Lula fez lobby para ajudar Eike Batista - e quase deu certo

* Clipping www.veja.com.br

A presidente Dilma e dois de seus ministros tentaram ajudar o empresário a tirar do Espírito Santo um investimento estrangeiro de 500 milhões de reais e transferi-lo ao Porto do Açu. Só faltou combinar com os capixabas
Malu Gaspar e Daniel Pereira

PARECIA PROMISSOR -  Eike, Lula e o lobista Pires Neto deixam o Açu no jato do empresário: ali, eles selaram o plano para tomar das mãos dos capixabas o estaleiro Jurong (Carlos Grevi/ Agência Ururau/ Agência O Globo)

A foto acima, ao lado, tirada em 24 de janeiro, mostra o ex-presidente Lula logo depois de uma visita às obras do Porto de Açu, empreendimento de Eike Batista no litoral norte fluminense. Era o ato final de um encontro de negócios para lá de promissor. Reportagem publicada em VEJA desta semana detalha a operação desencadeada por Lula para ajudar o amigo empresário a desatolar os investimentos no Açu. O ex-presidente se comportou como lobista. Graças a ele, Eike conseguiu audiência com a presidente Dilma Rousseff, que prometeu ajudá-lo a encontrar parceiros para o porto. Ele ainda viu dois ministros se engajarem pessoalmente em sua causa (acionando, inclusive, a estrutura do Itamaraty). Guido Mantega, da Fazenda, e Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, trabalharam para convencer a Jurong Shipyard, uma das grandes companhias de construção naval do mundo, controlada pelo governo de Singapura, a transferir para o Porto do Açu o estaleiro de 500 milhões de reais que está construindo no Espírito Santo. Só faltou combinar com os capixabas, que não gostaram nada da ideia de ficar a ver navios.

- A reportagem completa ainda não foi disponibilizada na Web pela Veja.

CLIQUE AQUI para ler, também, artigo de Elio Gaspari, intitulado "Uma trapalhada em Cingapura", onde ele conta em detalhes de que modo os ministros Mantega e Pimentel trabalharam como lobistas de Eike Batista, envolvendo até o embaixador brasileiro, que mostrou suas provas para a mídia.

4 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

O Eike enganou muita gente e, agora, chegou a hora de pagar!!

O pessoal do "mercado" não perdoa.

O BTG será o primeiro a tirar os R$ 1,8 bi que colocou e jogar a carcaça as hienas!!

JulioK

Anônimo disse...

Dilma não precisa fazer
uma Ley de Medios. Basta …

Enquanto isso, ela pode matar, dissimuladamente, a blogosfera suja e a Carta Capital …

O ansioso blogueiro conseguiu localizar por e-mail Lorde Levinsohn, responsável pela Carta Real que enquadrou os Murdochs da Grã Bretanha com uma Ley de Medios ainda mais rígida.

Lord Levinsohn, muito atarefado, aceitou dar a entrevista desde que fosse por e-mail e na íntegra.

Ele está decepcionado com entrevistas ao PiG (*), que deforma tudo e muda o título.

Lá vai:

– Prezado Lord: a Presidenta Dilma não vai fazer a Ley de Medios no Brasil. Seu Ministro das Comunicações gosta mais da Globo do que de mamão com açúcar. Ou, talvez, das teles, que ele pretende presentear com uma Privataria II. Assim sendo, prezado Lord, o que senhor acha que a Presidenta Dilma deveria fazer para enfrentar o monopólio da Globo e seus Murdochs ?

– Convocar uma rede nacional de televisão no horário nobre, em cima do jornal nacional, e anunciar:

“Brasileiros e brasileiras !

Como vocês acompanham na Urubóloga, a situação econômica internacional e brasileira aproxima-se inexoravelmente do abismo.

Não há volta !

Fomos tragados pela crise da Grécia, da Espanha, de Portugal e, agora, dessa economia pujante e enorme, a de Chipre.

Os reflexos sobre o Brasil são exatamente esses que a editoria “O Brasil é uma m…” do jornal nacional descreve todos os dias, desde o Bom Dia Brasil ao patibular Jornal da Globo !

O Brasil se tornou exatamente isso: uma m… !

Sendo assim, anuncio com uma dor no peito que suspendo por tempo indeterminado todos os gastos de publicidade do Governo Federal e suas empresas com a Globo, que detém a quase totalidade da publicidade governamental.

Anuncio também que acabo de suspender por seis meses todos os gastos já incorridos.

E, por determinação do Supremo Tribunal Federal, vou exigir que as agências de publicidade que embolsaram o BV da Globo devolvam ao Banco do Brasil, à Caixa e à Petrobras.

Porque, para nós, o Supremo manda e está acabado.

Este é um Governo que cumpre as Leis !

Com os recursos advindos dessa extrema medida pretendo construir mais Minha Casa Minha Vida e tirar mais brasileiros da miséria.

Faço isso com extremo pesar.

Mas, ninguém resiste a essa crise em Chipre !

Boa noite e boa sorte.

E troquem de canal, porque essa novela que vem a seguir é uma …

Muito obrigado !

Anônimo disse...

óia o pai dos pobri ao lado do milionário e andando de jatinho particular...

enquanto isso seus fieis admiradores - e eleitores - vão morrendo enlameados nos deslizamentos das encostas onde moram...

Anônimo disse...

Que é isso?!
Lula não foi fazer lobby para o Eike Batista, não.
É que quando falaram "Singapura" ele entendeu "pinga pura" e foi logo dizendo:
- Então tô nessa!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/