Alexandre Schwartsman, Jornal do Comércio - O que deteve a indústria?

Apesar de o crescimento do PIB no ano passado ter ficado provavelmente um pouco acima do registrado no anterior, o desempenho da indústria piorou: em 2017, a produção da indústria de transformação crescera 2,2%; em 2018, apenas 1,1%. Trata-se de um resultado decepcionante e, além disso, surpreendente à luz de outros indicadores. 

As vendas no varejo, por exemplo, cujos números finais serão divulgados na próxima semana, devem ter crescido ao redor de 5,5% no ano passado (já descontada a inflação), ritmo que, sem ser extraordinário, não apenas é razoável como representa aceleração modesta na comparação com 2017 (quando aumentaram 4%). 
Já os dados de contas nacionais, a despeito da defasagem de divulgação (referentes ao terceiro trimestre de 2018), também mostram aceleração da demanda interna, tanto do consumo quanto do investimento, até um pouco mais forte neste último. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Um comentário:

Anônimo disse...

O que deteve a indústria?

Ora, as maquinas, porque estão cada vez mais modernas, e por isso fazem milhões de unidades/mês. Será que sempre haverá mercado para tanto. E matéria prima que em dado momento se esgotará ou ficará mais cara. Essas mesmas máquinas não estão preparadas para fazer uma baixa produção a um custo menor, pois foram feitas pra grandes produções. Ou liga, ou não liga a máquina.

Quem mais, a falida economia brasileira, a queda no poder aquisitivo do brasileiro, o crescente desemprego, e por consequência, menos consumo. Quem fala mal do capitalismo, não sabe que é ele que sustenta tudo. Defender consumo consciente e sustentável é outra coisa. E o fechamento de outras indústrias e empresas da cadeia produtiva.

Se as fábricas tem custos fixos, e o lucro cai abaixo do ponto de equilíbrio, o prejuízo é certo. E independente de ter tido lucro ou não, os altos impostos estão ali todo mês para serem recolhidos.

Quem mais, a alta carga tributária, que recolhe mais que o lucro liquido da indústria. Por exemplo, uma indústria que tem lucro líquido de uns 15% ao mês, é considerada sólida e bem sucedida, mas em contrapartida recolhe quase o dobro em impostos, ou seja, trabalha para o Governo. O governo sugador de imposto é o seu maior acionista mordedor do seu lucro.

A economia está em queda livre. O governo quebrou por causa da roubalheira, e leva todos de arrasto.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/