Veja conta toda a verdade sobre o subchefe do Mensalão, o petista Zé Dirceu

VEJA desta semana traz reportagem sobre a mais completa e surpreendente biografia do petista, as aventuras, traições, amores e tramoias do líder estudantil bonitão e mulherengo que virou o segundo homem mais poderoso da República - e que agora se encontra a caminho da prisão

Em 3 de janeiro de 2003, um mineiro nascido em Passa Quatro, ex-líder estudantil e ex-militante de esquerda perseguido pela ditadura militar se tornava o segundo homem mais importante da República. José Dirceu de Oliveira e Silva havia sido no-mea-do ministro-chefe da Casa Civil do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o operário que chegou ao Palácio do Planalto. Juntos, esses dois homens de biografia extraordinária prometiam mudar o Brasil. O primeiro ato que Dirceu assinou no cargo foi bem menos grandioso, mas revelador de seu caráter. Era uma portaria que mudava a ordem de entrada dos ministros nas solenidades do palácio. Historicamente, depois do presidente da República, vinha o titular do Ministério da Justiça, por ter sido a primeira pasta a ser criada. Dirceu transferiu a prerrogativa para si: quem apareceria caminhando logo atrás do presidente seria ele, o chefe da Casa Civil - que, a partir de então, teria também a primazia no uso de carros oficiais e de aviões da Força Aérea Brasileira.

. De autoria do jornalista Otávio Cabral, editor de VEJA, Dirceu - A Biografia (Record; 364 páginas; 39,90 reais, ou 27 reais na versão digital) conta esta e outras tantas histórias definidoras da personalidade do biografado, o que faz do livro um daqueles difíceis de largar (leia aqui o primeiro capítulo). Para escrever a mais completa e surpreendente biografia de um dos mais complexos e enigmáticos personagens da história recente do Brasil, Cabral analisou 15 000 páginas de documentos garimpados no acervo de nove arquivos. Entrevistou 63 pessoas, anônimas e públicas, cuja confiança conquistou ao longo dos treze anos em que atua como repórter de política - primeiro pela Folha de S.Paulo e, desde 2004, em VEJA.

* Clipping www.veja.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Só doente mental prá comprar biografia de subversivo, a história é sempre a mesma, um menino pobre que luta contra a burguesia e o sistema corrupto, até o momento que chega ao poder e torna-se um burgues corrupto e ladrão da pior espécie. A decepção é maior porque sendo um menino pobre espera-se muito, mas todos tem um preço e quem paga é o povo burro escravisado pelo futebol, novelas e mentiras de dias melhores sempre pelos mesmos políticos.

Eduardo Menezes

Anônimo disse...

O zé dirceu mereceu esta biografia nao autorizada, o editor deste blog merecera uma nota de roda - pe??? Creeeeeeio que não.

Anônimo disse...

EXISTE ALGUM "MENINO DP MEP" NA BIOGRAFIA DE ZÉ DIRCEU, ASSIM COMO EXISTIU NA DE LULA?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/