Saiba por que Lula e o PT apostam tudo nas ADCs que estão com Marco Aurélio Mello

As esperanças de Lula e dos seus advogados regiamente pagos, sobretudo José Luiz Batocchio e Sepúlveda Pertence, estão depositadas no que poderá fazer a curtíssimo prazo o ministro Marco Aurélio Mello (foto de ontem).

Por que razão ?

Porque ele é relator de duas ações declaratórias de constitucionalidade (ADCs) questionando a prisão de condenados de segunda instancia, apesar da jurisprudência de 2016. Uma do Partido Ecológico Nacional e outra da Ordem dos Advogados do Brasil.

Na sessão desta quarta-feira do STF, Mello, Gilmar Mendes, Celso de Mello, Dias Toffoli e Lewandowsky, deixaram claro que querem revisar esta jurisprudência imediatamente, apontando para fazer isto na semana que vem e contando com o 6º voto, o decisivo, de Rosa Weber.

Se conseguirem maioria, livrarão Lula, que será solto.

O exame das duas ADCs depende de uma das duas seguintes medidas: 1) A presidente pauta os exames, coisa que ela tem se negado a fazer e avisou que não fará até sair da presidência em setembro. 2) Mello ou outro ministro poderá exigir manifestação da maioria.

O ministro Celso de Mello, o relator das duas ADCs, está desde ontem com um pedido do PEN, no qual o Partido pede concessão de liminar, libertando, portanto, Lula, de imediato. O ministro deixou claro que não falará sobre a liminar.

9 comentários:

Anônimo disse...

O PEN não era um dos partidos que Bolsonaro estava negocindo à filiação?

Anônimo disse...

AMIGÃO da QUADRILHA!



Mordaz disse...

Na história do Brasil valeu sempre a segunda instância. De 88 até 2009, por 21 anos, valeu a segunda instância. Apenas de 2009 até 2016 que ocorreu a mudança para beneficiar os mensaleiros por esta chicana. Agora, para beneficiar os corruptos da Lava Jato, ocorre o desespero para mudar a jurisprudência do Brasil sobre a segunda instância.

Emmanuel disse...

Esses canalhas vão acabar presos... é questão de tempo, que, por sinal, está curto! Não aguentando mais o povão o comportamento asquerosos desses traidores da pátria, ele vai exigir que os militares - unicamente porque tem o dever, além das armas, senão faria isso por conta e faria mesmo - coloquem ordem na casa e, esses que acobertam bandidos e traidores serão os primeiros a agourar a penitência.

Anônimo disse...

Este Ministro é advogado do Lula?
Este STF é insuportável.

Anônimo disse...

Marco Aurélio Mello vai querer transferir para si toda a responsabilidade sobre os crimes lesa Pátria deste bandido condenado?

Anônimo disse...

O PEN trocou o nome para Patriotas na negociação com Bolsonaro.

Anônimo disse...

É preciso o impeachment destes ministros, sabemos muito bem de que lado estão: dos corruptos e da impunidade. Discurso e voto do Ministro Barroso neles.

Anônimo disse...

Março Aurélio, Lewandowski, Toffoli, Celso de Melo e, claro, ele, o super ministro do ego inflado, Gilmar Mendes, deveriam ir para a banca de advogados do Lula. São indignos de ocupar vaga no stf.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/