Lula será o primeiro-ministro “fantasma” de Dilma Rousseff.

Lula sempre será a grande sombra sobre o governo de Dilma Rousseff, que é a nova presidente do Brasil. Ele retirou-a da obscuridade, deu-lhe sopro de vida política, tornou-a candidata e a elegeu.

. Muita gente compara o que Lula fez com Dilma e o que fez Getúlio com Dutra (1946). São situações diferentes, porque Getúlio Vargas apenas apoiou o general que ajudou a depô-lo um ano antes, mas não o retirou da obscuridade, não lhe deu sopro de vida política, não o tornou candidato e também não o elegeu.

. O caso de Lula não tem precedentes na história política e eleitoral brasileira.

. A situação é exatamente igual a que protagonizaram na Rússia o ex-presidente e atual premier, Vladimir Putin, e Dmitri Mevdved, o atual presidente.

. Como Putin, Lula é o suserano político de Dilma, que deve a ele tudo que é; e como Putin, Lula repartirá o governo com Dilma, o que fará através de um gênero de parlamentarismo sequer existente na legislação brasileira, mas que é resultado da enorme influência do ex-presidente no seu Partido, nos Partidos da base aliada, nas instituições republicanas e no miolo da própria sociedade brasileira.

. Se isto vai dar certo ou não num País tropical como o Brasil, será outra história, como também será outra história compreender a reação de Dilma Rousseff, cuja trajetória política nunca foi a de uma marionete na mão de ninguém.

CLIQUE AQUI para ler "Presidencialismo mitigado ?Sem chance", artigo de Gaudêncio Torquato para O Estado de S. Paulo, 20 de novembro.

8 comentários:

Anônimo disse...

Assim como José Dirceu foi de Lula, a Rainha da Banania...

Anônimo disse...

Isso será mais fácil ainda diante da incapacidade notória da nomeada.

Mordaz disse...

Por isto não vejo sentido neste falso ufanismo com a "primeira mulher" a governar. Ela não foi eleita pelos seus méritos, nem por ser mulher, mas por ter Lula descaradamente usado ilegalmente e criminosamente a sua eleição como "meta de governo"!

Anônimo disse...

DUVIDO.
A DILMA VAI ESCANTEAR O LULA.
DE BOBA ELA NÃO TEM NADA.

Anônimo disse...

Que alívio! Sabe-se que não se corre o risco, pelo menos hoje, de se ouvir o cacarejo do ex na TV.

Anônimo disse...

Cadê a oposição ao lulo-dilmo-tarso-petismo???

Por falar em "oposição",reproduzo,aqui,uma pequena história postada por um leitor/comentarista do blog REINALDO AZEVEDO,que deixará claro o que aconteceu e vai continuar acontecendo com a referida "oposição":

"João Antonio
-02/01/2011 às 17:44

SABEDORIA DO TUBARÃO

Dois enormes tubarões brancos observam os sobreviventes de um naufrágio.
– Siga-me, filho. – diz o tubarão pai para o filho.
E nadam até os náufragos.
– Primeiro vamos nadar em volta deles com apenas a ponta das nossas barbatanas aparecendo fora da água.
E assim eles fizeram.
– Muito bem, meu filho! Agora vamos nadar ao redor deles, algumas vezes, com nossas barbatanas todas de fora.
E assim eles fizeram.
– Agora nós podemos comer todos eles.
E assim eles fizeram.
Quando finalmente se saciaram, o filho perguntou:
– Pai, por que nós não os comemos logo de início? Por que ficamos nadando ao redor deles várias vezes?
O sábio e experiente pai respondeu calmamente:
– Porque ficam mais saborosos sem merda dentro…
Senhores me desculpem, mas foi exatamente o que o PT fez com a oposição. FELIZ ANO NOVO…novo? inflação nova?…"


Almirante Kirk

Daniel disse...

É melhor ter o LULA como sombra doque o FHC, né? Mas vc pode tentar entrevistar o FHC, comedor de jornalista, para entender como é que um cara instruido, como ele, nao conseguiu amarrar a chuteira do SAPO BARBUDO. Depois, se sobrar um tempinho, tente entrevistar a MONICA ABORTEIRA. Vc, como toda a imprensa movida a JABA, devem esta entrevista para a sociedade tupiniquim. E nao esqueça, nobre jornaleiro, é DILMA ATE 2014 e depois...

Anônimo disse...

Um pouco Dilma é um boneco teleguiado pelo Lula. Logo depois ela é uma fera, irascivel e autoritária. DECIDA-SE, EDITOR!!!! Isto já passou da fase do ridículo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/