Enquanto Tarso passeia de férias, nova área entra em chamas no RS, desta vez o caótico albergue penal de Viamão, fechado nesta sexta pela Justiça

- Enquanto o governador Tarso Genro resolve entrar em novas férias, depois de ter viajado seis vezes para o exterior em apenas um ano, escrito dezenas de artigos para jornais e revistas, participado de conferências e viajado numa mini-caravana da cidadania para o interior, a área de segurança pública do seu governo crepita em chamas, mergulhada em descontrole, má gestão pública, desordem administrativa e até desídia pura e simples, como comprova a reportagem a seguir de José Luís Costa, do jornal Zero Hora.

Seis dos sete assaltantes identificados no ataque a uma fábrica de joias em Cotiporã, que aterrorizou a Serra na semana passada eram foragidos do regime semiaberto. Quatro fugiram poucas horas antes do crime, mas Paulo Cesar da Silva, 32 anos, um dos três mortos em confronto com a Brigada Militar, havia escapado da Colônia Penal Agrícola de Charqueadas, em 2006. O caso é um entre tantos que se repetem há mais de um década e demonstra a calamidade dos albergues gaúchos, superlotados, depredados, com bloqueios judiciais e milhares de fugas. Em 12 anos, de 2000 a 2011, houve 47,2 mil fugas do semiaberto no Estado.

E o exemplo do descalabro é o Instituto Penal de Viamão (IPV), interditado pela Justiça na sexta-feira por absoluto descontrole sobre os presos e de onde fugiu, em 22 de dezembro, um dos integrantes da quadrilha que atacou em Cotiporã e que seria preso naquele dia. O pedido de interdição no IPV partiu do Ministério Público, aos moldes da decisão que barrou o ingresso de presos na Colônia Penal de Venâncio Aires, em junho.

CLIQUE AQUI para ler mais.

13 comentários:

Anônimo disse...

O estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, foi reinaugurado com reformas para a Copa e deveria ser motivo de festa, palco dos grandes clássicos mineiros, entre Atlético e Cruzeiro.

Mas o presidente do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil, disse que seu clube não jogará no Mineirão enquanto não corrigirem abusos que trará prejuízos ao clube. Até os jogos internacionais da Taça Libertadores, Kalil afirmou que o clube jogará no estádio Independência: "Quero avisar para todo mundo que está comprando camarote. O Atlético não vai jogar no Mineirão. Eles estão mentindo. Mandaremos todos os jogos no Independência que, inclusive, já possui novos camarotes",

Por trás da reclamação está a Privataria Tucana. Quando era governador, Aécio Neves (PSDB-MG) privatizou a operação do estádio por 25 anos para a empresa "Minas Arena", composta pelas construtoras Construcap, Egesa e HAP Engenharia. Agora a empresa quer tirar seus lucros através de contratos draconianos com os clubes para usar o estádio.

"O Mineirão é de uma empresa privada que quer liquidar o futebol mineiro. A brincadeira é algo em torno de R$ 3 bilhões. Estou dizendo porque estudamos os números. Estamos marcando com o governador para mostrar o horror que é o contrato que estão oferecendo no Mineirão", disse Kalil em entrevista à Rádio Itatiaia.

Anônimo disse...

em 2009 Yeda tinha negociado a construção de um presídio em Canoas, o qual o Prefeito Jairo Jorge doou uma área do município (fazenda Guajuviras) e quer que seja como os modelos europeus, ou melhor dizendo, um hotel 5 estrelas. Alguém sabe por que este projeto não andou?

Anônimo disse...

Por que não transformam o estádio Olímpico num presídio de passagem, digo, temporário, até melhorarem as condições dos outros?

Anônimo disse...

Acho curioso que a qualquer denúncia/notícia negativa contra governos do PT, os militantes adestrados e cooptados, certamente com cargos públicos, respondem com denúncias contra o PSDB.
Na impossibilidade de defender o indefensável, a tática é o jogo de "nós fazemos mas eles também fazem".
A pouco tempo, era o partido da ética, da moralidade, do "fazer diferente". Hoje percebe-se que era apenas um grupelho, que cresce exponencialmente, com gana de sugar a teta da viúva.
O pior de tudo é ver que nem da situação como da oposição temos planos para o país. Virou apenas uma busca por cargos, por sangrar os cofres públicos até onde for possível.
Não simpatizo com a Yeda, muito menos com o ex-marido, mas ao menos, havia um raciocínio para o Estado. Uma proposta. Hoje o Tarso apenas envia projetos em regime de urgência, tão condenados pela bancada petista a pouco tempo, e a cada remessa, mais cargos são criados.
O desânimo é apavorante!

Anônimo disse...

E a genitora ficará na portaria do estadio olimpico para pequenos serviços. eduardo

Anônimo disse...

Não só no Rio de Janeiro tem base PTRALHA para esgotosfera. O texto das 20:34 deve vir da base MG, região Valerioduto.

Anônimo disse...

Pois é. Quando é que a Justiça vai dar um cheque mate no (des)governador e determinar que ele cumpra o seu dever de zelar pelo sistema prisional.
Do jeito que está a Polícia só enchuga gelo.
Prende, quando o Judiciário não solta, o cara foge do sistema prisional e volta para cometer crimes.
Num país sério a Justiça já tinha dado uma ordem judicial no sentido de obrigar o governador cumprir com o seu dever sob pena de improbidade administrativa.
Já no Brasil ele tira férias enquanto a casa pega fogo.

Anônimo disse...

BOA IDEIA, O OLIMPICO DEVERIA SE TORNAR UM PRESIDIO, E TVZ O MINEIRAO SER ESTATISADO VIRANDO UMA GRANDE PRISAO...

Anônimo disse...

O PT VIROU NOME DE DESGOVERNO, CORRUPÇÃO E ESCULHAMBAÇÃO.

ELES NÃO AGUENTAM MAIS ESTAR NO GOVERNO, PORQUE NÃO SABEM MAIS O QUE FAZER, SÃO INCOMPETENTES.

Anônimo disse...

VI O RAUL PONT NO "PROGRAMA PALAVRAS CRUZADAS": NÃO ERA MAIS O MESMO HOMEM, CHEIO DE SI, DONO DA ÉTICA E DA VERDADE.
ESTAVA AMARELO, ASSUSTADO, NÃO CONSEGUIA EXPLICAR O DESCALABRO DO PT.
TANTOS ANOS PARA ASSUMIR O GOVERNO, E VIROU UMA SUPER-MÁQUINA DE CORRUPÇÃO E MAL FEITORIAS.

Unknown disse...

Votaram nesse governo, agora aguentem, gauchada inteligente!!!.

Anônimo disse...

Tarso nunca teve como objetivo fazer uma boa administração.
O objetivo dele sempre foi usar o cargo e a máquina pública para fazer militância socialista.
Enquanto isso, vamos vivendo os horrores da falta de um administrador no RS.

Anônimo disse...

Acho uma idéia legal transformar o estádio olimpico em um presidio temporário. KKKKKKKK

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/