Artigo, Mariza Abreu - Três ideologias e 35 Partidos

Nesse momento, há 35 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Evidente que não existe esse número de propostas político-ideológicas para enfrentamento dos problemas das sociedades atuais.

Alguns dessas agremiações correspondem a posições de momentos históricos anteriores, como o PDT que representa o nacional-desenvolvimentista do pré 64 e o PMDB e o PP do bipartidarismo imposto pelo regime militar.

Após a redemocratização do país, com a promulgação da Carta Constitucional de 1988, é possível identificar as principais correntes do pensamento político-ideológico representadas por três principais partidos brasileiros: PFL/DEM, originário da Arena/PP, que prega o liberalismo, e o PSDB e o PT, formados por integrantes do antigo MDB, que representam respectivamente a socialdemocracia e a dita "esquerda" de origem marxista-leninista.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

9 comentários:

Anônimo disse...

Artigo meia boca pra tentar mostrar as supostas diferenças entre PSDB e PT. Não são tão diferentes assim, visto que FHC e Lula trabalharam juntos com os mesmos objetivos grande parte da vida. Menos PSDB e PT, mais partido Novo e idéias liberais!

Anônimo disse...

CONVERSINHA DE TUCANA FABIANA DEFENDENDO O FHC E BATENDO NO PT! ORA, DESTES 35 PARTIDOS, PELO 10 DEFENDEM O COMUNISMO, SÃO PORTANTO TOTALITÁRIOS E DEVERIAM SER EXTINTOS! SE NÃO PODE HAVER PARTIDO NAZISTA, FASCISTA, POR QUE DEIXAM OPERAR PARTIDOS COMUNISTAS, TROTKISTAS, ETCATERVA? (PSTU, PT, REDE, PCDB, PDT, PCB, PCO, PSB).

INTERVENÇÃO MILITAR JÁ! EXTINÇÃO DE PARTIDOS TOTALITÁRIOS E CRIAÇÃO DE TRÊS PARTIDOS APENAS. DIREITA, CENTRO DIREITA, CENTRO ESQUERDA.

Anônimo disse...

Venderam o Laje de Pedra?

Anônimo disse...

Na prática temos:os partidos só de ladrões, os partidos com menos ladrões e os partidos com poucos ladrões-raríssimos ou ainda não chegaram ao poder.Os partidos só de ladrões e com roubos escancarados, rotineiros, programáticos, o exemplo típico é o PT-denominado como partido-quadrilha até pelo corrupto STF. Roubando menos, mais enormemente persistentes, as formiguinhas dos cofres públicos, está o PMDB e PP, PR, PDT, PC do B e outros puxadinhos. Tem os partidos com menos ladrões, com ladrões envergonhados de roubar, mais nem por isso deixam de roubar, como ocorre com o PSDB. Esta narrativa de "direita e esquerda só contribui para enrolar otários e esconder falcatruas tão conhecidas de partidos amigos, que na vida prática não dizem nada!

Chico Valente disse...

Mas ela detalha o que não tem interesse maior. Que o pt e o psdb são irmãos quem tem três neurônios sabe. A diferença entre um e outro é que o friso das calça de um é melhor passado que do outro. Ambos trabalham para o lado escuro da força.
O que realmente interessa são os dois outros grupos de partidos.
O que fazem, o que pensam, quais propostas políticas e administrativas, quais as potencialidades de exercícios de cargos na política e na administração possuem os seus quadros e assim por diante, incluindo as propostas de convívio e desenvolvimento dentro do contexto da cultura ocidental decorrente da civilização judaico-cristâ, que é a nossa cultura, com o cultivo da honra, dignidade, transparência, respeito ao próximo conforme os princípios de meritocracia, não inculcação de aberrações comportamentais pessoais, cultivo da verdade, entre outros coerentes valores e, principalmente, princípios.
O que é observado ao longo da história recente no Brasil, são os quadros administrativos destes dois partidos que realmente fazem o Brasil andar, embora seja taxados pelos adeptos do outro lado da força como inertes e corruptos.
Vejam a prefeituras administradas por estes partidos, onde no geral os frutos colhidos pela população são racionalmente bons e visam o progresso.
Claro, há sempre exceções, mas no geral é perceptível o caminho da Luz trilhados por estes partidos.
Para este aspectos é que articulistas devem enviar esforços.

Anônimo disse...

Parabéns a articulista. Texto de que sabe o que diz. É isso mesmo. PT e PSDB são a água e o óleo, não se misturam, ao contrário do PMDB que, por não ter ideologia, se mistura a qualquer uma na defesa de interesses inconfessáveis.

Anônimo disse...

Quem quer um país decente vota no Novo. Agora, quem está satisfeito com este strip-tease moral que assistimos na política, votem nos partidos tradicionais.
Eu votarei no João Amoedo. Quero gente competente, honesta e com novas ideias de liberdade individual, em detrimento do agigantamento do Estado, e do excesso de impostos. Além do NOVO ser o partido dos FICHA LIMPA !

Anônimo disse...

Resumindo: Esquerda modo "hard", Esquerda modo "Easy" e Centro-Esquerda mais para a "esquerda"! E ainda tem gente que acredita que há partidos de direita no país!

Jacson Clei Galgaro disse...

Essa aí já pode passar na banca do Seu Manuel, fazer a compra e pedir para anotar no caderninho. É muito boa de conversa fiada. Ela certamente não comprará linguiça, uma vez que, a julgar pelo texto, ela enche em casa mesmo. A diferença entre o PT e o PSDB é exatamente aquela apresentada por Olavo de Carvalho. "Um entra com a vaselina e o outro com a piroca".

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/