A incessante troca de ministros da Fazenda e o fracasso da bala de prata. Esse pode ser um resumo da “década perdida” na economia brasileira, isto é, os anos 1980. Mas também serve para a “década frustrada”, isto é, a década atual, de 2010.
Entre 1981 e 1990, a Esplanada dos Ministérios em Brasília viu seis pessoas diferentes ocuparem o cargo máximo do prédio da Fazenda, todos em busca de uma derrota da inflação descontrolada e da retomada do crescimento econômico. O último deles, inclusive, comandou até troca de nome – o Ministério da Fazenda passou a ser chamado de Ministério da Economia.
Sounds familiar?
Ernane Galvêas, Francisco Dornelles, Dilson Funaro, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Maílson da Nóbrega e Zélia Cardoso de Mello foram os seis ministros da Fazenda entre 1981 e 1990. No caso de Zélia, da Economia.
Em maior ou menor grau, todos tiveram os mesmos objetivos. Nenhum deles conseguiu atingir a meta.
CLIQUE AQUI para ler tudo.
7 comentários:
Qual a culpa do congresso nisso?
Como confiar numa casa legislativa como a nossa preocupada com seu umbigo e com o feriado de sexta-feira num pais de mais de 13 milhões de desempregados?
Funcionários eleitos por nós para ganhar bem, viver bem, ter poder e que não fazem o que tem que ser feito. Gente que deveria estar virando noite, fazendo hora extra, pra ajudar a colocar o pais nos eixos.
Uns brincando de parlamentares ofendendo ministros de estado e outros preocupados com cargos e dinheiro.
Que merda de congresso é esse?
GUEDES VEM COM IDÉIAS DA ESCOLA DE CHICAGO, tentando implantar um modelo que pode funcionar em economias capitalistas avançadas, mas que não servem para o Brasil, que tem sua força econômica atrelada ao setor primário.
Interessante. Nem uma palavra sobre a causa da inflação: emissão de moeda sem lastro.
parabéns bolsonaro:
PIB AFUNDA COM BOLSONARO E CAI 0,73% EM FEVEREIRO:
PT AGRADECE!!!
Situações economicas completamente diferentes.. vivi as duas...a primeira dos vinte aos trinta anos e a segunda dos 50 aos 60 anos...ja na reta final da minha vida economica .. a primeira foi muito pior... e o Brasil eternamente condenado a rolar a pedra para o alto da montanha e o cãogresso mandá-la de volta para baixo...O Brasil é um pais ainda imaturo...muito imaturo.. jamais tivemos uma guerra de verdade que ensinasse o povo a viver de modo desesperador como os europeus, japoneses e chineses tiveram na segunda guerra.. Por aqui os privilégiados ditam e fazem seus proprios privilegios..um absurdo de verdade que se contados a um estrangeiro eles sequer acreditariam que é verdade... as aposentadorias publicas em torno de 30 vezes superiores as aposentadorias privadas...Uma pilha de profissões pedindo privilegios na reforma da previdencia e as duas profissões mais perigosas do pais em acidentes fatais.( caminhoneiros e eletricitarios) sequer são citadas na reforma da previdencia pela absoluta falta de representantes deles no cãogresso.. O Brasil não é para amadores... e ainda vamos demorar muito para ser uma nação de verdade...
ERAM TODOS ANALFABETOS SOBRE LEIS DE MERCADO.
LEIS DE MERCADO FUNCIONAM INDEEPENDENTE DA VONTADE DE QUEM QUER QUE SEJA,COMO A LEI DA GRAVIDADE,DA AERODINÂMICA ETC.
OS TAIS "DOUTORES" ACHAM QUE UM DECRETO VAI ALTERAR A LEI DA GRAVIDADE, POR EXEMPLO O PESO DE UMA PESSOA.DILMA ACABA DE DECLARAR QUE O "DEUS MERCADO" DEVE SER IGNORADO...SANTA IGNORÂNCIA COMO A DELA É QUE DEVE SER IGNORADA.ELA ACHA QUE LEI DA OFERTA E PROCURA E OUTRAS CORRELATAS NÃO IMPORTAM.DECLARAR COISAS ASSIM DEVERIASER CRIME E O AUTOR SER RESPONSABILIZ\ADO POR ENSINAR ERRADO.
RIDICULOS,SE FOSSEM SEM ESTUDO, MAS CONSUMIRAM RECURSOS DE ESTADO PARA ESTUDOS E CONSULTORIAS...
HÁ MUITO O QUE FAZER, E BOLSONARO MARCA MAIS UM TENTO COM BANCO CENTRAL INDEPENDENTE, ESPERO TENHA FORÇAS PARA REALIZAR NA PRATICA.
FORÇA BOLSONARO,CORAJEM CAPITÃO,PARABÉNS!
TITULO DE ELEITOR COM HABILITAÇÃO E COMPETENCIA COMPROVADA.
---------------------------------------------------------
CANDIDATO COM IDONEIDADE E COMPETENCIA MINIMA COMPROVADA.
PARECE ÓBVIO MAS NÃO PRATICAM ISSO(TEM LADRÃO CANDIDATO),parece piada triste.
DEMOCRACIA REQUER HABILITAÇÃO DOS VOTANTES
DEMOCRACIA REQUER COMPREENSÃO MINIMA DO ELEITOR
ELEIÇÃO COM VOTANTES IGNORANTES É COMO MOTORISTA QUE NÃO SABE DIRIGIR,DÁ DESASTRE!
APARECIDO falou acima,, É VERDADE A DIFICULDADE NOS ENSINA MUITO, NOSSO POVO SÓ QUER TUDO PRONTO, E GOZAR A VIDA, FUTEBOL, SOFÁ E BBB.
NENHUM POVO CONSEGUIU SÓ USUFRUIR SEM TRABALHO DE CONSTRUIR E PARA VIVER, TRABALHAR, ATÉ PASSARO TEM QUE SAIR DE MANHAZINHA PARA BUSCAR A MINHOCA OU MORRE DE FOME.
A DEMOCRACIA SÓ FUNCIONA SE AS PESSOAS ENTENDEM QUE SÃO RESPONSÁVEIS,SEUS DIREITOS NÃO PODEM SER VENDIDOS,VOTO COMPRADO É CRIME, E NÃO PERCEBE QUE O FUTURO DEPENDE DE BEM VOTAR, DE BEM EMPREGAR UM FUNCIONARIO PUBLICO,MESMO POLITICO E PRINCIPALMENTE.
SE VOTAR NUM FUNCIONARIO PUBLICO INCOMPETENTE, TERÁ PÉSSIMO RETORNO.
OS CANDIDATOS DEVEM TER COMPETENCIA MINIMA COMPROVADA PARA CONCORRER
FOME OU FARTURA,EDUCAÇÃO OU IGNORÂNCIA,SAÚDE OU DOR E RAMGER DE DENTES,TUDO DEPENDE DE BEM VOTAR, DE BEM CONTRATAR FUNCIONÁRIO PUBLICO.
NOSSO POVO NÃO PERCEBE ISSO, E PIOR,ACREDITA EM PAPAI NOEL.
CANDIDATOS COM COMPETENCIA E HONESTIDADE É FUNDAMENTAL.
e podem criticar:
assim como motorista que não tem habilitação não pode dirigir,votante tem que estar habilitado para votar; candidato ladrão e incompetente não pode ser candidato.
Postar um comentário