Alexandre Schwartsman diz que 2014 já acabou

Em artigo para a Folha de hoje, o economista Alexandre Schwartsman diz que não parece provável que o governo se engaje em um esforço de austeridade às vésperas da eleição. Para ele, 2014 já acabou. Leia tudo:

Não que eu acredite muito nisto. Se aprendi algo ao longo dos anos, é que eventos inesperados têm o péssimo hábito de ocorrer justamente quando não se espera e cenários que parecem dados --como baixo crescimento e alta inflação em 2014-- podem tomar rumos surpreendentes. Isto dito, para ser sincero, creio mesmo que este ano não será muito diferente de 2013, mas o verdadeiro objeto do título não é exatamente o desempenho concreto da economia, mas sim a percepção de que, apesar dos problemas, são baixas as chances de mudança na política econômica, ao menos até 2015. Não há economista sério que não esteja, em algum grau, preocupado com os desenvolvimentos recentes. Mesmo os que, até há pouco, faziam da defesa da política econômica um estilo (quando não um meio) de vida já começaram, cautelosamente, a recuar de suas trincheiras.


. A expansão medíocre do produto, a inflação mal e mal contida a golpes de controles diretos de preços, o crescente deficit externo, somados ao desempenho pífio da produtividade, sugerem que o atual arranjo de política é insustentável.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

9 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Concordo plenamente com o Alexandre.

JulioK

Anônimo disse...

sem duvida...

o ano brasileiro ja começa so em Março mesmo, sempre depois do Carnaval...

agora imagine em 2014...

com Copa e Eleições...

2014 eh um ano para ser empurrado com a barriga...

Anônimo disse...

Pagaremos muito caro os anos de (des) governo do PT, os estragos serão duradouros.
Me lembra os 16 anos de PT em POA, foram anos de muita propaganda e pouca ação, deixaram a cidade atrasada.
O mesmo vai acontecer com o país.

Anônimo disse...

Perfeito é isso aí.Escrevi um outro comentário sobre previsão para 2014.

Anônimo disse...

Como assim? Hj é recem o dia 1.

Anônimo disse...

Concordo.
Feliz 2019 a quem sobreviver.

Justiniano disse...

Este texto é fundamental para entender o que acontecerá em 2014:

"Há, a bem da verdade, exemplos de países que mantiveram (ou mantêm) situações insustentáveis por períodos até bastante longos, alguns do quais desconfortavelmente próximos, mas não há casos de economias que tenham prosperado sob essas condições. Pelo contrário, há sempre um momento em que a farsa se desfaz e a crise sobrevém".

Anônimo disse...

O Schumacher vai se recuperar, o Anderson Silva também, agora o Brasil Tabajara do PT.......

Anônimo disse...

É que o Brasil está com as duas pernas quebradas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/