Apagão - Especialista recomenda racionalização no uso e diz que problema está na capacidade de geração

Capacidade de geração instantânea é o maior problema do setor neste momento
Avaliação é de que o governo precisa incentivar o uso racional de energia porque se as afluências se mantiveram no atual nível poderemos ter problemas em futuro próximo

O Artigo é de Mauricio Godoi, da Agência CanalEnergia, de São Paulo

O sistema elétrico brasileiro está com o sinal de alerta ligado. A ocorrência da terça-feira, 4 de fevereiro, que derrubou três linhas de transmissão na interligação entre o Norte e o Sudeste do país escancarou um problema mais sério do que uma sobrecarga na transmissão: a redução da margem de reserva entre a carga demandada e a capacidade de geração instantânea disponível. A necessidade em ajustar a carga em 11 estados e que levou até cerca de duas horas para ser restabelecida a frequência do sistema interligado decorreu da falta de capacidade de geração no Sudeste para atender a demanda instantânea.

Esse alerta é feito pelo presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica, Carlos Ribeiro. O executivo, que atua no segmento de transmissão, afirmou que diferentemente do que se especulou depois do episódio de desligamentos, não há sobrecarga. Nas linhas que caíram esta semana havia espaço para transmitir mais energia. Ele explicou que como houve uma ocorrência dupla, o terceiro circuito não conseguiu enviar a energia da UHE Tucuruí (PA-8.370 MW) para o Sudeste por ultrapassar um pouco sua capacidade individual.

Ribeiro apontou que o principal problema do setor elétrico atual e que não está sendo debatido é a falta da capacidade de o parque gerador atender a carga. Esse fator se deve à conjuntura que alia reservatórios em baixa e temperaturas no sentido inverso, que estão levando a recordes sucessivos de consumo no Brasil.

"Não existe sobrecarga, o que está havendo é que a margem de geração está cada vez menor e isto leva a uma maior vulnerabilidade do sistema", afirmou ele em entrevista à Agência CanalEnergia. "Como o período úmido ainda vai se estender, é possível que os reservatórios possam se recuperar, mas o momento é de prudência e já passou da hora de o governo começar a incentivar o uso racional da energia para evitarmos a possibilidade de racionamento no futuro", destacou ele.

Tomando como base os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Ribeiro lembra que a demanda no país na comparação com o ano de 2013 está cerca de 6 mil MW médios mais elevada. Ao mesmo tempo, depois da estiagem que região Sudeste vem enfrentando desde janeiro, a perspectiva de reservatórios para este mês é pior do que no ano passado. Ele alerta que não há como saber como serão as chuvas de março. "Pode ser que tenhamos chuvas e a recomposição dos reservatórios ou a situação de seca continue. Por isso é preciso usar a energia de forma mais responsável", ressaltou.

Pelo lado dos consumidores, o presidente da Associação Nacional dos Consumidores de Energia, Carlos Farias, avaliou que o setor elétrico está sob pressão apesar do relativo equilíbrio entre a carga e a geração. Ele corrobora o que afirmou Ribeiro, da ABCE, de que os reservatórios baixos acabam reduzindo a potência nominal das UHEs porque as quedas d'água estão menores.

Contudo, ele levanta outro ponto para o atual momento que é a falta de definição de regras que a Medida Provisória 579 trouxe ao mercado e que levou a atrasos na manutenção e modernização dos ativos existentes. "O pior de tudo é que o governo continua sinalizando que está tudo bem. Não pede ajuda ao consumidor para controlar a demanda, estamos em uma situação crítica com custo elevado e que será bancado pelo contribuinte", disparou o executivo, que concorda que este momento é de rever o uso da energia. Aliás, disse que a entidade já tem procurado incentivar seus associados a fazer um esforço para reduzir o consumo.

12 comentários:

Anônimo disse...

Acho que uma das saídas prá falta de energia e água é fazer xixi no banho(e dois minutos só prá cada banho), assim ensinava o hugo chaves(que o capeta O tenha). Na Argentina, tb falta energia, isso é um dos males do populismo dessa esquerda caviar.

Unknown disse...

Nem lendo vc entende ne? O problema, segundo o especialista, editor, nao ESTA NA CAPACIDADE DE GERACAO. E sim, editor, NA MARGEM DE GERACAO. Mas esperar o que, de uma imprensa engajada que PENSA QUE CONCESSAO E SINONIMO DE PRIVATIZACAO? Nada!

Anônimo disse...

Políbio,

Quando a energia é subsidiada, o consumidor abusa mesmo, em qualquer parte do mundo.

A Dillma congelou a tarifa e o consumo explodiu. Economizar para que???

JulioK

Anônimo disse...

Companheira Estela, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

Anônimo disse...

A Barbie da direita é seletiva: peguem leve com o Justin e dêem um pau no neguinho. Assista

Autor: Fernando Brito

Raquel Sheherazade, apresentadora do SBT transformada em Barbie da direita e musa dos recalcados, não é uma moça tão inflexível assim, afinal.

Ela tem compreensão e coração generoso, capaz de perdoar.

Seletivamente, é claro.

Está no Youtube uma colagem chocante.

Primeiro, os comentários da Barbie do SBT sobre as traquinagens e transgressões que acabaram levando o “astro” (astro?) Justin Bieber a ser detido por participar de um “pega” de rua, drogado e embriagado. Dias depois, já solto, foi acusado pela polícia de Montreal, no Canadá – país de 0nde é cidadão – de agredir um motorista com golpes na cabeça.

Pura compreensão: “atire a primeira pedra quem nunca foi um rebelde sem causa, quem nunca questionou seus valores, quem nunca se perdeu de si mesmo ou procurou se encontrar. Os médicos dizem que é normal, é a síndrome da adolescência, para anônimos e famosos, como Justin, é fase de turbulência, hormônios em ebulição, conflitos, agressividade, é a busca da própria identidade. Peguem leve com Justin, o menino está só crescendo.

Justin Bieber, como se sabe, faz 2o anos daqui a menos de um mês.

A seguir, porém, você assiste como Sheherazade diz que se deve agir com um rapazote negro, pobre, de 15 anos, supostamente metido em delitos, espancado por “justiceiros” e acorrentado a um poste pelo pescoço, no Rio.

Pau nele, diz a moça!

Outro Barbie, o Klaus, que ganhou o apelido de “Carniceiro de Lyon” , também pensava nessa solução para aqueles “judeus usurários…”

Não, claro que a nossa Barbie não é anti-semita.

Sua impiedosa verve, ainda que lida num teleprompter, é seletiva em outro tom, mas na mesma pauta: a da ordem.

Quem sabe ela não faz um outro texto destes mandando descer a lenha também nos camelôs, estes desordeiros que não pagam impostos e atrapalham as pessoas de bem que andam pelas ruas?

Estes párias da sociedade, como um dia foi o patrão dela, Sílvio Santos, judeu e camelô.

Que agora a paga regiamente para apregoar na TV sangue e linchamento.

Para o negrinho, claro.

Para o Bieber, devemos pegar leve.

É apenas um menino, embora cinco anos mais velho que o que é negro e merece a chibata acorrentado no poste.

Anônimo disse...

Sr. Jornalista,como se justifica que uma usina com capacidade de fornecer energia para 20% do consumo do RS,600 Mgw,em perfeitas condições de operação não estar nem ao menos sendo cogitada a entrar em funcionamento? é muita incompetência.
Informe nos de quanto esta representando de custo aos contribuintes mesmo sem operar,semelhante as heolicas.

Anônimo disse...

O sgarbi já apareceu pra falar besteira... E aproveitou pra reclamar da Rachel Sheherazade...
Cala a boca sgarbi, volta pro teu buraco.

Anônimo disse...

Sr. CARLOS SGARBI, favor parar de bostar texto do tipo 14:08!

Luiz Vargas disse...

Pois é cumpanhero Sgarbi, concessão não passa de uma privatização por prazo determinado.
A diferença é quando não é um governo PeTralha é privatização, quando são os PeTralha$ que estão no governo aí é concessão.

Anônimo disse...

Sgarbi tu precisar entrar novamente no MOBRAL, toda a tua educação foi feita entre garrafas de cachaça e o livreto comprado na Palmarinca "como entender o Pato Donalds dentro da visão marxista".

Anônimo disse...

NÃO IMPORTA O NOME SGARBI, O QUE INCOMODA E A FALTA DE LUZ, VCS SÃO TÃO INTELIGENTE QUE TROCAM OS NOMES MAS A MERDA É A MESMA, O OLIVIO QUERIA AUMENTAR OS IMPOSTOS AI CRIOU A *MATRIZ TRIBUTARIA* QUE DÁ NA MESMA MERDA, ESQUECEU?
POBRE E PROLETARIADO, RICO É BURGUES É TUDO A MESMA MERDA, SABE QUAL A DIFERENÇA ENTRE CÃO, CACHORRO, DOG, VIRA-LATA, ETC É TUDO A MESMA MERDA, VCS SÃO ASSIM.



EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

O sgarbi se manifestando sobre assunto que desconhece completamente. Seria hilario se nao fosse tao ridiculo. Te esconde porque teus lideres ja estao presos. Qualquer hora o braco da lei alcanca os auxiliares, especialista em energia!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/