Bolsonaro revoga decreto sobre UBS

O presidente Jair Bolsonaro decidiu revogar o decreto que autorizou a realização de estudos de modelagem para parcerias público-privadas na construção e gestão de Unidades Básicas de Saúde.

Ele escreveu no Facebook, no entanto, que a narrativa de privatização do SUS é falsa e que o espírito do decreto era permitir encerrar obras inacabadas.

“Temos atualmente mais de 4.000 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 168 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) inacabadas. Faltam recursos financeiros para conclusão das obras, aquisição de equipamentos e contratação de pessoal.”

40 comentários:

Anônimo disse...

Todo cuidado é pouco caro Políbio, só olhar para traz e ver o que aconteceu com as creches.

Anônimo disse...

Amarelou...

Anônimo disse...

Mijou pra trás o loko

RICARDO AMMIRABILE VIANNA disse...

Novamente o Presidente Bolsonaro se perde na politica e tem que retgroagir por total falta de sensibilidade de tratar deste assunto no meido de uma pandemia. Que falta faz uma acessoria decente, quantos tem no Palacío do Planalto, todos lambe botas . incopetêntes.

ZAPELINO B disse...

Mais uma palhaçada do Bozo!!!
Quando é que esta cavalgadura vai voltar pra estrebaria de Rio das Pedras???

Anônimo disse...

Como diria um certo ministro...

"Ministro do Meio Ambiente defende passar 'a boiada' e 'mudar' regras enquanto atenção da mídia está voltada para a Covid-19"

Só não fez o da saúde por que tá com covid...

Cada barrigada um flash!

Anônimo disse...

Populista, não teve coragem de manter. Faltou comunicação. Saúde já é, sempre foi, terceirizada. Maioria dos atendimentos do SUS são feitos por hospitais de caridade, beneficentes, associações, hospitais e laboratórios privados, postos municipais. SUS paga por leito utilizado, serviço e exame realizado sem contratar funcionários e manter as instalações . Muito escândalo por nada.

Anônimo disse...

Ja entenderam errado....os esquerdopatas novamente falando lixo nas redes sociais

ZAPELINO B disse...

Polibius, nem um post sobre a manifestação do general Otávio Rego Barros ao Correio Brasiliense de ontem, que hoje foi o assunto mais comentado na mídia???
Que CHAPULETADA no ouvido do Bozo e dos seus generais puxa sacos, né Polibius!!!
Será que o Morão vai continuar passando pano e se escalando para ser vice do Bozo novamente em 2022, como ele vinha falando?
Será que o Ramos, o Braga Neto e o Azevedo e Silva vão querer dar banda de moto com o Bozo novamente?
E o general Heleno Centrão, vai ainda receber as advogadas do Flaviuxo Rachadinha no GSI?
Que vergonha, generais SUBSERVIENTES AO BOZO, como os chamou o Rêgo Barros?
"Memento mori" Bozo é Polibius!!!

Anônimo disse...

Se o SUS fosse tão excelente como a esquerda defende. A elite política dos partidos de ESQUERDA estariam se tratando em hospitais públicos.

Ao invés disso, já cansamos de ver demagogos esquerdistas indo se tratar no Sírio Libanês, Alberto Einstein, Rede D Órs e outros hospitais privados em qualquer lugar há anos.

Os pobres não podem ter acesso a serviços privados de saúde seja qual for mas a elite política da esquerda pode ter os melhores planos de saúde privados que o dinheiro público pode pagar.

Mantenham o SUS 100% público e estatal, ótimo. Mas por favor, quando seu políticos de estimação de ESQUERDA tiverem problemas sério de saúde vão correndo para o hospital público mais próximo. Ok?

Essa turma da ESQUERDA CAVIAR defendem os serviços públicos de qualidade mas o que mais vejo de história é essa turma usando hospital particular, condomínio particular, prédio particular, segurança particular, transporte particular, escola para os filhos particular e outros inúmeros serviços particulares para sua vida pessoal e familiar.

Se defendem tanto o serviço público de qualidade. Primeiro façam GESTÕES DE QUALIDADE e finalmente USEM TODOS OS SERVIÇOS PÚBLICOS O TEMPO TODO! SE É TÃO BOM ASSIM POR QUE VOCÊS NÃO UTILIZAM O TEMPO TODO PARA SI MESMOS?

Anônimo disse...

Galera pedindo serviço 100% estatal do SUS ou serviço 100% público. Coitados, mal sabem eles que a maioria dos fornecedores do SUS são empresas PRIVADAS. São indústrias ou empresas privadas que fornecem medicamentos, material hospitalar, gás, energia elétrica, água, roupas, luvas, material cirúrgicos, equipamentos caríssimos para realizar qualquer exame mais complexo e inúmeras outros tipos de produtos e serviços. O SUS é somente administrado pelo estado. Porém uma enorme parte que sustenta o SUS e o mantém funcionando tem como origem o setor privado.

Sem contar que o SUS possui inúmeras parcerias públicos privadas. Tem cirurgias que o SUS faz e o setor privada paga e outras que o setor privado faz e o SUS paga. Chama-se parcerias públicos privadas. Deveriam entender que o SUS já tem parcerias com o setor privados há anos. Tanto com fornecedores quando com inúmeros hospitais ou planos privados. O que muitos não falam é que muitos políticos CORRUPTOS não querem privatizar nada se não a verba pública voltada para área da saúde diminui e eles terão menos recursos para roubar já que o nível de corrupção na administração pública na área da saúde é altíssimo.

Já cansei de ver casos de corrupção na área da saúde em níveis municipais, estaduais e federal.

Mas não adianta falar isso, não é mesmo. A turma radial e a turma do contra não entende nada disso. Negócios é demonizar qualquer tipo de privatização, até MEROS ESTUDOS TEÓRICOS. Ter serviço privado não pode, em nenhum setor. Não é mesmo? Agora serviços públicos com baixa qualidade, cheio de carros de corrupção, ineficiência, burocracia, atraso e todos os absurdos possíveis pode.

Tudo pode e é permitido se for público ou estatal, mesmo que seja uma porcaria. E nada pode ser privado, mesmo que seja de ótima qualidade.

Essa turma radical é tão radical que não aceitam nem um mero estudo de viabilidade. Não deixam se quer que façam meros ESTUDOS básicos.

Anônimo disse...

minto é fraco, não segura um ovo.

Anônimo disse...

Nao tem dinheiro pra saude, mas tem pra banqueiro, tem pra altas mamatas pros militares, tem pra financiar fake news etc etc

Anônimo disse...

É muito burro, assina as coisas sem pensar e depende da repercussão, isso se chama governo sem projeto.

Anônimo disse...

O recuo do governo se deve à repercussão que o decreto causou. Mas, e se o povo fica quieto preocupado com a pandemia e "a boiada passando" ??

Anônimo disse...

Quando Bolsonaro era deputado eu achava ele o cúmulo da avacalhação, bronco, ogro, despreparado, agressivo, desbocado, demagogo, se comportava feito criança rebelde mimada. Voces esperavam exatamente o que, o presidente é aquele mesmo que foi deputado, só que as lambanças dele atualmente são como presidente.

Anônimo disse...

Mais uma vez humilhou as forças armadas pois editou um decreto e o general da saúde nem sabia, vingança do tenente.

Anônimo disse...

Não se enganem, eles estão testando, esticando a corda mesmo, pra ver até onde conseguem ir. Se não ficarmos ligados, eles acabam com tudo, nem que seja pra fazer uma outra Constituição, como aliás ventilaram esses dias.

Anônimo disse...

Um presidente que não quer assumir responsabilidades de Governabilidade, apenas busca acabar com direitos que visam o bem estar social..

Anônimo disse...

governo ridículo, feito na base de sandices: se colar, colou; se não colar, a gente diz que não era bem assim, que foi um engano, que não disse o que disse..

Anônimo disse...

Ainda bem que temos o SUS, capaz de atender a população sem renda suficiente para pagar saúde privada. O sistema tem suas carências, mas ainda é melhor que em vários países. No Chile, por exemplo, o povo foi às ruas. Um ano de manifestações e vão ter que mudar a constituição neoliberal herdada de Pinochet e seus meninos de Chicago. Nos EUA, um recorde de óbitos, pois muitos ficam em casa esperando a morte, sem dólar para pagar a caríssima medicina privada.

Anônimo disse...

Como sempre o governo volta atrás.... não tem peito de sustentar suas propostas.....ou foi só pra criar uma cortina de fumaça para mais uma falcatrua?

Anônimo disse...

Bolsonaro em 2015: quando o povo pede impeachment é porque o governante só faz merda

Em 8 de junho de 2015, o então deputado federal Jair Bolsonaro fez a seguinte postagem no Twitter, numa referência à então presidente Dilma Rouseff: "o povo é soberano, quando ele pede impeachment, é porque o governante só faz merda"; hoje, a mensagem vem bem a calhar contra ele mesmo, que está no comando do Planalto e o impeachment já se tornou pauta
https://www.brasil247.com/m...

Anônimo disse...

Gostei do "ex-Brasil" . Vai ser a maior colonia dos EUA do planeta do secula XXI ;

Anônimo disse...

Aí tem um bando de gado pobre que votou nesse verme e ainda continua apoiando esse genocida. Santa paciência.

Anônimo disse...

Acho bom essa gente tomar juízo, já houve Nero, Luís X V I , Maria Antonieta, Falta um nome brasileiro...

Anônimo disse...

Se foi o general que nem sabia o que era SUS, que tentou privatizar, vamos fazer uma campanha para privatizar os quartéis, é justo, vamos ver qual o povo sentiria falta. Cara virou aprendiz de genocida

Anônimo disse...

Acho mesmo que o exército é que deveria ser privatizado, pois é um dos maiores gastos do governo e não mostra muita utilidade. Se privatizado, o governo poderia economizar muito dinheiro em tempos de paz

Anônimo disse...

Fiquemos alerta. Não surpreenderá um recuo do recuo. Nada neste desgoverno pode produzir bons frutos (árvore maldita). Jaircopata e seus asseclas passam vinte e quatro horas a pensar novas formas de pilhar o país.

Anônimo disse...

Bozzo é um recuo em todos os sentidos. Se terminar como gandula será um premio....

Anônimo disse...

Unidade Básica de Corrupção:

Brasil 28.10.20 - O Antagonista

Como registramos mais cedo, Jair Bolsonaro e Paulo Guedes assinaram ontem decreto que autoriza “estudos” para a estruturação de projetos-pilotos de “parcerias com a iniciativa privada para a construção, a modernização e a operação de Unidades Básicas de Saúde”.

O decreto, com apenas dois artigos, é vago o bastante para permitir qualquer conclusão, até que a Secretaria Especial do PPI decida sobre a modelagem das parcerias. Martha Seillier, que ficará responsável pelo tema, defende o modelo de PPP.

“Acreditamos que o modelo de PPP pode contribuir muito nesse sistema de UBS do Brasil, para que a gente possa, via parceria com empresas privadas, finalizar esses empreendimentos, construir novas UBS e equipá-las. E ter um serviço de excelência para a população.”

Nota do Ministério da Economia acrescenta que “podem ser estudados arranjos que envolvam a infraestrutura, os serviços médicos e os serviços de apoio, de forma isolada ou integrada, sob a gestão de um único prestador de serviços”.

Ainda segundo a Economia, esse formato “possibilitaria estabelecer indicadores e metas de qualidade para o atendimento prestado diretamente à população”.

Tudo indica que será reproduzido modelo já adotado com a terceirização da gestão de hospitais estaduais e municipais para as chamadas Organizações Sociais, que protagonizaram nos últimos anos alguns dos maiores escândalos de corrupção do país.

É o caso da Operação Calvário, que desbaratou esquema de desvio de mais de R$ 130 milhões da saúde da Paraíba por meio de contratos com a Cruz Vermelha. As investigações já alcançam outros estados, como Rio, Sergipe e Distrito Federal.

Da mesma forma, a Operação SOS, ao investigar fraudes na compra de respiradores pelo governo do Pará, descobriu outro esquema mais antigo na saúde envolvendo contratos da ordem de R$ 1,2 bilhão com as “santas casas”.

Outra frente da mesma investigação avançou para municípios de São Paulo, onde o mesmo modelo de “organizações sociais” teria desviado cerca de meio bilhão de reais.

A experiência, portanto, ensina que a fiscalização de gastos na saúde já é precária quando se trata da terceirização de hospitais. O que dizer então da pulverização desse modelo país afora, considerando que existem hoje 44 mil UBSs?

Se o estudo da Secretaria Especial do PPI não responder primeiro a essa pergunta, será difícil acreditar que o objetivo é realmente fornecer “um serviço de excelência para a população”.

Anônimo disse...

O SUS salva vidas "ele não".

Anônimo disse...

Escreveu "Bozo" já vi que é doente

A Refinaria Abreu e Lima, de Pernambuco, começou ao custo de R$ 2 bilhões, já ultrapassou R$ 60 bilhões e, ainda falta mais de 20% para a sua conclusão ! disse...

Desde a posse do já agora mais que comprovado sem-vergonha do Lula, em janeiro de 2003, a até março de 2016, com o justo bota fora da também safada da Dilma, o estratagema do PT, nestes 13 anos e suas 699 semanas, ao custo de prejuízos superiores a R$ 50 bilhões, sempre foi o de somente se praticar o início das obras sem os seus devidos prosseguimentos e conclusões, sendo tudo manipulado para ir se possibilitando o que se pudesse de adendos e aumentos dos respectivos custos, tudo sendo feito apenas com o único o objetivo de assim ir se possibilitando o surgimento das condições propícias e ideais para as cobranças dos pixulecos e seus percentuais aplicados e advindos das corrupções ali sendo armadas e entabuladas sobre, ainda, superfaturamentos !

Anônimo disse...

Como gosta de dizer o editor; amarelou!

Anônimo disse...

"Mais uma vez humilhou as forças armadas pois editou um decreto e o general da saúde nem sabia, vingança do tenente."

Pense antes de dizer bobagens.

Alex disse...

Perdeu a eleição cara pálida o choro é livre relaxa que doi menos

Massaranduba disse...

Como há veneradores de cadáver político na área de comentários!!!

Anônimo disse...

Esse governo solta decretos estúpidos como quem fica soltando peidos sem parar após comer muito repolho. Não pensa antes nas repercussões políticas negativas para ele mesmo.
.
É uma patacoada atrás da outra. E Privatizar o Banco do Brasil, que seria bom, nem pensar.

ZAPELINO B disse...

É verdade, lá no Planalto é uma peidorreira só: Bozo e seus generais tocam até o hino nacional a peidos.
O problema é que nos floreios eles se borram e tem que trocar as calças, isso quando não borram a camisa também!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/