PIB cresceu mais no governo Yeda Crusius

A jornalista Taline Oppitz, editora de Política do Correio do Povo, reverbera na edição de hoje do jornal, o que também publicou com destaque a RBS no final do ano, ou seja, as declarações ufanistas do governo Tarso Genro, segundo as quais “os resultados positivos na economia gaúcha, devem-se a equipe de governo da Secretaria da Fazenda e a sua política tributária". O próprio Tarso tem sido mais específico sobre isto, atribuindo tudo à genial política de desenvolvimento econômico do Piratini. 

. Nem há razão para tanto otimismo, porque durante o governo Tarso a economia cresceu a média de 3% ao ano, contra 4% no governo Yeda, que herdou uma economia e um governo combalidos, ao contrário de Tarso. 

. O governador afirmou recorrentemente que jamais antes, neste Estado, graças ao seu governo, a economia cresceu tanto.

. Até meso qualquer vestibulando de cursos de ciências econômicas, sabe muito bem que um governo só não faz verão.

. No caso do RS, mesmo com acertos oceânicos, o que não é o caso do governo do PT, a economia só registrará altos índices se a agropecuária avançar forte.

. De qualquer modo, os números do PIB estadual do governo Tarsoi Genro serão inferiores aos do período Yeda Crusius.

. Examine (os índices de 2013 e 2014 são projeções da Farsul):

RIGOTTO
— 2003: 1,6
— 2004: 3,3
— 2005: -2,8
— 2006: 4,7

YEDA
— 2007: 6,5
— 2008: 2,7
— 2009: -0,8
— 2010: 7,8

TARSO
- 2011 – 5,7
-2012 - -1,80
- 2013 – 6,.37
- 2014 – 1,95

CLIQUE AQUI para examinar a boa análise de Maria Isabel Hammes, colunista de economia de ZeroHora, que aborda o impasse econômico gaúcho.

7 comentários:

Anônimo disse...

A capa da Zero Hora informa 2,3 bi de investimentos no estado do Rio Grande do Sul.

Anônimo disse...

Fala, liderança!!!!

Anônimo disse...

Abraço pro Saravá.

Anônimo disse...

Boa jogada do editor hem. No Governo Rigoto e Yeda está ben claro, ou seja, o ano, 2 ponto, depois o indice. Já no governo do PeTe, do Tarso, vem o ano e o índice, com um traço (-) onde o desavisado, que não é o caso dos blogueiros do blog, vão entender que todos os anos o iíndice foi negativo. Aí é só ir para a galera e fazer a festa, ou seja, comemorar, nem que seja de mintirinha.

Anônimo disse...

O psdb tem obrigação de lançar candidatura da Yeda.
O Rio Grande clama pela volta da Yeda.

Anônimo disse...

O anônimo das 10:58 não procure miolo de tripa onde não tem.Se vc não consegue fazer uma continha de cabeça,utilize a calculadora de seu computador que chegará aos dados sobre o crescimento em cada governo.

Anônimo disse...

este texto vai ficar meio longo.Sejamos realistas. Estamos no "meio do caminho" de um pais minimamente decente (Portugal por exemplo) O sul e sudeste um pouco mais. Se continuarmos a crescer 3,5 % em 15, 20 anos seremos um pais decente.Na Europa não existe bem esquerda e direita,são partidos de centro esquerda ou centro direita bem parecidos. O ruim é ter que esperar esse tempo Mas não vejo diferença significativa entre PT ou PMDB.O Brasil não é um pais tao corrupto(olhem uma lista de ranking )corrupção e verão que o Brasil esta na metade( a Itália é mais corrupta. Sejam (BEM) pacientes que o Brasil vai melh
orar

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/