A oposição não parece ter lido com clareza a última pesquisa CNI/Ibope que demonstrou avaliação estável do governo Lula, cuja nota média foi de 7,1. O nível ótimo/bom do governo foi para inéditos 58%. 72% da população aprova o governo Lula.
. A inflação é o maior problema do governo do PT nestas eleições (leia mais sobre inflação logo a seguir). Os preços estão disparando por problemas no front interno, quase todos decorrentes dos gastos excessivos do governo, a deterioração das contas correntes (o déficit subirá de US$ 3 bi positivo para US$ 22 bi negativos) e pela aceleração da atividade econômica, mas sobretudo por problemas no front externo. A inflação anualizada nos Países da União Européia (junho) aumentou para 4%, oque é inédito em 16 anos. Em toda a América Latina a inflação assombra os governos, com ênfase para Venezuela e Argentina.
. Apesar dos excelentes resultados, pelo menos em três questões essenciais a população posicionou-se majoritariamente por níveis inéditos de desconfiança em relação ao desempenho do governo Lula:
- 53% acham que o governo federal não sabe combater a inflação.
- 61% pensam a mesma coisa sobre o controle das taxas de juros.
- 63% consideram que o governo federal cobra impostos demais.
. Os índices de junho são todos piores do que os números apurados em março.
. O Ibope chegou a sublinhar os três ítens e deixou claro que qualquer abalo na economia vai desgastar o governo Lula.
. A ameaça é particularmente grave em período eleitoral.
. Dos três problemas apontados, o maior problema do governo Lula é a inflação, que parece ter fugido ao controle de Brasília. Os preços estão subindo de maneira irrefreável e além disto propagam-se em cadeia por força de indexações que voltaram em massa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário