PIB gaúcho já cresceu 5,3% no ano, mas economia começa a desacelerar no Estado

Não se trata do PIB, mas grosseiramente o ITAP, o Índice Trimestral de Atividade Produtiva do RS, pode ser usado deste modo, e por isto é possível prever que a economia gaúcha terá um desempenho superior ao da média nacional este ano.

. O ITAP divulgado nesta quinta pela FEE (Fundação de Economia e Estatística) apurou crescimento de 3,3% no terceiro trimestre (julho, agosto e setembro). O número é menor do que o do acumulado do ano, 5,3%, o que demonstra que também no RS a economia desacelera.

.  No ano, com o PIB a mais 5,6%, foram estas as três contribuições mais importantes, por setor: agropecuária, 14,2%/ indústria, 3%/ serviços, 5,3%. A produção industrial puxa o PIB para baixo.

- A FGV já aposta em crescimento menor do PIB nacional, que mal ultrapassaria a casa dos 3%. No RS, a FEE acredita que ele será superior a isto.


CLIQUE AQUI para examinar melhor os dados da FEE.
CLIQUE AQUI para ler a análise de José Roberto Mendonça de Barros sobre a desaceleração da economia brasileira (O Estado de S. Paulo, domingo, página B5).

CLIQUE AQUI para ler “Alerta: há recessão lá fora”, de Alberto Tamer, Estadão de domingo (página B12).

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/