Câmara retoma, esta tarde, votação da nova Lei de Licitações

O projeto determina  um período de transição, permitindo aos órgãos usarem a lei antiga por até 2 anos. Para licitações realizadas pelo Ministério da Saúde no SUS (Sistema Único de Saúde), o texto permite a redução pela metade dos prazos de apresentação de propostas e realização de lances.

O plenário da Câmara dos Deputados vai retomar nesta tarde a votação de destaques apresentados pelos partidos para alterar o projeto da nova Lei de Licitações. Na única votação sobre o tema realizada ontem, os deputados rejeitaram emenda do deputado Fernando Monteiro (PP-PE) que pretendia aumentar o piso a partir do qual não serão aplicados dispositivos de vantagem para micro e pequenas empresas em processos licitatórios. 

A proposta estabelece que o administrador poderá contar com modalidades de licitação diferentes das atuais, e a inversão de fases passa a ser a regra: 1º se julga a proposta e depois são cobrados os documentos de habilitação do vencedor. Das modalidades existentes, o texto mantém o pregão, a concorrência, o concurso e o leilão. É criada a modalidade de diálogo competitivo. O PL também cria modalidades de contratação, exige seguro-garantia para grandes obras, tipifica crimes relacionados ao assunto e disciplina vários aspectos do tema para as 3 esferas de governo (União, Estados e municípios).

3 comentários:

Anônimo disse...

Outra Lei cheia de lacunas pra ajudar os amigos a contratarem os amigos dos amigos. Que novidade.
E o regime diferenciado de contratação criada por fora vai continuar?
Vê-se que nada resolve porque deixam as situações se apertarem pra causar urgência e dispensar a licitação toda vez que é conveniente, e a alegação que o serviço público não pode parar, é a mais velha desculpa já manjada de anos. Os políticos e suas desculpas e argumentações, sobre a letra fria das leis é uma vergonha.

Anônimo disse...

O Regime Diferenciado de Contratação, criado pelo PT, na época pra agilizar as obras das Olimpíadas e da Copa, foi para contratarem quem quiser sem licitação.

Estenderam o RDF para os financiamentos do PAC em qualquer esfera de governo.

Esse legado do PT pra fazer obras contratando as empreiteiras amigas, deu no que deu.

Fizeram a farra das empreiteiras.

A Lava jato está ai pra mostrar o esquema criado pelo PT e distribuído pra todo o Brasil usar.

Anônimo disse...

https://news.google.com/stories/CAAqOQgKIjNDQklTSURvSmMzUnZjbmt0TXpZd1NoTUtFUWlsM3RhUWtZQU1FV1lpV3MwVllRNWpLQUFQAQ?hl=pt-BR&gl=BR&ceid=BR%3Apt-419

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/