Artigo, Percival Puggina - Venezuelanos fogem do paraíso humanista, igualitário e socialista

Esses venezuelanos que se mandam para o Brasil, atravessando a fronteira em Pacaraima, devem ser direitistas empedernidos, intransigentemente conservadores, pessoas de muito mau gosto e lerdas de entendimento. Só pode ser isso. Quem, em sã consciência, quereria fugir de um governo que, além de comunista é bolivariano, assim definido pelo talento retórico de Hugo Chávez (de quem se diz estar morto, como se divindades morressem)? Quem quereria fugir?

Durante anos debati, em rádio e TV, com personalidades políticas e intelectuais da esquerda gaúcha, sobre a realidade venezuelana. Posso testemunhar a reverência que prestavam à revolução em curso na terra de Simón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar y Palacios Ponte-Andrade y Blanco, nome que todo venezuelano sabe de cor! A Venezuela era o país mais bem orientado e governado no continente...
   
Caracas se tornou escala obrigatória dos que iam a Havana. Com Dilma, com Lula e em entusiásticas delegações, levavam ouro, incenso e mirra (ou financiamentos do BNDES, o que dá no mesmo). Apertar a mão de Hugo Chávez equivalia a uma sagração e compensava a viagem. Era coisa de contar aos netos.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

12 comentários:

Anônimo disse...

Senegaleses, Haitianos, Bolivianos e agora Venezuelanos. Alguem tem que avisar as autoridades que temos 12 milhões de brasileiros desempregados e mais 16 milhões que nem mais tentam arrumar emprego.

Tem que fechar as fronteiras. Já chega ! Não temos nem como sustentar nosso povo.

sempre mais disse...

Não acredito!!! O rei Lula disse que lá tem excesso de democracia. Agora esse povo invade essa pequena cidade do norte atrá de turismo?

Fim do Foro de São Paulo disse...

Povo ingrato.
Aliás, povo costuma ser mal agradecido. Basta ver o que se diz hoje de Luis Inácio, apenas e tão somente por ser ele o Chefe da Orcrim.

Anônimo disse...

A sorte dos venezuelanos é que não moram em uma Ilha cercada de tubarões!

Anônimo disse...

Essa gente venezuelana cansou de passar humilhações para conseguir levar para casa o "básico" do básico. Cansou de apanhar dos paramilitares do podre-maduro. Cansou de ver o país transformar-se em uma filial da ilha-presídio dos castro. Enfim, a única luz no fim do túnel para eles é fugir para o Brasil!

Anônimo disse...

O cartaz empunhado pela jovem da foto diz tudo, inseguridade, inflação, escassez de alimentos e violência urbana. Um País rico, um dos grandes exportadores de petróleo mundiais , a VENEZUELA, para chegar a essa situacao de penúria só precisou de dois péssimos governos, o de Chavez e o de Maduro. Nós, em breve , estariamos chegando ao mesmo patamar de dificuldades, não tivessemos interrompido os desgovernos do PT. DEUS é Brasileiro !!!

Anônimo disse...

O analfabeto ladrão, dizia que lá na Venezuela, tinha excesso de democracia, deve ser por isso que o país tem todos esses problemas, o povão tá fugindo de democracia em excesso. Piada...

Anônimo disse...

E que controla a entrada no Brasil de todos esses degredados? De boa vontade o inferno está cheio! Não apoio a entrada, de forma descontrolada, de quem quer que seja no país. Se assim fosse, para quê precisamos de passaporte? Cada um entraria ou sairia do país que quisesse sem dar satisfação a ninguém e sem controle algum! Já temos nossos problemas, não precisamos de mais!

Anônimo disse...

Nenhuma novidade, assim como os sírios fogem da Síria para qual quer canto, os haitianos fogem do Haiti para o Brasil, via acre, etc.

E assim como milhares de Brasileiros, como João Goulart, Leonel Brizola, José Serra, FHC, JK, Gabeira, etc. fugiam do Brasil na ditatura militar, da qual o articulista apoiava.

A diferença é que no Brasil não havia o brutal embargo economico imposto contra a Venezuela, que as pessoas tem dificuldade de comprar papel higienico e comida, coisa básica para sobreviver.

Roberto disse...

Aliás, o lema do "Doutor Tarso" não era "Promovendo a Igualdade"?

Anônimo disse...

Tenho um parente rico que é de esquerda. Carro importado, casa enorme... E diz que somos desalmados por não querermos imigrantes vendendo muamba em nossas calçadas... Pq esse querido parente não vende seu carrão, troca por cestas básicas e leva um punhado desses 'imigrantes' pra dentro de sua casa, ao lado do quarto de sua filha? Hipócrita... Agora olhem como está a principal rua de nossa cidade... tomada por muambeiros assustadores que encherão as favelas de filhos, enquanto nossos cidadãos desempregados procuram emprego de porta em porta...

Biriva do Cerro do Tigre disse...

A situação está tão ruim que um produtor gaúcho que planta em Roraima contou que tem uma funcionária na cozinha da fazenda e descobriu que ela era dentista na Venezuela e que ganhava o equivalente a 100 dólares por mês para ser dentista do governo. Isso é a maravilha do "excesso de democracia" bolivariana.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/