Você não precisa se assustar, mas é bom botar as barbas de molho, porque durante toda esta segunda-feira o que se soube foi o seguinte:
- Os grandes bancos brasileiros, especialmente aqueles que atuam no mercado de Crédito Direto ao Consumidor, suspenderam hoje toda e qualquer operação de empréstimo pessoal ou financiamento. Entre eles , Itaú, Bradesco e Unibanco. A razão da suspensão não é falta de liquidez. Os bancos não sabem quanto cobrar do tomador do empréstimo ou financiamento. Até segunda ordem, está tudo parado.
. Isto que você leu aí acima está no site do UOL, que foi mais longe:
- O banco Panamericano, do grupo Silvio Santos, deixou de operar com crédito consignado desde a semana passada.
. São informações graves, gravíssimas, porque quando um bancão como o Bradesco ou o Itaú suspende o crédito direto ao consumidor, o sinal é de que 1) ele está sem caixa, ou 2) está muito perplexo, o que parece o caso, sem saber direito o que cobrar, já que seu custo de captação sobe muito e ele não consegue estabelecer o preço do dinheiro que empresta.
. Em Porto Alegre não se percebeu nada de tão anormal. O Banrisul não fechou suas linhas de crédito. Os problemas maiores são de bancos sem rede de captação ou financeiras sem agências, obrigadas a tomar dinheiro lá fora ou aqui dentro - dinheiro que neste momento está arisco e caríssimo.
. Quando não há dinheiro ou o dinheiro está muito caro, como está mesmo neste momento, isto significa o seguinte:
- As pessoas deixam de comprar.
- O comércio pára de vender e a indústria pára de produzir.
- O desemprego começa a rondar a casa de todo mundo.
. É a clássica receita da recessão.
. Tem mais. Acompanhe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário