O governo erra ao tentar usar a mágica do passado para reanimar a economia

* Clipping O Globo deste domingo.

Dez milhões de famílias estão endividadas e estimular PIB com consumo não resolve mais
Aguinaldo Novo, O Globo

Com os dados do PIB do primeiro trimestre na tela do computador, o economista José Roberto Mendonça de Barros examinava na sexta-feira os resultados de uma pesquisa recém-concluída por sua consultoria, a MB Associados, sobre endividamento.

A conclusão não poderia ser mais preocupante, considerando o esforço do governo para estimular a economia por meio do consumo: cerca de dez milhões de famílias já têm mais de 30% de seu orçamento comprometidos com dívidas.

“Elas já estão no seu limite de gastos. Bombar o consumo daqui para a frente vai gerar cada vez menos resultados. Acabou a mágica”, conclui Mendonça, que foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda entre 1995 e 1998.

Ao GLOBO, ele afirma que o governo tem se pautado por políticas de curto prazo e favores a poucos segmentos industriais, que os investidores estrangeiros perderam o encanto pelo Brasil e que a trajetória do PIB não autoriza comemorações. “Se chegarmos a 2,5% neste ano, será um acontecimento”.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

6 comentários:

Aquiles disse...

Ué, mas e o tal "espetáculo do crescimento"?

Há, já sei !!!

O lula estava se referindo à Alemanha e China, obviamente.

Anônimo disse...

Estão criando uma bolha de consumo que vai estourar em 2014. Como é ano eleitoral, o governo petista, para salvar os setores da economia em dificuldades, vai oferecer generosos pacotes de renúncias fiscais. Mas em troca, vai querer doações para financiar a campanha de reeleição dos embusteiros. E como o presidente do TSE será o Toffoli, ex-advogado do PT, não haverá investigação alguma dessas doações...

Tá tudo dominado, tudo milimetricamente calculado pelo PT, a facção partidária - INFELIZMENTE - mais bem organizada e articulada do país, que dá um tapa na cara da oposição e mostra como se faz política numa republiqueta bananeira, em que tudo está à venda, de instituições a políticos, passando por princípios e valores morais e éticos : tudo tem um preço, que o PT, obviamente, se dipõe a pagar !

Anônimo disse...

Somente o "Sao Aod Cunha" o queridinho dos gauchos e que pode dar solucao ao Brasil, ao Euro e ao mundo, kkkkkkkk!!!!!

Anônimo disse...

Concordo com o anterior, vão segurar até 2014, até a volta do messias, salvador da pátria. Após, o estouro será gigantesco !

Anônimo disse...

O anônimo das 11:00h mostra toda sua ignorância, cinismo e falta do que fazer de útil na vida, provavelmente etilizado e auxiliado por seus parcos neurônios.Um pobre coitado moral, lambedor de botas e sem luz própria, mero papagaio,porém perigoso por apoiar totalitários!

Anônimo disse...

Pior de tudo, mais do que o mensalão, para nós, o povo, foi ter Lula perdido o "Cavalo Encilhado". O grande momento perdido, a hora de arrumar a casa finalmente, sem dor, foi pro brejo.

Passou o grande momento deste pinguço, só pinguço mesmo é que nada faz, poderia passar para a história como o grande arranjador das finanças públicas. Mas a pinga foi maior, deixou de completar o serviço iniciado na administração anterior.

Mas, como disse, pinguço é pinguço, nos ferrou, será conhecido na HISTÓRIA como o PRESIDENTE DO MENSALÃO. ESTE É O LEGADO DESTE "estadista".

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/