Entrevista - "Tarso assinou a lei do piso que agora repele judicialmente"

Mariza Abreu

O editor passou o dia atrás da ex-secretária da Educação, Mariza Abreu, para obter uma comparação entre as ações judiciais protocoladas por Yeda e por Tarso, ambas questionando a lei federal do piso do magistério. Eis a pergunta e a resposta:

Tarso ingressou com ADI no STF contra a lei do piso dos professores: fez o mesmo que Yeda?
Os dispositivos questionados da lei do piso nacional do magistério não são os mesmos, nem poderiam ser. A ADI 4848/12 não poderia questionar o que o STF já declarou constitucional na ADI 4167. Mas o argumento é o mesmo: o desrespeito à autonomia dos entes federados.

Em 2008, a ADI 4167 requereu a inconstitucionalidade do piso como vencimento inicial da carreiraa partir de 2010. Em 2012, a ADI 4848 requer a inconstitucionalidade do critério de reajuste do piso nacional, comefeito retroativo a 2010.

O governo do PSDB declarou desde o momento da sanção da lei que entendia inconstitucional o piso nacional como vencimento inicial e que não seria viável pagá-lo sem adequar o plano de carreira do magistério, como prevê a própria lei do piso. 

O governador Tarso assinou a lei em 2008, como Ministro da Justiça. Nas eleições de 2010, prometeu pagar o piso. E no governo, não cumpre a lei e a promessa eleitoral. No mérito, as posições dos dois governos são semelhantes, como reconhece o próprio Cpers. Na transparência, totalmente diferentes.

6 comentários:

Anônimo disse...

Isso não tem preço!!!
Aahahhaahhahaha!!!!!

Anônimo disse...

O Mário "Pelego de Plantão" Rangel deve ter uma boa explicação pra mais esse estelionato da esquerdalha.
Vai lá Mário, justifica logo...

Aquiles disse...

COMO DIZ A PROPAGANDA DO CARTÃO DE CRÉDITO:

"TEM COISAS NA VIDA QUE NÃO TEM PREÇO".

VER ATRA$O GENRO ESPERNEANDO JUDICIALMENTE PARA NÃO PAGAR O PISO DO MAGISTÉRIO QUE ELE MESMO CRIOU E USOU PARA PREJUDICAR YEDA CRUSIUS NÃO TEM PREÇO !!!

E VER O SILÊNCIO DOS TRADICIONAIS PETRALHAS EMPASTELADORES DO BLOG SOBRE ESTE (E OUTROS...) ASSUNTOS NÃO TEM PREÇO TAMBÉM !!!

Luiz Vargas disse...

Este é o 'noço" embu$teiro tran$ver$al. Naquela carcaça de camaleão há um esquerdi$ta comuni$ta sem mínimos resquícios de ética, honra, caráter, princípios e dignidade.

Anônimo disse...

E ainda elegem......

Sara disse...

Votei no Tarso, mas estou muito triste. Concordo que a situação financeira não seja boa. Mas por que então ele praticamente derrubou a Yeda promentendo coisa que sabia que nem ele poderia cumprir? Mas o cenário político daqui pra frente mudará e muito...quero partidos alternativos...vou votar em quem mal aparecer no horário eleitoral.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/