Especialistas avisam que PIB deste ano crescerá entre 1,5% a 2,5%. Viés é até pior do que isto.

* Clipping jornal O Globo, este sábado.

Desempenho ruim da indústria e cenário externo desfavorável vão afetar economia
Ronaldo D’Ercole e Bruno Rosa, O Globo

O fraco resultado do PIB entre janeiro e março, abaixo da maioria das estimativas do mercado, já está levando analistas e consultorias a reverem suas projeções para o crescimento da economia brasileira este ano. De 3%, as projeções passaram a 2% e até a 1,5%. Luciano Rostagno, estrategista-chefe do banco WestLB, rebaixou a previsão para o PIB este ano de 3% para 2,5%, depois que o resultado do primeiro trimestre veio abaixo do que projetara, alta de 0,4%:
- O resultado decepcionou, e a dinâmica dos números veio bem fora do que esperávamos.
Sérgio Vale, economista-chefe da MB Associados, manteve a projeção de 2,5% de alta para o PIB de 2012, mas considera provável ter de rebaixar essa meta.

- Os 2,5% estão virando absolutamente um teto para a economia este ano, que vai ser difícil de ser alcançado - diz.

4 comentários:

Anônimo disse...

O modelo crédito/consumo esgotou. Mais uma vez as reformas não foram feitas, o investimento em infraestrutura é pífio, ou seja, voltaremos a estaca zero. O governo vai tentar "enganar" até 2014, após as eleições a realidade vai ser dura.

Anônimo disse...

Até o fim deste ano - Bolsa nos 50 mil pontos e PIBinho nos 2,1%, se tanto.

Sds

Anônimo disse...

Se crescer 1% já será muito!
Depois da banca-rota da social-democracia européia, que deverá acontecer em junho ou julho, vão desandar as economias baseadas no modelo esquerdalha mundo a fora.

Surfista Prateado disse...

Mas qual o problema? Desde o início do governo Lulla e antes dele o Brasil sempre cresceu uma merreca, as poucas exceções foram como em 2009 ou 2010 que cresceu 7%, mas em compensação no ano anterior tinha crescido 0%. O Brasil não consegue passar da média de 3% há décadas. O que o editor não diz e a mídia em geral não diz é que isso SEMPRE foi culpa do PT, que não deixou o PSDB fazer as reformas trabalhista e previdenciária, quando era oposição, e quando governo, sentou em cima. Esses são os grandes motivos da MERDA que o Brasil é e sempre será. Não consegue dar um vôo melhor que de um galinha, porque tem enrolado no pescoço essas duas âncoras que não lhe permitem voar direito.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/