Ricardo Caldas - A Invasão Russa

- O autor, Ricardo Caldas, é economista e cientista político com PhD em Relações Internacionais, especialista da Fundação da Liberdade Econômica.

A Rússia invadiu a Ucrânia há duas semanas (em 24/02/2022) e as discussões não tem cessado desde então sobre as razões por trás da ação russa.

 O que teria levado a Rússia a invadir a Ucrânia?

 Alguns analistas defendem que a razão principal da invasão da Ucrânia pela Rússia seria de cunho econômico.

(...)

 Esses argumentos parecem não se justificar. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ouço falar muito pouco sobre a principal consequência, não da guerra que é apenas um efeito, mas da ruptura geopolítica que ocorreu. O mundo a partir de agora vai se agrupar em blocos militares, econômicos, monetários ...

É O FIM DO GLOBALISMO !

Pensando em termos históricos foi efêmero, vai desde o fim da URSS e entrada da China na "economia de mercado" até o presente ano de 2022. Novo clico iniciou.

Anônimo disse...

O tiro saiu pela culatra !

A NOM pretendia estabelecer um governo único, réplica do que já ocorre hoje no bloco formado pelos EUA, EUROGRUPO, Japão, Canadá, Austrália, PORÉM MUNDIAL !

A partir de 2014 com a derrubada do Presidente eleito da Ucrânia e a chamada "primavera árabe" iniciaram a parte mais agressiva no plano. Expandir pela subversão das culturas e pela força sua doutrina para os países "não alinhados", TORNANDO TODOS "MEMBROS DE UM NOVO MUNDO IDEAL" !

A RÚSSIA ERA O "BOLA DA VEZ" !

MAS NO MEIO DO CAMINHO TINHA UMA MOMTANHA ... TINHA UM VLADIMIR PUTIN !

PUTIN DINAMITOU A PONTE GLOBALISTA E OS PLANOS FORAM POR "ÁGUA À BAIXO"

O MUNDO VAI INEXORAVELMENTE SE FRAGMENTR EM VÁRIOS BLOCOS. É INEVITÁVEL !

O SONHO ACABOU !!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk



Anônimo disse...

SANÇÕES APROXIMAM CHINA,INDIA,RUSSIA E BRICS!
==========================================

Apenas lembro que o momento é estratégico com relação aos americanos que influenciam bastante a OTAN(bastente é pouco) momento é favoravel a Putin e não aos seus provocadores ,pelo que fizeram, PELO QUE FIZERAM:

Biden e seus estrategistas americanos cometeram o SACRILÉGIO de meter a mão nos dólares RUSSOS e dos quais eram FIEL DEPOSITARIO americano. Com tal ATO conseguiram DESDOLARIZAR o mundo, livrar arabes e outros sob o jugo do dolar, e que agora vendem o petróleo em outras moedas.
Andam falando até em PETRO YUAN.
Para se livrarem das SANÇÕES russos organizaram um sistema financeiro da EURASIA incluindo dentre participantes CHINA,INDIA,RUSSIA ,e BRICS, estes incentivados a se expanndirem.
De quebra, PUTIN vendo-se ameaçado exigiu que o petroleo e o gas seria doravante pago em RUBLOS, a moeda da russia, e os compradores teriam que abrir conta em banco russo depositar o valor no banco russo para os americanos não misturarem o dinheiro russo com o deles....assim esta funcionando e esta sendo feito.
As sanções repercutiram em prejuizo para os aliados dos americanos , europeus que não dormem mais direito.

Após as idéias do Biden serem aplicadas, o mundo virou um problema sério,um BANZÉ, e os amigos dos americanos botam as barbas de molho,POIS deram sanções aos russus e atingiram a Europa e seus aliados e a economia da europa INVIABILIZADA se respeitarem as sanções.
É, alguem tem que dizer...cautela e canja de galinha...

Anônimo disse...

A Rússia é como um viciado. Eles podem até ficar em abstinência por muito tempo, ficar limpo e melhorar. Porém sempre terão um currículo de erros gigantescos nas costas e uma memória forte, onde a qualquer momento tem uma recaída.

A União Soviética caiu em 1989, 1990 e 1991. Erraram absurdamente, não eram a favor da democracia, das liberdades individuais, do livre mercado e implantaram a força um conceito de sociedade sem se quer perguntar a população se eles eram a favor ou não.

De 1991 até 2022 tiveram 31 anos de "normalidade" e adapitação ao mundo moderno. Porém o passado de equivocos deles é longo e estão voltando a repetir os mesmos erros que cometeram no passado.

Enquanto Rússia e China não esqueceram esse modelo de sociedade e economia onde tudo é centralizado, irão viver subindo e descendo de acordo com as vaidades e interesses de ditadores oportunistas.

O bom da democracia é que o político é trocado a cada 4 ou 8 anos, não dá muito tempo para virar ditador e se cometer erros absurdos o político eleito depois poderá denunciar tudo.

Enquanto não tiver democracia na Rússia e China, nunca terão estabilidade.

A China pelo menos reconheceu o erro e resolver entrar no capitalismo, mesmo que capitalismo de estado. Que é melhor que nada.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/