Governo federal garante 95 mil vagas, mas prefeitos querem 200 mil inscrições para o Pronastec

O governo estadual e as prefeituras estão em polvorosa desde o final da semana, quando receberam o aviso de que o governo federal decidiu que bancará menos da metade dos cursos e vagas para o chamado ensino profissionalizante que querem os prefeitos de 200 municípios do RS, tudo no âmbito do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. O ministério do Desenvolvimento Social garantiu as 95 mil vagas, mas os prefeitos abriram inscrições sem obedecer os limites, forçando acordos com Senai e Senac. 

. Em todos os municípios, amplas campanhas de recrutamento foram feitas, 200 mil vagas teriam sido prometidas e agora ninguém mais sabe como fazer com as inscrições que começam nesta segunda e com os cursos programados a partir de março.

. O secretário gaúcho do Trabalho, Luís Lara, disse que não terá encontro com a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, mulher do deputado petista Paulo Ferreira, do RS, que foi quem passou as ordens dos cortes. É que ele já garantiu as 95 mil vagas para este ano, que já são em número maior do que o total oferecido em dez anos, no período 2000 a 2009, inclusive. A média anual até o início do atual governo era de 1.500, mas o número avançou para 65 mil no ano passado e 95 mil este ano. O secretário Luís Lara acha que até poderá chegar aos 200 mil, mas isto dependerá de futuras negociações, muito depois do que já acertou. O RS é o segundo Estado mais contemplado pelo Pronatec. No RS, as prefeituras dão prioridade à formação de dependentes do Bolsa Família. 

. O governo federal alega falta de dinheiro.

. O Pronatec foi programado para funcionar em 497 municípios. Até agora, aderiram 200 deles. 

8 comentários:

Anônimo disse...

O que querem os EUA numa Venezuela em transe?

Com o país sul-americano atingido por uma nova onda de protestos, o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, divulga nota afirmando que os americanos estão "particularmente alarmados" com a situação; Kerry protestou contra a ordem de prisão que atinge o líder oposicionista Leopoldo López, acusado pelo presidente Nicolas Maduro de incitar a desordem; vizinho Evo Morales, da Bolívia, afirma que os Estados Unidos preparam uma tentativa de golpe contra a Venezuela, que tem as maiores reservas de petróleo do mundo; lá, black blocs eram também pagos para participar de protestos. (...)

Anônimo disse...

A explosão do país está só começando. Demos graças aos puxa-sacos e malandros de plantão (Gerdaus, Marcopolos, Randons) que tanto tem ajudado a Presidente a "tocar o país".

Anônimo disse...

A explosão do país está só começando. Demos graças aos puxa-sacos e malandros de plantão (Gerdaus, Marcopolos, Randons) que tanto tem ajudado a Presidente a "tocar o país".

Anônimo disse...

Mais uma do PT!!! Acreditaram, em quem nada assume.

Unknown disse...

O bom e que na epoca do CABIO FHC, estes gestores municipais nao exigiam nada em relacao a vagas de cursos tecnicos. Vc lembra, ne editor? Epode de SELIC a 45% ano, inflacao FORA DA META, desemprego beirando 15%, juros tipo AGIOTAGEM, etc, etc, etc. Sem falar no DOLAR cotado a QUATRO REAIS. Daqle tempo, editor, e que eu tenho saudades.

Anônimo disse...

sgarbi, vai contar lorotas em outro lugar, aqui o pessoal tem mais de um neurônio, não caem nessas tuas mentiras.

Anônimo disse...

ONZE anos no poder e o CARLOS SGARBI vem aqui falar do passado, de outros governos. Tá GAGá o Carlos!

Coitado do Carlos Sgarbi não tem mais argumentos para defender o governo dos cumpanheiros, cheio de corrupção, inflação alta, juros altos.

Anônimo disse...

Acho que o Sgarbi está atingindo o objetivo dele,ou seja,que os comentaristas falem dele e não da matéria do Editor.O Sgarbi não dá para levar a sério.Quanto aos prefeitos,tiraram as escadas e deixaram eles com as brochas nas mãos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/