Artigo, El País - A solidão da Venezuela

Ao contrário da imprensa diária tradicional, as redes sociais repercutem com intensidade e atualidade o que acontece na Venezuela.



A Organização das Nações Unidas pediu justiça para os mortos. A União Europeia advogou pelo “diálogo pacífico” e pelo respeito à liberdade de imprensa e ao direito ao protesto. O secretário da Organização de Estados Americanos (OEA) clamou para que se evitasse mais confrontos. Mas os principais líderes da América Latina, por outro lado, estão em silêncio diante da violência desatada na Venezuela durante os protestos estudantis desta semana contra o Governo de Nicolás Maduro.

(...)

Neste novo episódio de violência que agita a Venezuela –à nação, como um tudo--, os Governos da América Latina parecem, de novo, de acordo com a informação parcial e inexata que até agora ofereceu o Gabinete de Nicolás Maduro, que novamente denunciou tramas conspiratórias para justificar o uso da força e da censura. Em seu discurso desta quinta-feira à noite, 24 horas após os episódios que resultaram na morte dos estudantes Bassil Dá Costa e Roberto Redman, e do dirigente chavista Juan Montoya, o presidente Maduro se equivocou algumas vezes ao falar os nomes dos mortos, mas disse ter certeza absoluta de onde vieram as balas que mataram dois deles. Na mesma noite de quinta-feira, o chanceler venezuelano Elías Jaua justificou como decisão de Estado a retirada do ar, na Venezuela, da emissora de notícias colombiana NTN24, a única televisão que informava ao vivo o que ocorria nas ruas do país, enquanto as emissoras nacionais de rádio e TV transmitiam programas de variedades e atos oficiais.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

32 comentários:

Anônimo disse...

Todo o governo que quer governar só para os seus. Todo o governo de esquerda divide a sociedade entre nós e eles. É o que acontece no Brasil com o PT, na Argentina com a La Loca, na Venezuela do hugo chaves(comunismo do séc-XXI). Esses governo nunca terminam bem. Mais dia menos dia e o povo se revolta, cheio de tanto autoritarismo e roubalheira do dinheiro público.

Anônimo disse...

QUEM MANDA NA AMÉRICA LATRINA É O FIDEL CASTRO.
ELE MANDOU TODOS CALAREM A BOCA E TODOS CALARAM A BOCA.
NÃO TEM PRESIDENTES E GOVERNANTES NA AMÉRICA LATRINA, SOMENTE O DIABO DO FIDEL CASTRO.
DESAFIO O PT DIZER AO CONTRÁRIO.
SÃO TODOS MARIONETES DO FIDEL CASTRO.

Anônimo disse...

O pior sao as notícias que ja circulam que Lula sera candidato a presidente e Eduardo Campos estaria negociando a vaga de vice, o que nao me surpreende partindo de alguém que indica a própria mãe para ministra do TCU e consegue sua nomeação.

Anônimo disse...

Polibio, tem idiota defendendo o Regime Comunista da Venezuela, Cuba, penso que è gente que nunva viajou para fora do RS, impossivel imaginar pessoas Normais defendendo estes regimes.
Pena viajar faz bem para a Alma e para o Cérebro.
Um exemplo dos "quebrados" Americanos, ate final 2014 estará contruido novamente o complexo do WTC.
Os Americanos gostem ou não sao referencia em organizacao de planejamento.
Nem vamos falar e economias ridiculos como do Brasil e Argentina.

Anônimo disse...

Não sou sociólogo, mas bem que gostaria de saber a origem na America do Sul da produção de comandantes que se dizem pai da população.

Talvez remonta a origem indígena.


Anônimo disse...

Realmente, a cada dia temos mais e maiores evidências que o pt não é um partido democrático, mas sim totalitário. Quando as barbáries são cometidas por ditadores que eles consideram amigos, tudo bem. Democracia não é isso, muito pelo contrário. O respeito ao ser humano deve ser o maior legado de uma demoracia, independente de sua orientação política. Qualquer democracia, por mais imperfeita que seja, sempre será infinitamente melhor que qualquer ditadura, seja de que ideologia for.

Anônimo disse...

Será que dentro do bolivarianismo descarado do Fórum de São Paulo, Gilberto Carvalho não quis também dizer que o bicho vai pegar em 2014 em toda a América Latrina? Os black blocs financiados estão fedendo em toda a América Latina.

Anônimo disse...

O governo brasileiro sempre foi covarde, a maioria dos políticos são assim. O Brasil nunca toma posição, se tornam coniventes.

Anônimo disse...

Um teste para a sinceridade “antiterrorista”: MP pede a reabertura do caso Riocentro:

Autor: Fernando Brito

O Globo anuncia hoje que os promotores encarregados do idosíssimo inquérito do atentado do Riocentro querem reabrir o caso na Justiça, agora que têm a confissão do major reformado Divany Carvalho Barros, de que foi mandado ao local, há 33 anos, com a missão de apagar provas que pudessem incriminar o grupo de militares responsável pelas bombas que, afinal, explodiram em seu colo.

A matéria, do ótimo repórter Chico Otávio e Juliana Castro, traz muita informação e é de leitura indispensável. Veremos se, neste caso, haverá editoriais furibundos pela responsabilização dos agentes e dos mandantes. Conhecendo a imprensa brasileira, é de supor que ela dirá, nas entrelinhas, que, como a Comissão da Verdade, isso é “revanchismo” anacrônico.

Como o atentado ocorreu dois anos, quase, depois da lei da Anistia, não é possível, neste caso, invocá-la para encobrir os agentes que planejaram e tentaram executar o atentado, aparentemente destinado a provocar o pânico nas quase 20 mil pessoas que participavam de um show de 1° de maio, promovido como ato pela redemocratização do país.

Impossível, nestes dias que vivemos, deixar de fazer uma paralelo com os casos de agressão, depredação e, agora, uma morte provocada por insensatez política.

É óbvio que há muitas diferenças e que aquele ato foi imensamente mais grave, por ter se tratado de agentes do Estado, cuja missão é a de proteger o país e seu povo, tramando e executando crimes por razões políticas antidemocráticas.

Mas há uma semelhança: ali se quebrou, definitivamente, a aceitação da violência como método de ação política da direita, que não se conformava com a previsível vitória da oposição nas eleições seguintes.

Agora, independente da legitimidade das manifestações, que ninguém quer questionar, parece também ter sido quebrada a tolerância com quem quer fazer dela palco para a conflagração e as estimula com pretensões eleitorais.

Num ambiente de liberdades democráticas, mesmo limitadas, como vivíamos em 1981, a violência só serve à direita.

Agora, elas são amplas e assim devem continuar.

Mas é preciso ter claro que aceitar, em seu seio, grupinhos que vão armados de rojões, coquetéis molotov, porretes e todo tido de artefato para agredir é fazer o jogo da direita que quer um país em chamas para tirar suas castanhas do fogo.

Não perceber isso é “dar a volta ao mundo” montado na ideologia e se juntar às forças do atraso, que são as mesmas, há muitos anos.

Nem fazer como Ernesto Geisel, que falava nos “bolsões revolucionários radicais, porém sinceros” como forma de “explicar” o seguimento da tortura e de armações como a que explodiria no Puma do Riocentro.

Banalizar o uso da violência como método de ação política é algo que interessa aos que, como os que mandaram os dois militares levarem as bombas, querem o Brasil nas trevas e desprezam a capacidade do povo brasileiro de escolher, pelo voto, o que mais lhe convém.

O Brasil não precisa de encapuzados.

Nem dos que usam máscaras para quebrar vidraças.

Nem dos que se escondem, esfregando as mãos, esperando que isso os beneficie.

Anônimo disse...

UMA PERGUNTA:
PORQUE AS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO BRASILEIRAS QUE PERTENCEM À FAMÍLIA DE JUDEUS (RBS, GLOBO, SBT, deve existir mais) OMITEM E ESCONDEM TANTO ESSE PROGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DE REGIMES TOTALITÁRIOS COMUNISTAS NA AMERICA LATINA?

Anônimo disse...

Lastimável que os grandes veículos da imprensa internacional simplesmente ignorem os acontecimentos, para completar neste momento no Twitter falam do desembarque de 60mil soldados cubanos...

Anônimo disse...

anônimo 10:53 falou certo

Vi pequenas cidades onde o padre petralha apareceu e dividiu as comunidades anteriormente unidas e introduziu o petralhismo religioso.
Do púlpito falando sem o contraditório,acirrou uns contra os outros,fortaleceu o PT, e fez irmãos se odiarem.
Facil, estudaram para isso,a igreja católica tem viés petraLHA E COMUNISTA,e falando em nome de CRISTO,como falou o anônimo,a comunidade ficou polarizada entre nós e eles donos da verdade.Dezenas de pequenas cidades.

Anônimo disse...

O que acontece lá já acontece aqui no Brasil, só que em escala menor!
A grande mídia esconde tudo que está acontecendo, só que, depois que isso aqui se tornar um regime comunista totalitário, os donos dessas empresas de comunicações não pensem que o governo irá continuar distribuindo a mesma grana como faz hoje, através de verbas de publicidade! Imbecis!

Anônimo disse...

UMA RADIO NO SITE,POLÍBIO

UMA RADIO NO SITE,POLÍBIO

JORNALISMO FRAQUINHO,FRAQUINHO

Poderíamos ESCUTAR no site do Políbio reportagens mesmo de amadores ou "correspondentes populares",até amadores que entrassem com informações de qualquer lugar,na hora, é possível,nunca foi tão fácil,com tantos meios ,celulares,tablets,HT...

Está faltando iniciativa e percepção de usar o que está ao nosso redor,para denunciar e reportar atos de petralhismo,claro o dono do blog vai selecionar,separar,conferir veracidade,separar o joio do trigo.

Na era das telecomunicações, já era para ter repórter amador, transmitindo acontecimentos de todos os lugares da Venezuela,para cidades da fronteira ,com celular,Iphone,tablets,colocando na rede os crimes dos petralhas bolivarianos AO VIVO!

O RADIOAMADORISMO MUITAS VEZES SALVOU VIDAS E DESMASCAROU BANDIDOS,ONDE ESTÃO?

ONDE ESTÁ O ESPIRITO DE RESISTÊNCIA?

HOJE TODOS PODEM SER REPORTERES,COM OS INSTRUMENTOS DE COMUNICAÇÃO DISPONÍVEIS VAMOS ESTRAGAR AS FESTAS DOS PETRAALHAS, ONDE QUER QUE ESTEJAM!

ESTÃO SOLTOS FAZENDO O QUE QUEREM
TÁ CHEGANDO A HORA DE LEVANTAR DO SOFÁ...

AGORA É NA VENEZUELA E NA ARGENTINA,E NÓS SEREMOS OS PRÓXIMOS,ALIÁS JÁ ESTAMOS SENDO!!!!

PARABÉNS AO PARAGUAI QUE FEZ CUMPRIR A CONSTITUIÇÃO E TIROU O PETRALHA DELES UNANIMEMENTE,VIA CONSTITUCIONAL,DANDO UM EXEMPLO AO MUNDO.

Todos enviando informações ao mundo ,dos abusos e maracutaias,denunciando os petralhas.

Anônimo disse...

ANONIMO DAS 13:36, OLHE NA INTERNET,
*O CÓDIGO DOS SÁBIOS DE SIÃO*, PARA VC E DEMAIS AI ESTÁ TODAS AS EXPLICAÇÕES PARA O QUE ESTAMOS VIVENDO HOJE E ONDE VAMOS PARAR AMANHÃ.
OS CABEÇAS DE LATAS TIPO SGARBI, MARIANOS E RANGEIS NÃO SABEM DISSO ,MAS VAI SOBRAR PARA ELES TAMBÉM.



EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Li mandava e-mail a Tuma Júnior com lista de processos
Documentos obtidos durante a investigação da Polícia Federal indicam que pedidos feitos pelo chinês tinham tratamento especial:

04 de maio de 2010

O Estado de S.Paulo

O chinês Paulo Li costumava mandar números de processos em tramitação no Ministério da Justiça direto para o e-mail particular do secretário Romeu Tuma Júnior. Suas demandas, indicam os documentos obtidos durante a investigação da Polícia Federal, tinham tratamento especial.

Veja também:

PF liga Tuma Júnior, secretário nacional de Justiça, a chefe da máfia chinesa

Num dos casos, em e-mail a Tuma Júnior, o diretor do Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça, Luciano Pestana Barbosa, festeja após atender a mais um pedido do chinês: "É o caso do Paulinho!! Mais um caso resolvido. É nóisssssss!!!!."

A demanda havia sido enviada a Pestana pelo próprio Tuma Júnior, seu superior imediato. A sequência de mensagens revela o empenho do diretor. Num e-mail anterior, enviado a Tuma, ele faz um pedido para facilitar a solução do problema na burocracia da pasta: "Será que ele (Paulinho) poderia digitalizar os documentos e encaminhar?"

As encomendas de Tuma a Li também eram frequentes. Num telefonema em 22 de maio, o secretário pergunta: "Sabe onde tem aquela mala marrom? (...) É igual àquela marrom e bege, sabe, que você levou (...) em Brasília. Tem uma que é preto e cinza. Será que tem?"

Li promete conseguir a mala. Dois dias depois, Tuma, em viagem ao exterior, pede para o chinês saber o preço de uma câmera Sony em São Paulo. "Se aí for mais barato, eu não vou comprar." Ao saber que custa R$ 1.200, autoriza que Li compre.

A relação de Tuma Júnior com Paulo Li levou a PF a propor a abertura de um inquérito específico para investigar indícios de crimes praticados pelo secretário.

Em expedientes internos, os investigadores sugerem haver indícios de advocacia administrativa e prevaricação - o primeiro pelos favores ao chinês e o segundo por não ter adotado providências ao saber das atividades ilegais de Li. O inquérito também investigará indícios de corrupção e tráfico de influência.

Anistia. Os contatos entre os dois indicam, segundo documentos da PF, que o secretário sabia da existência de um mercado ilegal destinado a agenciar processos de anistia de estrangeiros.

Em mensagem datada de 29 de julho, com a anistia já em vigor, Li dá conhecimento ao secretário de um esquema similar ao que, segundo a PF, ele próprio mantinha. "Eles estão cobrando R$ 350 para a realização do agendamento, incluindo taxa e xerox." Os telefonemas revelam que, na comunidade chinesa, Tuma se esforçava para ser reconhecido como responsável pela aprovação da anistia, numa disputa com o deputado William Woo, autor do projeto original.

Anônimo disse...

OS BANDIDOS QUE JOGARAM A BOMBA NO COLO DO SGTO NO RIO CENTRO SÃO OS MESMOS DE HOJE DE HOJE, COM OS MESMOS MODUS, DÃO O TAPA E ESCONDEM A MÃO.
ATÉ PODE APARECER UM OFICIAL CONFIRMANDO O QUE NÃO ACONTECEU, MAS TODOS QUE FICARAM UM DETERMINADO TEMPO NO EB SABE QUE TEM MUITOS OFICIAIS FORA DA CASINHA.



EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Políbio,

A bagunça, na Venezuela, tem nome e sobrenome:

FORO DE SÃO PAULO!!

Visa sustentar os Irmãos Castro e sua Ditadura!!

Argentina já esta no caminho e o Brasil também.

Ocorre que o PT pensa que as "ovelhas brazucas" aceitarão ser imoladas sem reagir!! Ledo engano!!

JulioK

Anônimo disse...

A panela vai esquentar, qdo este governo de viés autoritário, começar a punir, generais e coronéis da reserva, por crime de opinião. Não duvido nenhum pouco de que os nossos militares de hoje, se acovardem como os militares na Venezuela e cheguemos ao ponto de recebermos ordens dos cubanos e inclusive desembarcarem tropas cubanas no Brasil, aí sim será o começo do fim.

Anônimo disse...

Eu estou indo para Salvador me acabar, pois eu não tô nem aí em quem será o Presidente ou coisa parecida!!!

Anônimo disse...

Com a urna eletrônica sem aferição é impossível de saber se a votação foi honesta ou teve resultado fraldado. Como o PT é intrinsecamente desonesto em suas ações como partido, a garantia de lisura de uma eleição com voto eletrônico controlado por juízes eleitorais que são muitas vezes muito simpáticos com o PT a confiabilidade de nossa votação é zero. Mas há 4 coisas que podemos fazer para detectar irregularidades. Uma delas é votar em um candidato que não seja é claro das esquerdas e bem longe de seu domicílio eleitoral. Em princípio ninguém votaria neste candidato, porém se eu votar nele posso conferir nos mapas eleitorais se este candidato teve ao menos um voto naquela urna, pois aí posso denunciar fraude se não aparecer na urna meu voto nele. Não podemos votar de maneira nenhuma em branco ou nulo e devemos pedir a todos nossos contatos não esquerdistas que façam o mesmo e que votem ao menos em alguma legenda não de esquerda, pois, se por acaso a eleição for honesta e havendo uma redução grande de votos nulos ou brancos, aí as esquerdas certamente perderão muitos votos principalmente no coeficiente eleitoral para o número de candidatos eleitos, visto que se Dilma não tiver maioria no congresso ela terá que governar honestamente e pensando no Brasil e não em Cuba, senão não conseguirá governar. A quarta coisa a fazer é conversar muito com pessoas não ideologizadas, mas sem definição política perguntando se ela querem continuar a ter criminosos da Papuda com poder em nosso país. Dará trabalho, mas é a única escapatória do totalitarismo das esquerdas e disto dependerá o futuro de nossos filhos e netos. Queremos para eles ser como os USA ou como Cuba? Queremos que eles sejam livres ou como os médicos cubanos? Queremos um Brasil decente ou a suruba política que está atualmente?

Anônimo disse...

Espelhen-se nas mulheres de Atenas.. Digo, olhem Venezuela de hoje que torsamos para não ser o nosso espelho de amanhã.

Anônimo disse...

Uma prévia do que acontecerá no Brasil.

Anônimo disse...

Mas o que o antissemita das 13:36 inventou que a globo é de judeus ??? De onte tirou que a família Marinho é judia ?? E de mais a mais, e se fossem, e daí ?
Assim começou na Alemanha Nazista, será que aqui vai ser assim também ???

IL DUCE disse...

A SOBERANIA DOS POVOS, DAS NACIONALIDADES, DE QUALQUER PAÍS LIVRE, sobrepõe-se absolutamente frente a qualquer ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL.
Agora, se quiserem apoiar as facções venezuelanas em conflito, os países simpatizantes de qualquer uma delas, que enviem suas "LEGIÕES ESTRANGEIRAS" para o combate; exemplo: CUBA, EEUU, etc..

Anônimo disse...

o Anonimo 13:36 ainda acha espaco pra atribuir aos judeus o que nos sul americanos criamos.... Esses patetas, Hugo Chavez, Lulla-Dilma, Indio Morales sao todos criacao de "nuestro pueblo". Sao reflexo da media baixissima de nossa gente.

Preguicosa, indolente, nao afeita ao trabalho. Dando mais valor ao futebol que a formacao dos filhos.

Se os judeus donos de sistemas de comunicacao nao divulgam eh porque assim perdem as verbas de monstrengos como Caixa Federal, Banco do Brasil, Petrobras. Ainda sao empresas capitalistas, e ainda precisam pagar os funcionarios.

Unknown disse...

Editor meu caro, fale apenas em seu nome. O POVO brasileiro, meu caro jornaleiro, nao sabe nem quem e o Maduro. Para o POVO brasileiro, editor engajado, Maduro e apenas o estado da fruta. Vcs escrevem pra meia duzia de gatos pingados e se APOSSAM da "opiniao" do POVO brasileiro pra vender suas posicoes politicas ideologicas. Quando vc falar em POVO brasileiro, editor engajado, lembre-se que o tal POVO ta cagando e andando para o que acontece na Venezuela. Na verdade, editor, o tal POVO brasileiro NEM SABE AONDE FICA A VENEZUELA. Entendeu ou quer que eu desenhe?

Anônimo disse...

o sgarbi deve ser um que acredita nos protocolos dos sábios de sião, embora ele nem saiba o que é isso... Mas vassalo como é, acredita em tudo que o petralhismo manda ele acreditar... tadinho !

Anônimo disse...

CARLOS EGARBI e toda a sua turma PTRALHA quer que o POVO fique na IGNORÂNCIA, como suas palavras, para tando, nestes 11 anos não investem em instrução, apenas distribuem diplomas e bolsas esmolas.

Anônimo disse...

Dica,entrar no Google e pesquisar "Jornais da Venezuela,tenho lido o Nacional,Universal,La Razon entre outros de vários Estados da Venezuela.Pelas notícias de hoje a situação está feia.

Anônimo disse...

O Neguinho da Beija-Flor diria assim: "Olha o Vendedor de Linhas aí Gente".

Anônimo disse...

Sgarbi nos 11 anos do Governo do PT o analfabetismo no Brasil aumentou em mais ou menos 350 mil analfabetos,diferente dos Governos anteriores que estava em descendência.Tenta explicar e também desenhe onde fica a Venezuela,sabichão.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/