perda de concessão.
Primeiramente a lei diz que concessão não é eterna, tem prazo para iniciar e prazo para terminar.
O atuais "permissionários", terão que se submeter à licitação. Quem ganhar tem que entrar com os ônibus adequados (penso que novos), elementar né, quem perder fica com as suas sucatas, podem vender para o interior do Maranhão.
Isto já funciona no Brasil, busquem na internet as regras de concessão dos setores de Telefonia e Energia. Até os cataventos de Osório tem regra de concessão.
Aproveitando o momento bem que o Governo Estadual também podia licitar as concessões das Estações Rodoviárias (verdadeiras pocilgas) e do Transporte Intermunicial.

Anônimo disse...

O prefeito está louquinho para pagar a ATP. Está "preocupado" com quer perder a licitação.
Prefeito tenha juízo, quem perder está fora e pronto. Estes "permissionários" ilegais não vão deixar saudade para a polução, só para os políticos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/