PIB anual foi maior antes de Lula. Conheça os números.

O PIB (Pibão, segundo Dilma Roussef) do ano passado, último dos oito anos do governo Lula, foi reverberado como enorme trunfo esta semana, quando o número mágico de 7,5% foi novamente divulgado. Sobre o assunto: 1) a base sobre o qual avançou o PIB foi reduzídissima, porque o ano anterior foi de recessão e o PIB ficou abaixo da casa dos zero. 2) Este ano, á se sabe, o PIB nem de longe repetirá os 7,5%. Mais importante é a seguinte, que desmistificará a tese do presidente genial, que conseguiu emplacar taxas enormes e continuadas de crescimento do PIB: a média anual foi de 4%, menor do que a média anual alcançada desde o início da República, que foi de 4,5%. Vale a pena examinar os números a seguir. Não se trata de discurso: são números. Está tudo no resumo a seguir do artigo de Reinaldo Gonçalves, publicado no dia 3 de março:


1. Crescimento médio do PIB no governo Lula: 4% (3,5% de 2003-2006 e 4,5% de 2007-2010). Média na República entre 1890 e 2010: crescimento de 4,5%.
2. Brasil teve 29 presidentes. Em 18 presidentes o PIB cresceu mais que no período Lula.
3. PIB do Brasil, pelo PPP (paridade do poder de compra), como proporção do PIB mundial ficou estacionado no período Lula: 2,9%.
4. Entre 2003 e 2010, entre 181 países, o crescimento do PIB do Brasil foi o 96º.
5. No período Lula, o PIB per capita do Brasil, comparado com os demais países, passou de 66 para 71.

- Conheça o estudo completo com as respectivas tabelas. São 18 páginas.

12 comentários:

Mordaz disse...

Coisas que a gente só sabe aqui, no Políbio Braga. No resto é o ufanismo pelo atraso em que se vive!

Sam Spade disse...

Off Topic!!!


Caro Polibio,
Aqui a pouca vergonha da União da Ilha da Magia….
http://www.uniaodailhadamagia.com/ISD_uim/UIM_Arq/C2011/enredo.html
Pessoal, VAMOS ENTUPIR A CAIXA DE E-MAIL DA UIdaM…. com protestos contra esse absurdo que é tripudiar sobre de mais de 100 mil cadáveres…
“Já está em Florianópolis Aleida Guevara, a filha do porco assassino Che Guevara, que fuzilou pessoalmente mais de 160 presos políticos, na prisão de La Cabaña, em 1959, em Havana, Cuba. Ela será homenageada por 2.500 ignorantes e cúmplices de um regime ditatorial, que vão rebolar a bunda na avenida para exaltar a revolução criminosa de Fidel Castro. Aleida desfilará sobre um carro alegórico que imita um tanque de guerra. O nome da escola de samba é União da Ilha da Magia. Se você estiver na Passarela Nego Quirido, grite: Fidel Assassino, Che Assassino, Cuba Libre! Florianópolis está envergonhada, entristecida, ofendida com a presença da filha deste mercenário assassino que alugou a sua pistola para matar inocentes.Ainda restam mais de 70 presos políticos em Cuba. Ao todo, a revolução cubana exilou 2 milhões de cidadãos e assassinou mais de 100 mil. Florianópolis está sujando as mãos de sangue reverenciando estes criminosos.”. Por Coronel.
Um tapa na cara do ex-preso político Orlando Zappata morto recentemente depois de mais de 80 dias de greve de fome.

Anônimo disse...

A verdade do que ocorreu é que a Turma do atraso, petralhas e assemelhados, conseguiu um grande feito; eles conseguiram dificultar o crescimento do país durante oito anos.
Se tivessemos tido a sorte de ter o José Serra nesses oito anos, o Brasil teria crescido no mínimo 50% mais, pois trata-se de pessoa muito mais preparada para governar.
Só temos a lamentar.
Já eles festejam pois alcançaram um de seus objetivos, qual seja impedir o crescimento sustentado do país e cantam vitória.
Falam aos quatro ventos, mas quando uma pesquisa séria é feita aparece a realidade do governo pífio que fez o Lula.
E ainda por cima já estamos vendo a herança maldita que deixou para sua sucessora eleita a custa de muito dinheiro jogado na propagando oficial do governo e das estatais vinculadas ao governo federal, pois em oba-oba eles são mestres.
Com tanta publicidade diariamente jogada na imprensa brasileira e sem oposição, justamente por isto, já que os órgãos de imprensa ficaram tolhidos em mostrar a verdade, para o que eram muito bem pagos.
Assim até o Lula faz um governo aprovado.

Luiz disse...

A divulgação do crescimento do país, está sendo comemorada por quase todos os brasileiros, menos pela direita raivosa, aqueles que torcem pelo mal do Brasil, para que tudo dê errado. Felizmente estão quebrando a cara

Anônimo disse...

"divulgação" dita pelo ptralha das 19:23 é corretamente bem "comemorada", muito dinheiro é colocado na grande midia.

"direita raivosa" pode ter alguns aqui mas tem muitos mais lá as direitas criminosas, contido em Brasileira, do dipo Jose Sarney.

Falar a verdade dos fatos não é torcer pelo mal do Brasil, pois quem está fazendo mal são seus pares Sr. Luiz.

Gostariamos, ísto é mais uma outra verdade, que estivessemos "quebrando a cara".

Quebrar a cara juro que espero, o que não queremos e não desejamos é que voces quebrem o Brasil, Sr. Luiz.

Anônimo disse...

Políbio,

Ví o Brasil Gigante, aquele que "vai pra frente", oitava economia do mundo.

Ví o Brasil despencar para a décima quarta posição.
Com a humilhação adicional de ser ultrapassado pelo México.

Hoje estamos na sétima posição quando consideramos o PIB em dólares nominais, para os que vão gastar em Miami.
Para a maioria, os que aqui vivem de fato, já somos a quinta economia do mundo.

Portanto, não entendo a choradeira.
É fato que a cada dia fica mais difícil contratar uma diarista, um jardineiro, um encanador, mas esse é o preço a pagar.
E sob esse aspecto vai piorar, e muito.

Quem tem hoje menos de 50 anos tem grande chance de ver o Brasil ocupar o seu lugar de direito como a Quarta Economia do Mundo.

China, India, EUA, Brasil, Russia ou México, ...

E não há nada de errado nisso, admita.

O desastre de épocas recentes foram contingentes.
Não podem ser tomados como determinantes sobre o nosso presente, menos ainda sobre o futuro.

daSilvaEdison

vedor disse...

LULA MAIOR ESTELIONATO PUBLICITÁRIO

BROSSARD tinha razão, nuncadantez neztepeiz alguém ousou mentir tanto.
LULA "enquanto governo" TAL QUAL um VIRABOSTA se adonou das obras dos outros, e se apropriou da autoria dos feitos de seu antecessor.Ninguém acho que vai ver coisa parecida.
Portanto, a expressão O MAIOR ESTELIONATO PUBLICITÀRIO é a mais adequada que já cunharam por aí.

DESAFIO: alguém ache obras realizadas por LULA que correspondam aos números que êle divulgou.

Estão procurando, talvez achem logo depois que o sargento Garcia prender o Zorro.
PS.: Lula deu uma conferência sobre MACROECONOMIA, a pessoal do ramo;não se sabe porque, saiu rápido e de fininho...

Anônimo disse...

Pois analisando o que disse o prezado "da Silva Edson acima, eu com 50 o que vi de verdade foi o mercado de trabalho desaparecer no Brasil para quem tem mais de 40 anos, a nao ser que faca parte do marajalato concursado e ja possa por o pijama em cima d eum salario igaual ao d aativa e cuja diferenca entre o que o INSS paga (que mal da para comer) e o seu subsidio integral faz parte do rom bo impagavel da Previdencia Social de uns R$ 100 bilhoes so neste ano, ou seja, insustentavel. Outra coisa nao me interessa o tamanho do PIb do Brasil, alias PIB nao quer dizer muita coisa. Quero saber e porque se o Pais e um gigante prospero como dizem porque somente 15 milhoes d ebrasileiros declaram renda, ond estao os outros, de que vivem, que patrimonio tem??? E a infra-estrutura deste lugar d eterceiro mundo que tal? O maior esgoto a ceu aberto do mundo, competindo com a tambem "fetida India", ond eestaos os portos, as estradas, a educacao nas escolas,os aeroportos, a saude publica, a seguranca, onde o sujeito sai de casa e toma uma bala na testa??!! Enfim onde esta este Brasil de verdade que se esconde atras de numeros falsos e construidos para enganar este povo que sem educacao e conhecimento a altura e um mero fantoche nas maos deste governo fraudulento!
E mais facil eu acreditar no Papai Noel na Laponia e no coelhinho da Pascoa do que este Governo desonesto prega!!!

piscando a notícia disse...

Pelo amor de Deus a burrice econômica assola os leitores desta coluna. Brasil quinta economia somente no Alice ou será Lula no pais das maravilhas. Os EUA, China, Japão e Alemanha são potenciais econômicas mundiais, seguido de longe pela Índia, ou seja para o Brasil resta o consolo de 6 ou 7ª economia, e a sorte do país é que a Russia ainda paga a conta cara da gestão retrógrada e burocrática comunista e é ainda um país que vive no século XX, mas que com a mudança do perfil politico russo poderá dar um salto para quarta economia mundial.

vedor disse...

FATOR EXTRATERRENO

anonimo das 9:31

Pois é,o sr já deve ter visto aquela pirâmide que simboliza o estrato social; da base até 2/3 da altura da pirâmide está a massa,80% da população,no nosso caso ignara e sem escolaridade, e vai ficar, porque senão cai o tipo de governo que está aí, termina.
Estamos condenados a ver isso,não vejo como possa ser outra a situação porque não darão oportunidade da massa elevar o padrão de conhecimento,as crianças agora nem prova precisam fazer para conferir a aquisição do conhecimento,não sabe ler,consequentemente escrever muito menos.
O Políbio pode confirmar, nem gente com conhecimento e em quantidade temos para fazer o país crescer.Em Rio Grande as empresas estão trazendo gente de fora, e agora até a usina de Candiota traz operários chineses.
O "BOLSA" atualmente serve para manter o status de pobreza e miserabilidade.
COMO CONSEGUEM?
MILITÂNCIA,MILITÂNCIA! o PT aparelhou tudo,meios de comunicação,repartições escolas,sindicatos,os seus líderes estão mamando bem, então difícil mudar.
SÒMENTE ALGUM FATOR EXTRATERRENO!

Achei pertinente,não sei se dá para fazer, mas o Rogério escreveu na sua coluna e está aí embaixo.Um primor,retrata bem "A MARAVILHA DE PAÌS" .
Home

“O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar”.
José Arthur Gianotti, professor de Filosofia da USP

EDUCAÇÃO NO MODELO NACIONAL

EM 2009

Um lenhador vende seu carro de lenha por R$ 100. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00. R$ 20 ( ), R$ 40 ( ), R$ 60 ( ), R$ 80 ( ).

EM 2011

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00. Se você é de alguma minoria social não precisar responder. R$ 20 ( ), R$ 40 ( ), R$ 60 ( ), R$ 80 ( ) R$ 100 ( ).


Repasso aos leitores uma mensagem que circula na internet sobre a moderna educação brasileira, já que antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia, etc. Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, cantava-se o Hino Nacional e a Bandeira do Brasil era hasteada antes do início das aulas.
Leiam, a seguir, o relato de uma professora de Matemática que foi comprar um produto de R$ 15,80, entregando à balconista uma nota de R$ 20,00 e R$ 0,80 para facilitar o troco. “A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora. Tentei explicar que ela tinha que me dar R$ 5,00 de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.”

“Por que estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de Matemática desde 1950. Naquele ano, uma questão se apresentava assim: Um lenhador vende seu carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?”

EM 1970 E 1980

Em 1970: Um lenhador vende seu carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço da venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro? Em 1980: Um lenhador vende seu carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Qual é o lucro?

EM 1990

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro: R$ 20 ( ), R$ 40 ( ), R$ 60 ( ), R$ 80 ( ), R$ 100 ( ).

EM 2000

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00. Está certo? Sim ( ), Não ( ).

EM 2009

Um lenhador vende seu carro de lenha por R$ 100. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00. R$ 20 ( ), R$ 40 ( ), R$ 60 ( ), R$ 80 ( ).

EM 2011

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00. Se você é de alguma minoria social não precisar responder. R$ 20 ( ), R$ 40 ( ), R$ 60 ( ), R$ 80 ( ) R$ 100 ( ).

Anônimo disse...

Quando REALMENTE começarem a aparecer as malversações do desgoverno do Lulla, aí sim, a população ficará de queixo caído.
Aí sim, vamos ver os índices de popularidade do apedeuta que se acha o senhor do universo.
Uma falácia, foi o que este cidadão aplicou ao povo brasileiro.
Uma lástima. Quanto tempo teremos para buscar refazer o estrago feito por esta gente??? Torço pelo melhor para nosso país, mas acho que perdemos muito tempo, precioso tempo, inda atrás das conversas fiadas do Lulla. Pobre povo brasileiro iludido até os cabelos.
D.Vargas

Daniel disse...

Eu quero saber é quanto o PIB cresceu no periodo em que o Brasil era governado pelo comedor de jornalista, conhecido como FHC. É só isto que interessa, pois comparar o Gov do Melhor Pres do Brasil, em todos os tempos, Sr Lula, ao Gov do Mal Floriano é piada de tucano invejoso. E como dizia o filosofo Paulo Maluf, se o estupro é inevitavel, entao, aproveita e g... Portanto, caro jornaleiro, ate 2014 so resta a vcs, tucanos, espernear.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/