A vanguarda do atraso insiste em ressuscitar a PEC da Água e continuar submetendo o RS ao tratamento medieval de esgotos

No RS, a bancada do PT insiste em resgatar a chamada PEC da Água, tentativa grosseira e atrasada de impor o monopólio estatal estadual da Corsan.

. A PEC da Água foi morta e enterrada por decisão soberana da Assembléia Legislativa, dominada amplamente pelo governo do PT.

. Todos os dados levantados pelo deputado Mano Changes, PP, e aceitos pela maioria dos seus colegas deputados, demonstram que a Corsan não tem condição alguma de levantar recursos para universalizar os serviços de água e esgoto no Estado, mesmo que invista maciçamente nos próximos 20 anos – o que é impossível.

. Os casos de Uruguaiana e de São Gabriel, que se livraram da camisa de força da estatal no ano passado, já são exemplares do sucesso da privatização.

. Para quem não gosta de empresa privada no negócio e tem condições de bancar os serviços, outra alternativa pode ser o serviço público municipal, como é o caso de Porto Alegre com o Dmae. O Dmae universalizou os serviços de água e até o final deste ano terá elevada a colega e tratamento de esgoto dos atuais 27% para 84%, com a conclusão do projeto intitulado Pisa.

Leandro & Stormer – a maior comunidade de Traders do Brasil!
Nos últimos 10 anos a Leandro& Stormer já preparou mais de 20.000 alunos em 40 cidades do Brasil para investir na Bolsa de Valores. São especialistas em educação para investidores e mantem hoje a maior comunidade de traders do País. O Programa de Formação de Investidores no Mercado de Ações da Leandro& Stormer prepara você para iniciar a sua atuação como investidor na Bolsa de Valores ou tornar-se um trader profissional. Acesse http://www.leandrostormer.com.br/  e confira! 

11 comentários:

Surfista Prateado disse...

Aposto que se fosse privatizada a água de Porto Alegre, o preço diminuiria.

Anônimo disse...

Quantos anos levou o Dmae para chegar aos 84%?
Favor responder.

Anônimo disse...

A inciativa privada não se sustentaria nem em uma cidade grande como Porto Alegre.

Essa gente não tem bala na agulha nel para levar "agua" no Lami, quanto mais esgoto!!!!

Quero ver se der uma seca, aí eles triplicam a taxa, mas para manter apenas o abastecimento.

Esperem uns 5 anos e vão ver como fica Uruguaiana. Vão devolver, porque são incompetentes, fracos e só visam o lucro pelo lucro.

Agua e esgoto não é como telefone, que poe uma antena que cobre meia cidade, tem que fazer "buraco", gastar com canos, manutenção, pessoal e expansão.

Anônimo disse...

Eu questiono muito se este serviço pode ir parar nas mãos da iniciativa privada. A Velha mania do estado mínimo, pravatização. E quem controla uma empresa que precisa de lucro em sua atividade e não o bem social? Hoje se o serviço está deficitário o estado banca de qualquer forma e uma empresa? vai diminuir o cloro, a qualidade, os produtos? Água não é um celular que se não funciona não mata de desinteria.

Anônimo disse...

Raros são os casos que a privatização deu certo. E quando deu a extrutira já estava toda pronta, como a CEE e a telefonia.

Peguem os pedágios. Mesmo com a infraextrutura pronta não conseguiram duplicar as estardas. Mas as taxam aumentaram e muito. Outro exemplo é a terceirização da coleta de lixo, formam cooperativa para pagar menos para os funcionários e mesmo assim, pedem aditivos nos contratos, qdo não devolvem para as prefeitorias, vide Porto Alegre.

No caso da água, se o muncipio assumisse, tudo bem, permanece público, mas passar para a "iniciativa privada" é um tiro no pé. Vai ser pior que a terceirização do lixo e os mal fadados pedágios.

Anônimo disse...

"Hoje se o serviço está deficitário o estado banca de qualquer forma e uma empresa?"

"A inciativa privada não se sustentaria nem em uma cidade grande como Porto Alegre."

É evidente que os donos das frases, anonimos acima, são funcionários da estatal ou de outras estatais.

Defendem que o lucro da CORSAN deve ir para os seus funcionários, não para diversas pessoas que investem suas poupanças para uma futura aposentadoria;

A CORSAN nunca atendeu 100% nestes anos todos a população do RGS, logo, quem está no "prejuizo" é a população.

Anônimo disse...

Setores primários como Agua/Esgoto, Energia, Saúde e Segurança devem sim ser de responsabilidade do Estado.
E nós eleitores temos que cobrar fortemente de nossos governantes para que seja disponibilizado um serviço de qualidade.

Motivos: Uma empresa privada quando falta recursos para investir, apela para os orgãos regulamentadores para aumentar a tarifa e depois investir.
Já na empresa publica, quanto existe a falta desse recurso, quem banca é o estado (com nossos impostos) sem ônus para a tarifa.

Vejam casos como a RGE, AES Sul e etc. quem acaba pagando a conta é o contribuinte.

Valor do kW/h nas empresas (SEM IMPOSTOS):
CEEE - 0,32021
AES Sul - 0,33135
RGE - 0,42253

Anônimo disse...

Sou contra o governo manter qualquer prestação de serviço pela incompetencia gerencial, primeiro enchem de ccs sem conhecimento algum da área a que são lotados, segundo só cego não ve o desastre na saude, segurança e educação. imaginem esses incompetentes na frente de serviços essenciais e nós contribuintes pagando o prejuizo, ao pessoal acima digam um lugar onde o governo administra sem prejuizo, um unico lugar já me conveçe. edus

Aquiles disse...

É impressionante a ignorância dos CC's petralhas mujedins aboletados nas estatais que vem aqui no blog do PB se fazer de cidadão desinteressado, que não esta defendendo somente os seus interesses pessoais e corporativos.

Anônimo disse...

acho que as pessoas que defendem os interesses privados não pensam no coletivo.
quem não sabe que a empresa privada quer é o LUCRO?. Enquanto que a Estatal, por mais interferência política que tenha ainda mantem um caráter público.

Anônimo disse...

Sr. polibio. eu vejo que quando meus meus comentários fazem um contraponto as suas colocações não são publicados e olha que eu não sou reativo e nem xingo ninguém, como de vez em quando aparece por aqui.
Att.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/