O poder da matemática

- O artigo a seguir é de Merval Pereira e foi publicado nesta quinta-feira no jornal O Globo. Trata-se de um meticuloso estudo sobre o ensino da matemática no Brasil – um desastre vergonhoso e que precisa ser revertido.

O poder da matemática
Merval Pereira, O Globo

Têm sido mais comuns do que desejaríamos os sinais de que o ensino de matemática entre nós está abaixo das necessidades do país, de que são exemplos os dados disponíveis, que mostram uma aprovação de apenas 42,8% dos alunos do 3 ano do ensino fundamental com os conhecimentos básicos de matemática.
Em apenas 35 cidades do país, mais da metade dos alunos do 9º ano do ensino fundamental sabe matemática, teria nota superior a 5.

Apenas 11% dos jovens que alcançam a 3ª série do ensino médio têm aprendizado suficiente na matéria.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Esperavam o quê depois de 12 anos de governo petista ?

Lembrem-se da polêmica, no ano passado, a respeito do é certo falar "nóis leva os peixe".

Mais uma vez, repito : os empresários desse país, e suas fantásticas federações e confederações, são tão imprestáveis quanto esses políticos do PT. Se pensassem no futuro de seus negócios, exigiriam dos governos investimentos maciços em educação, como fizeram os coreanos.

Como pensam pequeno, só sabem reclamar da falta de mão-de-obra qualificada, que dentro da miopia esclerosada deles, é a única coisa que compromete seus negócios, no curto prazo.

Quanta mediocridade nesse país ...

Anônimo disse...

"Doria não tem dúvidas: “Talento e habilidade matemáticas são essenciais para se fazer capitalismo, para o crescimento econômico — e disso o Brasil tem muito pouco”."

O texto está a indicar os motivos da falta de investimento em matemática, não interessa aos socialistas o crescimento econômico.

Anônimo disse...

Hoje mesmo eu estava me batendo para explicar para uma estagiária - estudante da 3ª Série do ensino médio aqui em SP - uma fórmula simples de física para calcular a posição de um objeto em movimento uniforme dados o instante, sua velocidade e posição inicial. E esse é conteúdo de primeiro ano... O problema é muito mais grave do que parece e afeta severamente os cursos técnicos subsequentes.

Anônimo disse...

não falem mal dos petistas em relação a matemática...

de números eles entendem...

tem um ate que eh medico mas fez fortunas (20 paus!) em 4 anos prestando consultoria financeira...

eh ou não eh um gênio da matemática, principalmente quando se trata da multiplicação da conta bancaria?

já nas operações de divisão eles são meio fracos...

não dividem nada com ninguém...

são bons mesmo eh na adição e na multiplicação...do patrimônio pessoal, claro.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/