Opinião do editor - Leite foi rápido e eficaz no recuo

Recuar nem sempre significa perder a guerra e pode até fortalecer quem recua.

O recuo do governador Eduardo Leite no caso do parcelamento do IPVA foi politicamente correto, mas ele sabe que abrirá mão de valores milionários que poderiam entrar de imediato no caixa (R$ 1,5 bilhão até o final de janeiro, segundo cálculos do editor), que agora ingressarão parceladamente.

A reação da própria base aliada, sobretudo do MDB, mas também a repulsa dos contribuintes gaúchos, todas elas expressas de maneira contundente nas redes sociais e na mídia, ampliou-se diante do anúncio simultâneo de benefícios fiscais para empresas que não pagam em dia seus impostos.  O anúncio simultâneo acirrou os ânimos e foi um erro politicamente desastroso.

Caso insistisse nas decisões, o governador corria riscos políticos de dimensões catastróficas.

O governador terá que buscar outras formas de ingresso imediato de dinheiro, porque ele administra duas Folhas acavaladas e não tem um só tostão em caixa ou previsão de tê-lo para pagar o 13o.

12 comentários:

Anônimo disse...

Se ele não recuasse, a maioria das pessoas não poderiam pagar o IPVA, a vista.

Anônimo disse...

O MICHÊ DO DORIA, E DUBLÊ DO DORIA PODERIA TER DISSIMULADO MELHOR, COMO TODO TUCANO COMUNA FABIANO!

MAS A SEDE AO POTE, A TARA DE ESTADO GRANDE, A GRANDE MENTIRA APLICADA CONTRA OS GAÚCHOS PARA SACAR O SARTORÃO, DEU NESSE PATÉ!!!


AGUARDAREMOS O FUNCIONÁRIO PÚBLICO GAÚCHO, O TRABALHADOR, O ESTUDANTE, O DESEMPREGADO, O ISENTÃO, VOTAR PELA PRIMEIRA VEZ EM 50 ANOS, EM UM CANDIDATO PARA GOVERNADOR, CONSERVADOR, LIBERAL TAL COMO BOLSONARO.

Ultra 8 disse...

Pelos ditames dos "protocolos dos sábios do Sião", os políticos serão espancados pelo povo enfurecido...

Joel Robinson disse...

Baita incompetência e o "grande golpe do bode na sala". Para justificar a incapacidade de gerir um estado falido as mentira que o fez ganhar as eleições;
1- sabia que as acoes do Banrisul não atingiriam o valor e recuou
2- sabia que esta historia do IPVA geraria uma reação, e recuou;
Tudo para justificar a falta do famoso "fluxo de Caixa". Amadorismo puro.
Como diria Roberto Campos; Quem não aprende com a experiencia dos outros é um perfeito idiota.

Edler disse...

Nada mais PSDB do que aumentar impostos como o IPVA (neste caso, retirar o parcelamento e o desconto é sim aumentar impostos.) e no dia seguinte passar pano para empresário caloteiro! E como ficam os que como eu não tem condições de pagar o imposto em uma parcela e que também nunca ficou devendo um centavo de impostos na empresa?!!! O PSDB criou muitas jabuticabas comunistas, loteamento de cargos, arrego para empresários caloteiros, aumento de impostos como solução para o caixa estourado do setor público, estes são só alguns exemplos de como NÃO se administrar.

Luiz Vargas disse...

O medo de tomar um impeachment o rabo fez o barbudinho 171 levantar a bunda da cadeira e desdizer o que disse bem rapidinho.

Anônimo disse...

Ridículo.

Não se trata de recuo e sim de inabilidade política.

Não é a primeira vez que acontece, vide código ambiental.

O governador está mal assessorado.

Deveria ter consultado a sua base na assembléia e não apenas os tecnocratas do governo que só veem números.

Conseguiu algo que parecia impossível, unir situação e oposição descontentando a toda a população e empresários que pagam em dia seus tributos.

Demonstrou extremo amadorismo político.

Isso é o que dá votar na embalagem.

Anônimo disse...

Cabe a Assembléia Legislativa, fazer a SUA PARTE ! Privatização JÁ ! De todas essas estatais que viraram cabide de emprego e, quem sabe : Vinte e um deputados, cada um com direito a UM ACESSOR, seria o suficiente para um estado quebrado ! Quem sabe ELES pensem nisso !

Anônimo disse...

Tantos recuos demonstram q não são bem pensadas e analisadas as decisões.
Mostram o desespero por fazer qualquer coisa q possa trazer alivio, temporario q seja, ao caixa.
Mas não esta sendo bem analisado e sim sendo feito no desespero.

Anônimo disse...

Perfeito.
Os do pago eram ruins.....trouxeram piores de fora.

Anônimo disse...

Recuou porque viu que estava na reta, mas tambem revelou o que ja era sabido, se puder todo politico tira tudo que puder do povo.

Anônimo disse...

E o bobão do Páunukudopimenta comemorou O FRACASSO DO MODELO PETISTA de leilão do pré-sal!! Agora, Guedes estará livre para impor o MODELO BOLSONARO de concessões!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/