Política econômica vesga de Dilma provoca "crise profunda" na indústria. Avaliação é do Iedi.

A retração de 2,7% na produção industrial de 2012 mostra que o setor atravessa “crise profunda”, agravada pela perda de parte do mercado interno para produtos estrangeiros, de acordo com análise do economista-chefe do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), Rogério César de Souza. O mesmo diagnóstico já foi apresentado em pesquisa do Banco Central (BC) no ano passado, sobre dados de 2011. De acordo com a análise, toda a expansão dos mercados internos de bens manufaturados fora capturada por bens importados e pelo encolhimento das exportações brasileiras de bens tipicamente produzidos pela indústria manufatureira.

. Para o Iedi, o cenário de substituição dos bens internos por produtos de fora “não mudou em 2012”. Tanto que estima recuo de 2,6% nas exportações de manufaturados no ano passado, provocado pelo fraco desempenho dos mercados externos e pelo acirramento da concorrência nesses mercados, desfavorável à baixa competitividade de nossa indústria.Rogério César destaca que a retração de aproximadamente 4% dos investimentos na economia nacional, no ano passado, foi determinante para o desempenho negativo da produção e acrescenta que, apesar das medidas do governo para estimular a atividade industrial, a indústria não mostrou reação consistente de sua produção, como governo e empresários esperavam.

. A falta de reação da indústria no final de 2012 leva os analistas do Iedi a descartar uma trajetória de crescimento robusto em 2013.

CLIQUE AQUI para ler tudo. O material é da Agência Brasil, postado por www.brasil247.com.br

3 comentários:

Nélio disse...

Agora ficou claro que Dilma ter falido uma lojinha de 1,99 (durante a paridade cambial!) não foi uma mera circunstância? Já deu para deduzir que tipo de estudante de graduação ela era?

Anônimo disse...

Aumenta-se o contingente da bolsa familia, dos 50 milhões somem mais uns 10 milhões de pessoas improdutivas!

Mais né, vamo pro carná!

Anônimo disse...

Não consigo entender como ninguém se toca neztepaiz - Como esperar que socialistas cuidem bem de um sistema que ainda é capitalista?

A tendência é só piorar. Ou alguém acredita que os cumpanhêro querem o progresso do sistema vigente?

Tamos fu...