Artigo, Heitor José Muller - Mãos ou cérebros?

- No artigo a seguir, publicado nesta terça-feira no jornal Zero Hora, o presidente da Fiergs, Heitor José Muller, a propósito do 5º Congresso Internacional de Inovação realizado esta semana em Porto Alegre, analisa o pouco que o Brasil e o RS têm feito para melhorar o cérebro da nossa gente. O presidente da Fiergs escreveu o artigo para mostrar o que tem feito a Fiergs (Senai). Trata-se de um esforço continuado e meritório, mas é muito pouco diante da ausência quase total dos governos estadual, municipais e federal. O editor, na sua juventude, foi secretário de uma Escola Senai, a de Joinville, a Detroit de Santa Catarina, e sabe do que se trata. Vale a pena ler:

Até 2015, o Rio Grande do Sul precisará formar 554,3 mil trabalhadores, somente entre os profissionais da indústria de nível técnico e os de áreas de média qualificação. A Federação das Indústrias do Estado (Fiergs), aceitou o desafio proposto no Mapa do Trabalho Industrial 2012, lançado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Soma-se assim ao esforço para compensar o fato de apenas 6,6% dos brasileiros entre 15 e 19 anos estarem em cursos de formação profissional. Na Alemanha, por exemplo, o índice alcança 53%.

(...)
Temos consciência de que precisamos de mãos, mas muito mais de cérebros. A indústria, de forma planejada, quer e tem todas as condições de contribuir para essa transição, pois só acredita em desenvolvimento baseado num pressuposto: o pilar educação.

CLIQUE AQUI para ler. 

3 comentários:

Anônimo disse...

No Brasil, além de poucos cérebros realmente preparados, os mesmos são frequentemente desprezados, mesmo dentro das empresas onde trabalham. É um caso cultural que infelizmente só a longo prazo pode ser revertido e não a custa de ideologias, pois para estas os cérebros são uma ameaça, visto que estes não aceitam suas profundas incoerências e a burrice e ignorância que necessitam para serem implementadas.

Surfista Prateado disse...

PT de Dilma e Tarso a procura de cérebros??? Ah, ah, ah... O único interesse deles por isso é botar-lhes o tacão de impostos em cima para extrair a grana que vai remunerar o seu eleitorado, os vagabundos das bolsas e os vagabundos do funcionalismo público! Quem tem cérebro, se dá conta disso e ou sonega o que pode, ou se manda deste circo!

Anônimo disse...

O blog do editor está virando um mar de "lamnentações", assim como o próprio editor quando levou um pé na "b" do Governador Brito e partir daí nunca mais prestrou para o serviço público (CC, digo trabalhou, digo aproveitou-se do serviço público.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/