Artigo, Hélio Schwartsman, Folha - Crepúsculo de um ídolo

SÃO PAULO - Ok, eu era jovem, mas já acreditei que Lula e o PT introduziriam um novo e melhor paradigma ético na política brasileira. É com um misto de frustração e tristeza, portanto, que recebo a notícia de que o ex-presidente foi condenado em primeira instância a 9,5 anos de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A frustração vem pela constatação de que o padrão ético da política nacional continua desastroso, se é que não piorou após a passagem do ex-metalúrgico pelo Planalto. A tristeza tem uma etiologia mais emocional mesmo: a derrocada moral de um líder que já admirei.

Obviamente, não foi só agora que descobri que lidava com ídolos de pés de barro.

CLIQUE AQUI para ler mais.

19 comentários:

Anônimo disse...

Eu NUNCA acreditei e NUNCA votei nesse patife chamado Lula. Como é que jornalistas como esse, dito pessoas muito bem informadas, que vivem de bisbilhotar a vida dos outros pode acreditar numa fanfarronice destas? Hora meus amigos, esse homem não é nenhum ignorante, antes pelo contrário, é culto, letrado e tem acesso à informações que nós, simples mortais só ficamos sabendo meses ou anos depois, e isso se corrermos atrás da verdade. Agora vem esse tal de Schwarstman com essa conversinha mole. Ora, vá se catar, assuma a sua debilidade, pq eu não sou débil como o senhor, eu não me deixei enganar e não iludo os outros com artigos e reportagens como as suas. Fique, assuma sua condição de trouxa e não tente nos enganar de novo.

ATENTO disse...

MANOEL OLHAVA PELA FECHADURA DO QUARTO DE MOTEL ONDE SUA ESPOSA ESTAVA NA CAMA, SENDO "AMASSADA" PELO AMANTE, QUANDO A LUZ DO QUARTO SE APAGA, E MANOEL EXCLAMA:

-"Ó DUVIDA CRUEL, AGORA COMO VOU TER CERTEZA?"

SE TENS DÚVIDA , ÉS COMO O MANOEL,"SÓ VENDO"
MILHARES DE PROVAS NEGOCIATAS E AINDA TENS DÚVIDA?

ESSSA PELE DE OVELHA NÃO ENGANA...

Anônimo disse...

Gente como esse petralha arrependido tardiamente, é que levaram milhões a eleger essa quadrilha do PT e assaltarem o país. Te arrependestes mto tarde. Eu, um simples homem do povo, disse há mais de 20(vinte) anos, que QDO O PT CHEGASSE AO PODER ROUBARIA, "IGUAL OU MAIS DO QUE OS OUTROS PARTIDOS". Isso pq nunca acreditei naquela pregação moralista do partido com doutrina comunista. Aquela pregação de atacar os ricos(os ricos sou eu, vivendo de salário de funcionário público) para dar para os pobres. Ainda disse, vcs petralhas, não são um partido de São Francisco de Assis para agirem diferente dos outros partidos.

Anônimo disse...

Assim os membros da quadrilha de petralhas, disseram em 2003...:

- "O combate à corrupção e a defesa da ética no trato da coisa pública serão objetivos centrais e permanentes do meu governo. Ass. Lulla - 2003


- Serei rígida na defesa do interesse público. Não haverá compromisso
com o desvio e o malfeito. A corrupção será combatida permanentemente.
Ass. Dilma Janette - em 2010

- Aprendi com meu pai que na vida o mais importante são os valores éticos e os valores morais, e o mais importante é o Brasil.
Ass. zé ladrão Dirceu - 2003

- Trabalhei dentro da mais estrita legalidade, respeitando rigorosamente os padrões éticos que se impõem aos homens públicos.
Ass. Palocci - 2011

A leitura disso, dá até vontade de chorar de tanto patriotismo e honestidade...!!!

Anônimo disse...

Hélio, bobinho, a volta a presidência cura o lula!!! Força, hélio, não és flor que se cheire mais não desanime pois tens o mesmo cheiro do lula, uma vez lula, sempre lula!

Anônimo disse...

Esse jornalista Helio é um bobão, igual a milhões de brasileiros. Mas são bobões porque querem e porque tiram proveito. São os grandes responsáveis pela desgraça que abate o Brasil. São os sabichões que nas últimas duas décadas ficaram defendendo o PT e se achando superiores intelectualmente, "esclarecidos", "humanos", caridosos, e um sem fim de adjetivos auto-elogiosos e arrasando com os brasileiros que diziam que NUNCA se deve confiar em comunista, socialista, esquerdista, marxista, porque o que eles querem mesmo é por a mão nos bens de quem trabalha. Defender trabalhador é apenas uma desculpa. São TODOS descendentes de Caim, o primeiro socialista da história. O esquerdista ODEIA a todos.

Anônimo disse...

A grande lição que o BRASIL aprendeu com o PT é que conheceu o FUNDO DO POÇO moral e ético com os políticos da sigla , não existem precedentes na história da politica do País . !!!

Anônimo disse...

Crepúsculo uma ova!!! Lula é um sol nascente!!! E em 2018 não tem para ninguém, é vitória no primeiro turno!! Lula 2018!!! IMBATÍVEL!!!

Anônimo disse...

Crepúsculo de um ídolo são os 14 milhões de desempregados que esses governos irresponsáveis deixaram. Criaram a esperança de um país melhor e quando lá, serviram-se de todas as Instituições, enriquecendo-se e oportunizando a todos a se locupletarem. Dor maior de um pai de família é chegar em casa e não ter um pão para oferecer a um filho, porque não consegue emprego. Dor maior é quando uma pessoa precisa de atendimento médico ou de uma internação hospitalar e não consegue, pois a Saúde está falida por falta de investimento. Brincaram com os sentimentos do povo, atirando migalhas e iludindo-os. Sinto vergonha de ser brasileiro.

Anônimo disse...

Ídolo? Somente os cegos pela ideologia de esquerda ou ignorantes ou idiotas úteis podem ter considerado lula como ídolo ! Nunca e em tempo algum votei nesse infame e sempre soube que era um farsante e muitíssimo mal intencionado ... e hoje sabemos: criminoso !
Só se enganou sobre lula, quem se deixou enganar ...

Anônimo disse...

O articulista de direita se fazendo de arrependido e falando em ética? Esse elemento nunca votou no PT, sai fora.

Anônimo disse...

>>

" É com um misto de frustração e tristeza, portanto, ... "

Cínico safado e oportunista! Teve mais de trinta anos pra descobrir que a ORCRIM petista que ele idolatrava nunca chegou nem perto do tal "paradigma ético" que ele esperava, muito pelo contrário.

E só descobriu que estava errado quando o pinguço ladrão foi condenado?

Ah, e ainda aproveitou para generalizar e nivelar todo mundo por baixo, medindo a politica brasileira com as réguas corruptas dos petistas.

Como é que um sujeito desses pode ser colunista da Folha de São Paulo?

<<

Anônimo disse...

NUNCA, JAMAIS, desde as primeiras aparições do Lula no midia nos anos 70, ACREDITEI nesta liderança.

FUI LEITOR do COOJORNAL, fechado pelos militares, e já percebia que LULA/PT, criado no governo militar que fiz oposição no voto, tinha algo de falsa honestidade, pela hipocrisia que notava com apoio dos Generais.



Anônimo disse...

Fui iludida porque quis. Achava o máximo o pensamento esquerdalha.
Votei apenas uma vez nesse criminoso. Em 1989, quando collor (minúsculas) deu um golpe baixo no petralha apresentando a ex-amante e mãe da lurian em pleno debate eleitoral. Achei aquela cena de uma indignidade sem limites do collor.
Naquela eleição o cachaceiro perdeu a eleição, porém em 2006/2010/2014 os dois adversários tornaram-se "aliados".
Depois daquele pleito, comecei a observar melhor o partido das trevas=pt e informar-me sobre o seu "modus operandi".
Não cometi o erro de eleger essa tranqueira que tantos prejuízos trouxe ao Brasil e ao seu povo batalhador.
Basta de bolsas-voto, basta de propaganda política enganosa, basta de mortadelas profissionais! Vão trabalhar e estudar!

Anônimo disse...

BARBA COMO ERA CONHECIDO LULA QUE ENTREGAVA SEUS
IRMÃOS AO CARRASCO É LADRÃO, ASSASSINO , CORRUPTO , MENTIROSO E CACHACEIRO.

Anônimo disse...

ahahha...acreditou no PT um dia, é?

eu, que nem curso universitario tenho, sendo um mero cidadão comum, jamais acreditei nesses enroladores...

o que tem de carpideira petista com diploma lamentando por achar que foi enrolado é uma enormidade...

Anônimo disse...

Este "idolo" mostra como as multidões podem ser estúpidas em suas escolhas livres, pois são livres para mostrar toda sua ignorância e incompetência para decisões de grande responsabilidade e assim criam caminho para hitleres e outros canalhas. Estes mesmos canalhas são grandes manipuladores de massas de manobra que aqui neste blog os defendem.

Anônimo disse...

Bah, mas o cabra véio tá quebradaço!!! Será que guenta até 2018?

Anônimo disse...

Idolo? De quem cara palida? Dos barbudinhos das ciencias humanas, talvez.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/