O governo gaúcho publicou nesta
quarta-feira, no Diário Oficial do Estado (DOE), as regras para o repasse de
estradas gaúchas à iniciativa privada. Conforme o edital, será considerado
vencedor o licitante que ofertar o menor valor da tarifa de pedágio, podendo
participar da licitação empresas nacionais e estrangeiras para a administração
das rodovias por até 30 anos.
As empresas poderão disputar a licitação individualmente
ou em consórcios. O marco regulatório permite que o consórcio seja formado
exclusivamente por empresas estrangeiras. Em igualdade de condições, no
entanto, a empresa brasileira terá preferência, conforme lei federal.
A cobrança do pedágio só poderá começar após a conclusão
das obras iniciais nas rodovias e da entrega de um programa de redução de
acidentes. O valor das tarifas será definido somente após a licitação dos
trechos.
13 comentários:
É que nem a "licitação" dos ônibus de POA. Ganha quem ofertar a menor tarifa, só que não. No primeiro dia da vigência do contrato a menor tarifa já ganha um robusto aumento!
Precisamos também de obras novas. Por que não tentam contratos em que a vencedora se obrigasse a construir a estrada e depois explorá-la por 20 ou 30 anos. Também em relação às duplicações.
Muito bom.
Favor duplicarem estradas o RS, só tem em todo o estado 160 km de estradas duplicadas, uma vergonha.
Praças de pedágio o passe livre, você não passa direto, é necessário ter mais cabines passando direto ( utilização auto expresso, coneccar, etc..), enfim automação e automação e pista dupla.
estradas como da Alemanha.
nestas condições, quem não puder pagar pedágio, vai de ônibus, bicicleta, cavalo, carona..etc.
Como andam as extinções das fundações, já se passaram 4 meses, e até agora nada???? quando o dinheiro ira para saúde, educação e segurança pública?
Estão vendendo o Brasil?
Pronto, já arrumaram um jeito de acabar com o caos logístico, é o povo pagando para trafegar na estrada que ele mesmo construiu, o governo americano faz esse tipo de concessão, mas a concessionaria é quem constrói a rodovia, aqui é assim, fazem a rodovia com nosso dinheiro, e depois de pronta dão de bandeja para grupos podero$o$ nos estuprar por 30 anos, isso não é um processo licitatório,é uma herança de pai pra filho, bom que diferença isso faz, a jiripoca vai piar mesmo.
16:46
Vendendo o bananão que vocês acabaram?
Não parasita, apenas fazendo funcionar a pequena parte que sobrou.
Deve ser amarrado menor preço, com investimentos e melhorias, como duplicação ou extensão da estrada e alguma outorga para que o Governo utilize em estradas não pedagiadas, estradas vicinais para escoamento de produtos agropecuários.
Deve ser amarrado menor preço, com investimentos e melhorias, como duplicação ou extensão da estrada e alguma outorga para que o Governo utilize em estradas não pedagiadas, estradas vicinais para escoamento de produtos agropecuários.
Quer estradas ou rodovias boas pague pedágio como é no mundo civilizado.
pode por pedágio pra todo lado, mas por favor, dupliquem. Não adianta apenas tampar buraco e deixar rodovia em boas condicoes. Tem que duplicar tudo.
Mas que cobrem pedágios a preços justos e com estradas de primeira como em Santa Catarina!!!
Quanta estupidez, querem rodovias com padrão alemão sem o custo dos pedágios alemães. Vamos tentar desenhar, o RS quebrou foi a bancarrota, não haverá recursos suficientes para investir em infraestrutura nos próximos 20 anos ,assim como foi nos 20 anteriores. Então se o povo mais politizado do mundo quiser rodovias duplicadas,novos trechos,etc ..., terá de pagar pedágio para que isto aconteça. Os contratos de concessão anteriores foram para conserva e manutenção sem obras novas , porque isto requer investimento e com 15 anos para retorno do investimento a tarifa seria maior do que a praticada antes da AGR.
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