Governo do PT insiste: "Médicos só trabalham para os ricos e não querem saber dos pobres"

Pesquisa do governo do PT revela que só gente muito rica como Dilma, José Alencar e Lula, todos acometidos de câncer, conseguem tratamento com médicos caríssimos como os do Sírio-Libanês. 


A pesquisa do governo, feito pelo Ipea para justificar o programa "Mais Médicos",  mostrou que Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e o Espírito Santo, juntamente com o Distrito Federal, são os estados que possuem maior quantidade de médicos por habitantes. 

Os médicos brasileiros concentram-se nas regiões em que há mais recursos, e não naquelas que mais necessitam do seu trabalho. Foi o que demonstrou o ministro-chefe interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência (SAE/PR) e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri, durante audiência pública sobre o Programa Mais Médicos realizada nesta terça-feira, 26 de novembro, no Supremo Tribunal Federal (STF). Coordenada pelo ministro do STF Marco Aurélio Mello, a audiência pública discutiu a problemática em torno da decisão do governo federal de trazer para o país médicos estrangeiros no Programa Mais Médicos, diante da concentração de profissionais de saúde nas regiões mais ricas do país.

. “Os dados mostram com clareza que os médicos estão onde estão os recursos, e não onde estão as pessoas, principalmente as mais pobres. Há uma concentração geográfica desses profissionais em determinadas áreas de maior poder aquisitivo”, disse o ministro ao apresentar um panorama sobre a oferta e a demanda de médicos no Brasil sob a perspectiva econômica do programa, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Fundação Getúlio Vargas e do Ipea. 

CLIQUE AQUI para examinar mais notícias sobre a exposição feita no STF pelo representante do governo. O material é do site www.brasil247.com.br

16 comentários:

Anônimo disse...

Eles estão certos! Eles tem andado muito no hospital Sirio e Libanês, lá sim; pobre não tem vez!

DAGOBERTO LIMA GODOY disse...

Parece que o tráfico internacional de seres humanos está ganhando uma nova modalidade, arriscando aumentar ainda mais o enorme contingente de vítimas, estimado pela ONU em 2,5 milhões, em todo o mundo. O Brasil assinou, em 2004, o Protocolo de Palermo, comprometendo-se a combater essa prática criminosa, num ato duplamente importante, seja pelo mérito da causa envolvida, seja por se tratar de compromisso internacional.
Daí ser estranho que não tenham sido ainda examinadas, à luz desse Protocolo, as condições em que milhares de cubanos estão sendo trazidos para o Brasil, mediante um ajuste entre os governos dos dois países, no âmbito do programa "Mais Médicos". Isto porque não faltam aqui instituições interessadas em lutar contra o infamante tráfico, supostamente conhecedoras das normas internacionais pertinentes. Penso no Ministério Público Federal, no Ministério Público do Trabalho e na Polícia Federal, sem esquecer ONGs e órgãos sindicais, envolvidos na mesma causa, nem do Senado Federal, que até fez uma CPI sobre o tema e tem em tramitação um projeto de lei específico (PLS n.º 479/2012).
Acontece que o Protocolo que o Brasil obrigou-se a respeitar define como "tráfico de pessoas" o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou a outras formas de coação, entre as quais o abuso de autoridade ou o aproveitamento da situação de vulnerabilidade das vítimas. Ainda mais, condena "a entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração". Parece difícil não se perceber, no caso dos médicos cubanos, a presença dos três elementos básicos que os países signatários devem considerar para tipificar o tráfico de pessoas como delito: a ação (recrutamento, etc.), os meios (ameaça, coação, vulnerabilidade, etc.), e o fim (a exploração). Não foram eles recrutados pelos governos de Cuba e do Brasil? Não é conhecida a condição de vulnerabilidade em que vive o povo cubano, sob o regime castrista? E, o pior de tudo, não está clara a exploração do trabalho humano, uma vez que o profissional recebe uma parte ínfima da remuneração paga ao governo de Cuba? (Ah, tenha-se ainda em conta que o Protocolo deixa claro que o consentimento dado pela vítima deve ser considerado irrelevante, sempre que tenha sido utilizado qualquer um dos meios citados)
Não sei se Cuba também aderiu ao Protocolo de Palermo (nem se isso faria diferença, dada a forma como lá se interpreta a Declaração Universal dos Direitos Humanos), mas o governo do Brasil, ao menos, deveria comprovar que o seu vistoso programa não está, de nenhuma forma, violentando os compromissos que assumiu com a comunidade internacional. Do contrário, poderá ser acusado de praticar (ou ser conivente com) o que está parecendo um ignominioso tráfico de pessoas humanas.

Anônimo disse...

Médicos sem hospitais decentes só tratam dor de barriga e brotoeja, em casos mais graves , sem estrutura séria e adequada meramente assinam atestados de óbito. É isto que as esquerdas querem para o povo, pois o mesmo é muito ignorante e quando enterram seus mortos se confirmam dizendo"foi Deus que quis assim". Não vote em branco nem nulo, isto só beneficia este governo canalha. A soma dos votos nulos e brancos elegem qualquer presidente ou governador. Plebiscito para urnas e sistema eleitoral com votos impressos para auditagem, pois o TRE come das mãos dos me saleiros.

Anônimo disse...

E isso é assim em qualquer lugar do mundo (menos em Cuba, na Coréia do Norte e alguns outros paraísos petistas). Compete ao governo criar políticas para que os médicos possam estar em locais pobres (quem pensa que os cubanos são a solução, se engana).

Anônimo disse...

Ué, e porque estes calhordas do PT não vão se tratar em Cuba com médicos cubanos, ou mesmo passem a se tratarem com os médicos importados.

A verdade é que quando se "borram nas calças" correm para o Hospital Sírio Libanês, devido ao Plano de Saúde mantido pela Câmara de deputados- Senado - e o Palácio Presidencial. Enquanto o "povo" tem que ir para a fila do SUS.

Anônimo disse...

E segundo o PT médico cubano (que nem médicos seriam considerados em qualquer país desenvolvido do mundo)é bom para os pobres. Eles consultam no Einstein, no Moinhos, no Sirio...

Anônimo disse...

É a mais pura verdade.

Rudnei Costa disse...

Mais uma vez o PT usa dessa demagogia podre para ganhar votos. Manipulam os pobres e militantes torcedores.
É isso aí... médicos, estudem, formem-se e depois trabalhem onde o PT mandar!!!
A eleição da Dilma estava ameaçada com a questão da saúde no Brasil, não é? Pois o PT tratou de responsabilizar os "inescrupulosos" médicos brasileiros, tratando de resolver isso importando os "exemplares" médicos cubanos que são solidários e quase voluntários nessa profissão...como diria... "humanitária". Quem ganha mais votos nesse factoide? O PT é mais uma vez inocente e a culpa é mais uma vez da eterna elite branca dominante que é associada convenientemente e politicamente à oposição. O PT está escrevendo essa página triste da nossa história, mas vai cair um dia. Nesse dia muitos terão concluído o quanto foram enganados por pessoas tão desqualificadas. Quanta ingenuidade!!! Terão vergonha e arrependimento por terem patrocinado essa gente. Quanto tempo perdido!!! Haja paciência para aguentar tanta miopia da sociedade brasileira.

Anônimo disse...

O governo também só legisla para ricos, basta ver que não tem leitos nos hospitais, os corredores estão lotados de gente atirados ao chão, exame só se o cara estiver morrendo, cirurgia só com ordem judicial, e ainda querem falar dos outros.




Eduardo Menezes

Anônimo disse...

E eles estão provando isto, não é qualquer um, que pode ter um tratamento como o de Genoino, Dilma, Lula.....


MJ

Anônimo disse...

UMA COISA NINGUÉM PODE NEGAR, QUE OS MÉDICOS E UMA BOA PARTE DELES SÃO VERDADEIROS CARNICEIROS E MERCENÁRIOS POR DINHEIRO COLOCANDO SEUS INTERESSES ECONÔMICOS A FRENTE DA VIDA DAS PESSOAS.

É FATO!!!

E COLOCAR A MÃO NA MASSA NÃO QUEREM, POIS NAS CONSULTAS NOS POSTOS DE SAÚDE, A MAIORIA DOS MÉDICOS NEM TOCA NOS PACIENTES, APENAS ESCUTA O PROBLEMA E JÁ SAI RECEITANDO UM REMEDINHO E MANDANDO O PACIENTE EMBORA SEM AO MENOS NA DESPEDIDA TOCAR NAS MÃOS.

E OS CONTRATADOS PELO SUS, NÃO CUMPREM O HORÁRIO CONTRATADO, E EM MENOS DE UMA HORA, ATENDEM UM NÚMERO MÍNIMO DE FICHAS, DÃO O EXPEDIENTE POR ENCERRADO E VÃO EMBORA, OU SEJA, MUITO PREOCUPADO QUE ELES ESTÃO COM OS PACIENTES E AS PESSOAS QUE NÃO CONSEGUEM CHEGAR A TEMPO DE PEGAR A TÃO NECESSÁRIA FICHA, E MESMO DENTRO DO HORÁRIO DE TRABALHO, ALÉM DAS FICHAS, OS MÉDICOS NÃO ATENDEM MAIS NINGUÉM!!

ISSO É FATO!!!

Anônimo disse...

Não sou médico nem tenho a mínima capacidade para estudar a vida toda como eles, pagando de 4/5 mil por mês para me formar e depois trabalhar por merrecas, o cara tem que trabalhar em vários serviços durante o dia, muitas vezes mal consegue conversar com o paciente. É a vida gente, saúde é caro para quem precisa e de graça só a do governo que nós conhecemos bem, não adianta por a culpa nos médicos por votarmos errados e creditarmos em papai noel.




Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Tenho filho médico e sei o quanto é dura a vida de um médico que trabalha até 14 horas por dia.O governo está fazendo campanha contra os profissionais da saúde.Eles conseguiram enterrar os professores que hoje são culpados pelo analfabetismo dos jovens.FHC enterrou os engenheiros com a destruição da industria.O governo está implantando a política da escravidão terceirizando tudo.É uma nova forma de poder.

Anônimo disse...

É, mas o hospital Campo Limpo Paulista no fundão da Zona Sul de São Paulo são os médicos do Sirio que atende a população pobre daquela Região e foi o Serra que fez o convênio.Assim como o hospital Tiradentes no fundão da Zona Leste que é administrado pelo Santa Marcelina.O pessoal do PT só dizem lérias.Os médicos atendem onde o Estado dá condições,como o Governo Federal não sabe administrar nada,não conseguem apresentar um plano descente para que bons médicos trabalhem por todo Brasil.Qual médico formado na Universidade de Roraima não quer atender o povo de Roraima?Evidentemente se o Goveno não der condições básicas para que os médicos brasileiros possam trabalhar eles vão para outros países. Os médicos brasileiros tem portas abertas em qualquer pais do mundo o mesmo acontece com o Pilotos de Aviões que são disputados no exterior.

Anônimo disse...

Quem dúvida que médico brasileiro só atente rico, vai num posto de saúde de vila e terá a prova.

Anônimo disse...

É o velho ditado popular: "Pimenta no dos outros...."

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/