Artigo, Walter Lídio Nunes, Zero Hora - A necessidade de atenção especial para as hidrovias do RS

A ilustração é escolha do editor.

Um fundamento para o crescimento acelerado de um país subdesenvolvido é aprimorar sua competitividade sistêmica, para que se insira na economia globalizada. Neste quesito, o Brasil ocupa o 72º lugar entre os 140 países avaliados, conforme o Relatório Global de Competitividade, publicado pelo Fórum Econômico Mundial.

Um fator penalizante é a nossa logística, com destaque para a incapacidade de investir, a qualidade dos projetos e a gestão. Nos últimos 10 anos, o Brasil aplicou em infraestrutura o equivalente a 0,6% do seu PIB, enquanto China, Índia e Rússia investiram cerca de 10%, 8% e 7%, respectivamente.

(...)

No RS, aproximadamente 4% da movimentação total de cargas é feita pelo modal hidroviário das Lagoas dos Patos e Mirim, e dos rios Jacuí e Taquari, enquanto as rodovias respondem por 85% do transporte de cargas. 

CLIQUE AQUI para ler muito mais. O editor recomenda o exame atento do texto.

18 comentários:

duarte disse...

Ótimo ma s de novo a mesma história???

Precisamos, temos que, devemos, não podemos, valorizar o potencial, reativar os caminhos , grande potencial, estudos devemn sere feitos etc ...bla bla bla bla

A cada novo governo a mesma cantinela

Onde está o estudo encomendado pela Ieda aos holandeses????

Não existe nada , tem que começar sempre do zero???

Não da para chamar os chineses, os russos, os japoneses, até os bolivianos que nao tem marinha (menos gauchos claro) e dar uma concessão como uma rodovia(desde que não seja exclusiva que impeça a utilização dos rios e lagoas) e em um ano temos uma via navegável ate a argentina ???

Ou paramos desta novela os capítulos estaõ muito longos e sem final vista



Anônimo disse...

Querem ligar a hidrovia gaúcha na uruguaia?

E vai ter passada livre na fronteira???

Anônimo disse...

A Economia quebrada, o transporte rodoviário falindo, e os caras criando modal novo. Desnecessário.

Anônimo disse...

Essa obra de engenharia, vai custar uma baba.
Os espertos de plantão!

Anônimo disse...

Mais obras, mais dinheiro público, mais empreiteiras. Essa história é velha.

Anônimo disse...

Senhor editor, por favor foque também na recentemente desativada ferrovia do Mercosul - via Uruguaiana- que atulha nossas combalidas rodovias com caminhões com excesso de peso. Como falar em logística?

Anônimo disse...

Senhor editor, por favor foque também na recentemente desativada ferrovia do Mercosul - via Uruguaiana- que atulha nossas combalidas rodovias com caminhões com excesso de peso. Como falar em logística?

Anônimo disse...

Comparar as obras feitas no Brasil com as da Europa ou Ásia, é uma piada.

Quem é o país número um em superfaturamento, propina e obras inacabadas e abandonados??? Brasil país da corrupção Mundial!!!

Anônimo disse...

Esse assunto é vergonhoso.
Basta considerarmos que no tempo do Borges de Medeiros,possuiamos forte rede de transportes hidroviários.
Tá certo que também as estradas eram precárias.
Mas pelo fato de as rodovias terem melhorado, é injustificável o abandono que houve nas hidrovias.
O RS possui admirável rede de hidrovias,um presente da natureza,desperdiçado.

Anônimo disse...

Para cuidar das hidrovias do RS, Leite colocou o dono de uma óptica de Pelotas chamado Fernando Estima. Maravilha!

Paulo SG disse...

Seria ótimo se o Brasil pudesse contar com uma malha de hidrovias.
Porém esse modal, ideal e econômico , esbarra na falta de planejamento que sempre tivemos. Além de rios que necessitam de dragagens permanentes para manter um calado navegável, o que é sempre dificultado pelos órgãos ambientais, não existem passagens sob as pontes existente, com raríssimas exceções.

Anônimo disse...

O sonho antigo sempre foi ligar o Jacui ao rio Uruguai

Anônimo disse...


Perfeito. Infraestrutura, Logística.

Sem falar que no pais dos espertos a malha ferroviária não chega a 30.000 Km.

Anônimo disse...

Placa do Mercosul.
Abertura de Fronteiras.
Migração Liberada.
Liberação das linhas hidroviárias entre os países.
Bem vindos a URSAL!

Anônimo disse...

A rota da distribuição da maconha após liberação.

Anônimo disse...

Mais um elefante branco surge para os Bilhões serem movimentados.
O setor público está em descrédito. A corrupção e o dinheiro fácil dos cofres públicos é o que impulsiona a politicagem.

Anônimo disse...

Pátria Grande.

Anônimo disse...

Seo Polibio, quando eu estudava no Marista de Santa Maria, falava-se muito da ligaçãoo Ibicui - Jacuí.... que o mais difícil seria fazer comportas para igualar o desnível das duas bacias hidrográficas.... Anos mais tarde, leio que este sonho vem desde a Revolução Farroupilha.... algum dia verei ??? Kbs

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