Dilma faz cortes severos nos repasses do FPM e leva prefeitos à greve no RS

É apenas a ponta do iceberg a paralisação que farão nesta quinta-feira 21 prefeituras da chamada Região Celeiro do RS, que querem que o governo Dilma Rousseff devolva-lhes R$ 313 milhões que elas perderam nos repasses capengas deste ano do FPM (Fundode Participação dos Municípios).

. Os prefeitos alegam que sem o dinheiro não fecharão as contas do ano e nem pagarão salários e 13º.

. Não é caso isolado.

. O governo federal tem reduzido drasticamente os repasses do FPE (Estados) e FPM (municípios) boa parte em função de renúncias fiscais que concedeu a segmentos da indústria, com ênfase para a indústria automobilística, mas também porque a desaceleração da situação econômica nacional reduziu a arrecadação.

- A Famurs possui cálculos que demonstram que até o final do ano as prefeituras gaúchas perderão R$ 500 milhões. 

5 comentários:

Anônimo disse...

eh preciso dinheiro para pagar todas as bolsas que o desgoverno criou e as indenizações dos coitadinhos "perseguidos" pela ditadura...

portanto, a quem produz só resta chorar...

achavam que a grana para sustentar quase 12 milhões de famílias com o Bolsa-Familia viria de onde?

e querem mais...

quanto mais aumenta o numero de incluídos no programa mais propaganda positiva faz o governo...

ou seja, quanto mais miseráveis eles descobrem, mais comemoram...

Anônimo disse...

Mas o país não está no melhor dos mundos, dito e repetido pelo chefe de quadrilha do 9dedos e a dilma carabina, vivem falando prô mundo que estamos em franco desenvolvimento.

Luiz disse...

Para estes prefeitos aí, o correto é aumentar impostos, e não desonerar como o PT está fazendo, para gerar mais FPM

Anônimo disse...

O governo federal nunca perde. Quando ele oferece algum benefício, que reflita negaticvamente em sua arrecadação, obviamente ele tira de algum lugar, ou seja, da parte que cabe aos municípios e estados. Sem pre foi e será sempre assim.Esse é o pacto federativo, sob o ponto de vista do governo federal.Enquanto isso, a cada dia aumentam as responsabilidades e atribuições dos municipios, com relação a saúde, educação, transporte e tudo o mais.Resumindo, o ente federativo mais frágil, o Município, está sendo escravizado.
Está na hora de um levante de prefeitos contra esta derrama.

Anônimo disse...

As renúncias fiscais incluem renúncia previdenciárias aos optantes do Simples Nacional, empresas de TI e filantrópicas... isso, óbvio, deveria desaguar no orçamento fiscal, AFINAL o governo não pode renunciar a algo que não lhe pertence, as contribuições previdenciárias pertencem aos atuais contribuintes e que no futuro fará falta para o pagamento das aposentadorias. Mas como ninguém faz questão de entender isso de forma clara e inequívoca. Ficamos assim... tudo hoje e amanhã... VIVA A MISÉRIA!!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/