Oposição tem apenas '17,3%¨das cadeiras da Câmara. Agora, só quem faz o debate é a mídia.

Vale a pena ler a entrevista que o ex-presidente FHC concedeu às páginas amarelas da revista Veja, sobretudo no momento em que ele afirma que o debate político-partidário perdeu sua centralidade, o que decorre da desconexão entre o mundo institucional da política e a sociedade. Avisa FHC na entrevista: “A oposição está dentro do Congresso, só que o Congresso não tem repercussão na rua. O debate se deslocou para a mídia”.

. O ocaso da oposição no Congresso deve-se também ao tamanho raquítico a que ela ficou reduzida.

. O jornalista Gabriel Castro, de Veja, nesta sexta-feira, informou que com a saída dos deputados Fernando Francischini e João Caldas do PSDB para o recém-criado PEN, a oposição brasileira atingiu uma nova marca histórica: agora, os quatro partidos que se opõem ao governo da presidente Dilma Rousseff somam 89 deputados, ou 17,3% das cadeiras na Câmara.

. No Senado não é muito diferente, porque o percentual é praticamente o mesmo. O número não encontra precedentes mesmo durante o regime militar: na Câmara, o oposicionista MDB nunca teve menos de 28% das vagas – apesar de, entre os senadores, o predomínio governista ter sido maior.

. Vale a pena acompanhar esta constatação final do jornalista, que mostra como vem ocorrendo a redução da força oposicionista:

Em outubro de 2010, quando as urnas foram apuradas, a eleição de apenas 111 deputados do PSDB, DEM, PPS e PSOL foi tomada como um sinal de crise na oposição. De fato, até na Venezuela o controle do governo sobre o Congresso é menor. Mas o pior estava por vir. Com a criação do PSD, no ano passado, o número de oposicionistas caiu para 97. Os atuais 89 podem diminuir para 61, caso o DEM resolva se fundir ao PMDB. “O que acontece hoje é caso único na história do Brasil, pelo menos de 1945 para cá”, diz o historiador Marco Antonio Villa.

CLIQUE AQUI para ler a entrevista completa de Fernando Henrique.

8 comentários:

Anônimo disse...

Prova de que o mensalão continua a existir.

Com cargos, ministérios e obras negociados na maior cara-de-pau.

O Pqp apoia o governo se ficar com a diretoria de DST do Min da Saude.
Para empregar toda a gang e meter a mão no orçamento.

Mordaz disse...

É que o mensalão passou a ser praticado em outras bases de negociações, com a venda de ministérios e cargos para comprar uma base aliada. E outro motivo é a total falta de identidade da oposição sem projeto nenhum para enfrentar a falta de projeto do governo.

Anônimo disse...

o debate se deslocou para a midia porque a oposição que la esta nada faz..

quando nao esta de conchavo com seus amigos governistas, esta com o rabo preso em algum rolo e os bicos se calam...

se não fosse a imprensa - e olha que eh MAJORITARIAMENTE ESQUERDISTA! - ja estávamos em uma ditadura absoluta...

Mario Rangel disse...

E vai ficar pior para os "oposocionistas"...

não adianta mensalão, dossie, aloprados, a mídia tucana, os mervais, rinaldos, políbios da vida, o povo tá feliz da vida...

kkkkk...

Anônimo disse...

Se dependesse da tua profissão Mario Rangel, não estarias feliz, uma vez que está dando água no Pré Sal.

Mário! És mais ARQUELOGO do que GEOLOGO.

Anônimo disse...

A oposição é tão fraca que conseguiu aprivar uma CPI contra si mesma. Um já foi cassado (DEMOstenes Torres), falta o Governador de Goias, Marcondes Pirillo, do PSDB, Governador de Tocantins, do PSDB e alguns Deputados Federais do PSDB, DEMOs e PPS.

Luiz Vargas disse...

Este PeTralha chamado Mario Rangel vem aqui vomitar besteiras e falar nos "Políbios da vida". Qualquer pessoas normal e que tenha resquícios de caráter quando não gosta de algo não assiste ou não acessa. O interessante é que este Mario Rangel está sempre por aqui enchendo o saco. Vai procurar a tua turma Cara! A internet está cheia de sites de quadrilheiro$ PeTralha$.

Anônimo disse...

cade o pre sal, cade as refinarias, que fizerao tanto susseso na campanha de dilma, tanta promessas que lula chegava a babar de tanta ipolgaçao, tem hora que eu acho que ate esses psicopatas do PT acreditam nessas mentiras.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/