Equipe de Obama pode ter até políticos republicanos

Clipping/ Revista Veja/ 05/11/2008

O período entre a eleição e a posse do novo presidente americano soma exatamente 76 dias. Durante os quase dois anos de campanha, Barack Obama participou de milhares de comícios, viajou para vários países, enfrentou seu adversário John McCain em debates e, para tudo isso, contou com uma larga equipe para ajudá-lo. Agora eleito, o sucessor de George W. Bush nomeará quem vai compor sua equipe. No total, Obama pode ter até 7.000 funcionários para servir sua administração.

. A seguir, os nomes mais cotados para ocupar os principais postos do governo americano:

Secretário de Defesa
Atualmente, quem ocupa o cargo mais alto no departamento de Defesa americano é Robert Gates. Especula-se que a equipe democrata pretende convidar Gates a permanecer nesta posição. Outro que chegou a ser cotado foi o ex-secretário de Estado de Bush, Colin Powell, que deu seu apoio a Obama durante as eleições.

Secretário de Estado
Apesar de ser republicano, o senador Richard Lugar é uma das apostas para comandar a diplomacia do país. Os nomes do ex-candidato à Casa Branca John Kerry, do governador do Novo México, Bill Richardson, e do ex-embaixador na ONU Richard Holbrooke também são citados.

Secretário do Tesouro
Em meio à crise financeira mundial, todos os holofotes estão voltados para quem será nomeado para cuidar do Tesouro americano. Timothy Geithner, atual presidente do Federal Reserve de Nova York, e Larry Summers, que ocupou o cargo no governo de Bill Clinton, seriam fortes candidatos. Durante a campanha, o mais cogitado pelos dois candidatos foi o multimilionário Warren Buffett.

Chefe de gabinete
O ex-senador democrata da Dakota do Norte Tom Daschle estava ao lado de Obama na maioria das viagens que o presidente eleito fez pelo interior dos Estados Unidos.

Assessor de Segurança Nacional
Apesar de ter o mesmo sobrenome da atual secretária de Estado, Condoleezza Rice, Susan Rice, ex-auxiliar de Bill Clinton e seguidora de Obama desde o início, pode se tornar a assessora de Segurança Nacional do novo governo.

Subchefe de gabinete
O ex-jornalista David Axelrod foi o grande estrategista político de Obama na campanha. Pode ficar no lugar antes ocupado por Karl Rove no governo Bush.

Secretário de Energia
Para ser secretário de Energia, a indicação de maior repercussão seria o ex-vice-presidente Al Gore. Mais conhecido por seu ativismo contra o aquecimento global, pode ser um nome popular para ocupar esse cargo.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/