Artigo, Fernando Gabeira - Lula e o nosso futuro comum

-O artigo a seguir é de Fernando Gabeira e foi publicado no Estadão deste sábado.
O ponto de partida é uma frase de Lula: "Não deixarei que um tucano assuma de novo a Presidência". Lembro, no entanto, que não sou de pegar no pé de Lula por suas frases. Cheguei a propor um "habeas língua" para o então presidente na sua fase mais punk, quando disse que a mãe nasceu analfabeta e que se a Terra fosse quadrada a poluição não circularia pelo mundo. Lembro também que hoje concordo com o filósofo americano Richard Rorty: não há nada de particular que os intelectuais saibam e todo mundo não saiba. Refiro-me à ilusão de conhecer as leis da História, deter segredos profundos sobre o que dinamiza seu curso e dominar em detalhes os cenários futuros da humanidade.
Nesse sentido, a eleição de Lula, um homem do povo, sem educação formal superior, não correspondeu a essa constatação moderna de Rorty.
CLIQUE AQUI para ler tudo.

3 comentários:

Anônimo disse...

e dai, eu não tenho educação formal superior mas não me comporto como um ogro, corrompendo a sociedade nos seus valores...

esse negocio de que Lula representa o homem do povo eh invencionice...

representa eh o time dos espertos, dos oportunistas descarados e dos patifes funcionais...

Anônimo disse...

Este pessoal do Sirio Libanês de SP, prestou relevante deservicos a Nação Brasileira.

Anônimo disse...

Lula é um 'tranco' do qual temos que nos livrar. Quem assumirá o governo diz respeito a população e não a essa vigarista de plantão.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/