Dica do editor - Porto Alegre é a primeira cidade da América Latina a aplicar nova tecnologia de pavimentação.Saiba o que é.

 Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb) aplicaram, na segunda-feira, 1º, uma nova mistura asfáltica em trecho de faixa exclusiva de ônibus na avenida Nonoai, no bairro Teresópolis. Aditivo para asfalto morno foi mesclado ao asfalto altamente modificado, conhecido como Hima (sigla em inglês highly modified asphalt). A capital gaúcha é a primeira cidade da América Latina a usar esta tecnologia de pavimentação. O Hima é uma inovação tecnológica que apresenta elevado desempenho e maior vida útil. Trabalha com polímeros modificados em teores superiores aos asfaltos modificados já utilizados nos pavimentos de vias com alto tráfego em Porto Alegre. Já o asfalto morno é aplicado em uma temperatura menor, emite menos CO2, menos fumos, e a liberação do trânsito é mais rápida.

9 comentários:

Anônimo disse...

Marchando, pai dos buracos. Melo, o avô. Perderá as eleições para Maria do Rosário. Motoristas de aplicativo a elegerão

Anônimo disse...

KKKK ! Asfalto melhorado! Deve ser igual ao que colocaram nas rodovias anos atrás, aquela inútil mistura asfáltica com resíduos de pneus velhos que não aguentava a primeira chuva! Tomara que dê certo!

Anônimo disse...

blz, agora so falta o resto...

Anônimo disse...

Hima O objeto de estudo desta monografia é o ligante altamente modificado por polímeros - HiMA (Highly Modified Asphalt), que já é conhecido em países europeus e nos EUA, mas pouco utilizado no Brasil. É possível que a causa dessa baixa utilização seja a falta de divulgação, às restrições tecnológicas e o baixo de conhecimento dos engenheiros de pavimentação locais. Este trabalho teve por objetivo caracterizar o ligante asfáltico HiMA, por meio de ensaios normatizados no Brasil e compará-lo aos ligantes comumente utilizados no país, o CAP convencional 50/70 e o modificado 55/75. Os ensaios selecionados para a caracterização foram os seguintes: Viscosidade Brookfield, Penetração, Ponto de Amolecimento, Ponto de Fulgor e Recuperação Elástica, os quais foram realizados no laboratório da empresa E-Vias, Empresa Latino Americana de Consultoria Viária, com o material ensaiado cedido pela empresa Compasa do Brasil Distribuidora de Derivados de Petróleo. No estudo, o ligante HiMA apresentou resultados superiores aos demais ligantes quanto a viscosidade, penetração, ponto de amolecimento e recuperação elástica, ou seja, espera-se que misturas asfálticas compostas pelo mesmo resultem em pavimentos com melhores condições estruturais, mais resistentes à deformação permanente e à fadiga, dificultando, o aparecimento de defeitos como afundamento por trilha de roda e trincas, e também mantendo as propriedades elastoméricas do asfalto em uma amplitude térmica de -30º a 70º, o que reduz as deformações permanentes em altas temperaturas e elimina o comportamento frágil em baixas temperaturas.


https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8105


Este novo sistema utiliza os pneus usados uma forma de fazer a reciclagem dos mesmos e permitindo um asfaltamento de custo mais baixo e com bons resultados?

Pois, a mesma prefeitura estava fazendo isso o que aconteceu são dois processos diferentes?

"Prefeitura testa asfalto produzido a partir de pneus reciclados"

https://prefeitura.poa.br/smsurb/noticias/prefeitura-testa-asfalto-produzido-partir-de-pneus-reciclados

E ainda estão utilizando?

https://g1.globo.com/globonews/cidades-e-solucoes/noticia/2023/07/03/asfalto-borracha-entenda-como-o-descarte-de-pneus-velhos-pode-ser-solucao-para-problema-antigo.ghtml

https://britagemvogelsanger.com.br/asfalto/como-pneus-podem-ser-transformados-em-asfalto-ecologico/

https://autossustentavel.com/2017/11/pneus-velhos-podem-se-transformar-em-asfalto-ecologico.html


E segundo alguns estudos uso de pneus velhos além de baratear o processo, contribui para 2 processos de melhoramento, descarte irregular ou excesso de pneus não utilizados e diminui o problema da aquaplagem tendo em vista que permite mais aderência entre o pneu do automóvel/caminhão/moto com a pista mesmo molhada em excesso.


Minha pergunta o tal processo aqui é de custo honesto? Tendo em vista outro processo com uso de pneus que seria em teoria mais barato no sentido de longevidade do asfalto eliminando peneus inutilizados na natureza causando poluição?

Anônimo disse...

E este processo abandonaram?

https://prefeitura.poa.br/smsurb/noticias/prefeitura-testa-asfalto-produzido-partir-de-pneus-reciclados

Leo disse...

"Marchando, pai dos buracos. Melo, o avô. Perderá as eleições para Maria do Rosário. Motoristas de aplicativo a elegerão"

HAHAHAHA essa canhotada é doente mesmo!

Anônimo disse...

Aqui em minha cidade tem o melhor calçamento do planeta: paralelepípedos retangulares. É uma pavimentação funcional, eterna e ecologicamente correta.

Anônimo disse...

Maior vida útil???????

As ruas do meu bairro, asfaltadas nas décadas de 60/70, mantem seus asfaltos, com as avarias relativas aos encanamentos que sofreram manutenção.

Hoje em dia o que se chama de asfalto não passa de um BARRO PRETO que se desmancha com a chuva.

Anônimo disse...

PORTO ALEGRE PODE TER O MELHOR ASFALTO DO MUNDO, MAS NÂO ENCINARAM AS EMPREITEIRAS E A PMPA, COMO NIVELAR E COLOCAR UMA TAMPA DE BOEIRO NO MESMO NÍVEL DO PAVIMENTO. SÓ UM EXEMPLO AV. SÃO PEDRO, TODOS OS BOEIROS ABAIXO DE 10 CM NO NÍVEL DO PAVIMENTO, E GERALMENTE QUANDO QUEREM COLOCAR O BOEIRO NO NÍVEL DO PAVIMENTO, AINDA COLOCAM TORTO, LAMENTÁVEL A FISCALIZAÇÃO DA PREFEITURA, DEVERIAM CONTRATAR UM FISCAL PARA VERIFICAR ANTES DE PAGAR A FATURA DO ASFALTO NAS NOVAS PAVIMENTAÇÕES, SE OS BOEIRAS FORAM NIVELADOS, PIOR QUE UM MAU SERVIÇO, É UM SERVIÇO MUITO MAL FEITO.

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